UOL Carros

05/03/2010 - 16h08

Subcompacto Micra prepara 'expansão mundial' da Nissan

EUGÊNIO AUGUSTO BRITO
Enviado especial a Genebra (Suíça)*
  • Nissan Micra, em sua quarta geração, será vendido em 160 países, Brasil incluído

    Nissan Micra, em sua quarta geração, será vendido em 160 países, Brasil incluído

O brasileiro Carlos Ghosn, presidente do grupo Renault-Nissan, capitaneou a coletiva de imprensa da fabricante japonesa no Salão de Genebra falando ligeiramente do elétrico Leaf, lançado em 2009, e também do Juke -- um crossover que tem o porte do Hyundai Tucson à venda no Brasil, possui habilidades 4x4, mas tem visual ousado e controverso (para alguns, o termo "bizarro" soaria melhor). O centro da apresentação, porém, ficou com carro pequeno e focado em mercados emergentes, o Micra, em sua quarta geração.

Montado sobre uma nova plataforma, chamada pela marca de V, o novo Micra foi definido por Ghosn como "moderno, simples, acessível e competitivo o suficiente para o mundo atual" e capaz de garantir vendas "na Itália ou no Japão".

Na verdade, o subcompacto faz parte de um plano de expansão (e conquista) da marca que inclui a Europa até o final do ano. E em 2011, chegará à América do Sul, Brasil incluso. Esperava-se, até mesmo, que o modelo fosse fabricado no país, mas a montadora, por enquanto, só confirma China, Índia, Tailândia e México, que é de onde o carro deve vir para o Brasil. No total, ele estará presente em 160 nacionalidades nos próximos dois anos. A Nissan espera que o modelo chegue a 1 milhão de unidades vendidas até 2013, iniciando pela Tailândia, onde produção e vendas começam agora em março.

Março, em inglês, é "march" e este termo está escrito em letras maiúsculas no site da Nissan. Isso porque, em algumas localidades, e possivelmente também no Brasil, o modelo terá o nome trocado por questões legais. E March será o nome escolhido.

Como March ou Micra, o modelinho de 3,78 m, 1,665 m de largura e 1,53 m de altura será equipado por um bloco simples e econômico. O modelo europeu conta com o motor HR12 de 1,2 l, três cilindros, dotado de controle de abertura de válvula e capaz de gerar 80 cavalos, com torque pouco superior a 10 kgfm. O mercado europeu terá opção de câmbio manual de cinco marchas ou automático CVT ("infinitas marchas"). Por dentro, visual típico de carro popular -- o painel de instrumentos é uma mistura de outros modelos da Nissan, mas com o mostrador principal lembrando o do Volkswagen Fox original -- mas com materiais de boa qualidade (lembre-se, UOL Carros está tratando de um modelo para um mercado mais exigente). O espaço, no entanto, não é acanhado para o segmento e com entre-eixos de 2,45 m ofereceu espaço razoável para pernas, ombros e cabeça, mesmo no banco de trás.

Para dizer o quanto será competitivo, no entanto, só aguardando pelo mês em que o modelo finalmente chegará ao Brasil e pela disposição do mercado em aceitar um modelo "simples e acessível".

* Viagem a convite da Mercedes-Benz do Brasil

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