UOL Carros

04/03/2010 - 20h07

Polo esportivo tem tudo o que se espera de um verdadeiro GTI

EUGÊNIO AUGUSTO BRITO
Enviado especial a Genebra (Suíça)*
  • Volkswagen Polo GTI será vendido apenas na Europa e talvez nos EUA: no Brasil, só por importação independente; preço no Velho Continente começa no equivalente a R$ 46 mil

    Volkswagen Polo GTI será vendido apenas na Europa e talvez nos EUA: no Brasil, só por importação independente; preço no Velho Continente começa no equivalente a R$ 46 mil

A Volkswagen repetiu o incômodo óptico de exibir seus lançamentos em Genebra num estande onde o branco absoluto predomina, seu chefe de vendas Christian Klinger passou boa parte do discurso defendendo o azul da tecnologia BlueMotion de motores mais eficientes, mas o que chamou atenção ali foi o vermelho do reluzente Polo GTI 2011.

Duzentos quilos mais leve, o compacto da Volks começa sua receita quente, digna da tradição dos GTIs da Volks, com o motor de 1,4 litro com injeção direta de combustível e sobrealimentado por turbo para gerar 180 cavalos e alto torque de 25,4 kgfm; e segue com o câmbio automático DSG de duas embreagens e sete velocidades.

Depois, continua com o uso do bloqueio de diferencial transversal XDS, que diminui o subesterçamento para deixar o carro na mão, mesmo em manobras mais arriscadas e curvas ariscas feitas com o pé embaixo; se aproveita do visual clássico da gama GTI e seus padrões de xadrez, uso do couro, elementos metálicos e plaquetas de identificação; e arremata tudo com o visual da frente horizontalizada que começa a dominar todos os modelos da marca (vale lembrar que o SUV Touareg foi outra novidade do estande, justamente com a frente inagurada no Scirocco e no Golf 6).

Para resumir: o Polo GTI é uma máquina daquelas de deixar qualquer entusiasta por carros esportivos boquiaberto. Mas que deve ficar restrito à Europa, onde chega às lojas até o meio do ano ao preço de 19.800 euros (cerca de R$ 46 mil), e quem sabe aos Estados Unidos. Ao Brasil, pode ser importado de modo independente.

O estande mostrou ainda o CrossPolo, que vestiu roupa aventureira semelhante à do nosso CrossFox, e o já citado novo Touareg, reestilizado e suavizado, além da também renovada Sharan, espécie de minivan que, na Europa, é muito usada por taxistas.

*Viagem a convite da Mercedes-Benz do Brasil

Compartilhe:

    Fale com UOL Carros

    SALOES