PUBLICIDADE
Topo

Meu carro


Como economizar combustível: marchas, rotação ideal e outras dúvidas

Marcador de combustível é "inimigo" de alguns motoristas - Claudio Luis de Souza/UOL
Marcador de combustível é 'inimigo' de alguns motoristas
Imagem: Claudio Luis de Souza/UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

21/07/2020 17h04

Economizar combustível é o sonho de todo motorista, principalmente aqueles que dependem do carro para trabalhar.

Não existe fórmula mágica para isso, mas também não há muito mistério: basta seguir algumas recomendações para que o frentista do posto de gasolina não seja mais o seu melhor amigo.

Como economizar combustível

Qual marcha economiza mais combustível?

Normalmente, quanto mais baixa for a rotação do motor, menos combustível ele vai consumir. Uma das situações ideias acontece quando o veículo está em quinta marcha e em velocidade constante.

Qual marcha gasta mais combustível?

Não existe marcha que gaste mais ou menos combustível. Porém, dirigir com o carro em uma marcha mais baixa faz com que as rotações do motor permaneçam elevadas. Assim, o consumo de combustível tende a aumentar. Mas atenção: não adianta engatar uma marcha mais alta e exigir mais do carro em uma subida, por exemplo. Nesta condição, o sistema de injeção vai injetar mais combustível para compensar a marcha errada e chegar à curva de torque ideal para vencer o aclive.

Qual a rotação ideal para economizar combustível?

Não existe uma rotação ideal para todos os veículos. O ideal é que você saiba qual é a faixa de rotação na qual seu veículo apresenta o melhor rendimento. Na maioria dos modelos compactos, esta faixa costuma ser entre 1.800 rpm e 2.000 rpm.

Como economizar combustível na cidade?

O motorista pode seguir algumas dicas para poupar combustível nos engarrafamentos. Um dos conselhos mais valiosos é evitar acelerações desnecessárias e freadas bruscas. Outra recomendação é antecipar o que acontecerá adiante. Ou seja, se o semáforo do próximo cruzamento está prestes a fechar, não há necessidade de acelerar demais até chegar no ponto de parada.

Como economizar combustível com câmbio automático?

O conselho para economizar combustível em carros com câmbio automático é o mesmo dado para veículos com transmissão manual. Ou seja, evite acelerações bruscas.

Além disso, em trechos de descida, vale a pena selecionar uma marcha mais reduzida para que o veículo utilize o freio motor. Algumas caixas possuem posições "2" ou "3", nas quais o câmbio fica "travado" nesta marcha. Caso seu carro tenha opção de trocas sequenciais, selecione uma marcha mais baixa para realizar a mesma tarefa.

Como economizar combustível na subida?

A dica aqui é acelerar para manter o veículo dentro da faixa de rotação entre 3.000 rpm e 4.000 rpm. É bom não esquecer de usar a marcha adequada para evitar que o veículo precise reduzir a marcha. Nesta situação, o motorista precisará acelerar mais e aí o consumo pode aumentar.

O que gasta combustível mais rápido: andar rápido ou devagar?

Andar mais rápido gasta mais combustível. E o motivo está ligado à física: quanto maior a velocidade, maior a resistência do ar que o veículo precisa vencer para se movimentar. Sendo assim, o consumo tende a aumentar.

O que faz o carro consumir mais combustível do que o normal?

Diversos fatores podem interferir no consumo do combustível do veículo. Além de uma condução menos cuidadosa (leia-se com acelerações excessivas e constantes mudanças de velocidade), fatores como pneus descalibrados, carro desalinhado, excesso de peso a bordo ou um motor com problemas causam piora nos índices de consumo.

É melhor andar com tanque cheio?

Andar com o tanque cheio ou vazio não interfere na economia de combustível do carro. O que pode acontecer é uma falsa sensação de que rodar com o tanque cheio pode gerar mais economia, uma vez que, em alguns casos, o ponteiro do marcador pode demorar um pouco até começar a indicar o consumo de combustível.

Como economizar combustível no engarrafamento?

Entre vários conselhos, como desligar o motor em caso de congestionamento prolongado, o principal é evitar acelerações e frenagens desnecessárias. Manter uma velocidade suave e linear é o segredo para poupar combustível no engarrafamento.

Como saber se o carro está gastando muito combustível?

Após encher o tanque em um posto de combustível de confiança, zere o hodômetro de seu carro e depois anote quantos quilômetros rodou antes de reabastecer o veículo. Assim você saberá a média de consumo de seu carro e poderá compará-la com os números informados pelo fabricante.

Por que o tanque cheio economiza combustível?

Não há diferença de consumo de combustível se o tanque estiver cheio ou vazio.

O que pode ocorrer é uma falsa sensação de que rodar com o tanque cheio pode gerar mais economia, uma vez que, em alguns casos, o ponteiro do marcador pode demorar um pouco até começar a indicar o consumo de combustível.

Como saber se os bicos injetores estão funcionando?

Falhas em marcha-lenta e falta de força nas arrancadas são sinais claros que os bicos injetores estão sujos e/ou apresentam algum tipo de falha.

Como saber se o filtro de combustível está ruim?

O filtro de combustível dá alguns indícios de que precisa ser substituído. Falhas, dificuldades na aceleração e marcha-lenta irregular são os sinais mais frequentes. Não esqueça também de seguir as orientações de troca do filtro dadas pelo fabricante do carro.

Como economizar com etanol?

Não existe um conselho específico para quem dirige carro apenas com etanol no tanque. O que existe, sim, é uma conta simples para descobrir se vale a pena abastecer com etanol ou gasolina.

Basta dividir o valor do litro do etanol pelo valor do litro da gasolina e, então, multiplicar por 100. O resultado será um valor percentual. Se for menor do que 70%, vale a pena abastecer com etanol. Caso seja maior do que 70%, o ideal é escolher gasolina.

Quanto tempo demora para fazer limpeza de bico injetor?

O tempo de limpeza do bico injetor pode variar de 5 a 15 minutos. É importante lembrar que o profissional deve realizar a remoção correta do produto de limpeza de dentro das válvulas. Este processo pode ser feito por meio de uma retro-lavagem.