UOL Carros

03/03/2010 - 22h22

Novo Focus mostra que Ford está antenada com o mundo

EUGÊNIO AUGUSTO BRITO
Enviado especial a Genebra*
  • Novo Ford Focus abandona as lanternas verticais em favor de formas mais ousadas

    Novo Ford Focus abandona as lanternas verticais em favor de formas mais ousadas

A Ford só sabe falar uma coisa ultimamente: ser globalizada. Assim, quase dois meses após apresentar a nova geração do médio Focus no Salão de Detroit, a montadora americana trouxe o modelo para a Europa, neste Salão de Genebra. E como bônus da política "um mundo, um carro" (uso de mesmas plataformas e modelos globais vendidos em até 120 países), ainda revelou a configuração perua do modelo.

O novo Focus, porém, não poderá ser visto em todos os seus detalhes ainda. Isso porque a nova geração tem como ano/modelo referencial o de 2012 -- o que significa que só deverá chegar aos mercados europeu e norte-americano a partir de 2011. Depois disso, na Ásia, África e América do Sul. Assim, no estande só houve exibição do carro num cercadinho, e muito pouco ou nada do interior foi visto.

Com base no visual externo (e descontando a estranha "cor da moda" em carros novos, um amarelo chamado pela Ford de "Hot Mustard"), pode-se dizer que o novo Focus hatch tornou-se um "Fiestão" europeu. Tudo fruto da evolução do estilo Kinetic, com suas linhas que passam ideia de movimento a todo custo (ou seja, mesmo com o carro parado). Mas na ânsia por exibir formas mais fluidas, outra exigência dos dias atuais, o modelo parece menor, mais afilado e se aproxima ainda mais do irmão júnior. Aqui e ali, porém, aparecem ângulos vivos, quinas e ressaltos, ao melhor estilo Volvo, para garantir robustez.

O modelo ganhou frente um pouco mais agressiva e alongada que a anterior (a da geração vendida atualmente por aqui e no Brasil), com uma única barra cromada transpassando o oval azul, entrada de ar inferior gigante e dividida em três segmentos e separada dos faróis de neblina em nichos ovais. Na traseira, as lanternas "deitaram" e assumiram forma irregular, abandonando o jeito de barra vertical nas colunas.

Do pouco que se viu do interior, pode-se dizer que a Ford foi atrás de algumas soluções que estão fazendo sucesso em concorrentes, como saídas de ar verticalizadas, fruto da escola coreana. A Ford soube sobreviver à crise mundial sem pedir ajuda. Agora, mostra estar antenada aos novos rumos ao mesclar em seu projeto tudo o que se destaca no atual mundo automotivo.

*Viagem a convite da Mercedes-Benz do Brasil

Compartilhe:

    Fale com UOL Carros

    SALOES