UOL Carros

05/03/2010 - 19h08

Kia Sportage muda para sair da sombra do 'primo-irmão' Tucson

EUGÊNIO AUGUSTO BRITO
Enviado especial a Genebra (Suíça)*
  • Novo Kia Sportage 2011 tem 'boca de tigre', estilo 'bold' e jeitão mais 'cool'

    Novo Kia Sportage 2011 tem 'boca de tigre', estilo 'bold' e jeitão mais 'cool'

O Kia Sportage sempre teve jeito de SUV bronco, com linhas retangulares, visual quadrado e pesado... exatamente como o "primo-irmão" Hyundai Tucson, com que divide plataforma. Ainda assim, só ele era visto desta forma, enquanto o outro foi transformado em best seller pelo público. Agora, de visual e plataforma novos, quer virar o jogo.

Estrela da Kia no estande do Salão de Genebra, o novo Sportage está notadamente mais bonito e traz design assinado pelo alemão Peter Schreyer, que saiu da Audi para renovar a linha da fabricante coreana. O resultado é que o modelo agora está mais para crossover: às vezes lembra um jipinho com linhas robustas, "ombro" alto, vincos nas portas e caixas de rodas ressaltadas ou a possibilidade de contar com tração 4x4; às vezes é todo carro, com seu teto em arco que desaba sobre a traseira. Fica impossível ignorar a semelhança com modelos como o Volkswagen Touareg ou o Audi Q5, enquanto o ix35 se assemelha a modelos como o Ford Kuga.

O NOVO KIA SPORTAGE EM VÍDEO

Ele ainda compartilha a base com o modelo da Hyundai (no caso, com a nova geração do Tucson, o ix35 apresentado no Salão de Frankfurt e que já dá as caras aí no Brasil). Mas agora quer sair da sombra e iluminar seu próprio caminho, que começa a ser trilhado em maio, quando o modelo ganhará as ruas a partir da Coreia do Sul.

Na Europa, terá duas opções de motor 2,0 litros a gasolina, 2,0 l a diesel, 1,7 l a diesel e 1,6 l flex (a gasolina e a gás natural), partida do motor por botão, sistema start/stop que desliga o motor quando o veículo está parado e o religa ao se pisar no acelerador, suspensão adapatativa e assistência de estacionamento. Ah, e garantia longa, a exemplo dos modelos da Hyundai, de sete anos.

O Brasil deve ficar com o motor 2.0 a gasolina. Sim, o novo Sportage estará aí não muito tempo depois de lançado na Europa, garantiu o coordenador geral de comunicação internacional da Kia, Michael J. Choo, em entrevista ao UOL Carros. O modelo terá alguns detalhes comésticos simplificados -- perderá os faróis de neblina irregulares e em LEDS, por exemplo -- mas ainda vai se diferenciar por ser mais anguloso e dinâmico, enquanto o novo Hyundai é mais fluido, afirmou o coreano.

* Viagem a convite da Mercedes-Benz do Brasil
 

Compartilhe:

    Fale com UOL Carros

    SALOES