Conteúdo de Marca

Este conteúdo é uma produção do UOL Content_Lab e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL.

Um novo patamar

Ford Territory eleva a categoria de SUVs Médios com design marcante e tecnologias de última geração

oferecido por Selo Publieditorial

Mais aguardado lançamento da Ford nos últimos tempos, o Territory chega para reforçar o portfólio da marca entre os utilitários-esportivos, o segmento que mais cresceu no mercado brasileiro nos últimos anos.

A novidade fica posicionada entre EcoSport e Edge e chega para atender os consumidores que desejam levar a família com segurança, espaço e conforto - mas sem abrir mão de um design moderno, tecnologias embarcadas e muito refinamento.

Venha então conosco para conhecer, a seguir, mais sobre o Territory, o novo SUV da Ford.

Torcendo pescoços

Sabe aquela pessoa que, como diziam antigamente, tem estrela? Que, ao chegar em algum lugar, atrai os olhares só para ela e em uma conversa casual encanta a todos com seu conteúdo e eloquência? Pois assim é o Ford Territory.

A dianteira pronunciada tem grade frontal de design marcante, que conecta os dois faróis de LED com elementos verticais - enquanto as luzes de rodagem diurna (DRL) são dispostas ao redor dos faróis de milha. Já nas laterais, a linha de cintura ascendente reforça sua robustez.

Destaque também para as belas rodas raiadas de 18 polegadas, match perfeito para o porte do SUV. Já as lanternas traseiras, também em LED, são interligadas por uma régua cromada, reforçando o seu caráter refinado. Aliás, todo o conjunto óptico em LED é uma atração à parte, que fica ainda mais exuberante à noite.

Sofisticação de série

Com a chave com sensor de presença você terá uma bela recepção ao se aproximar do Territory. Os LEDs das luzes de rodagem diurna vão se acender, assim como a luz de cortesia; as portas vão se destravar e os retrovisores, se abrir. Depois de entrar, a ignição é acionada apenas apertando o botão de partida, localizado à esquerda do volante.

Mas, antes disso, você vai reparar nos bancos parcialmente em couro e revestimento Premium na cor bege, nos detalhes com aparência de madeira e em todo acabamento de alta qualidade. Se já for noite, a iluminação ambiente em LED, com sete opções de cores, presente nas portas e no painel, não vai passar despercebida. Outro toque de sofisticação fica por conta do teto solar panorâmico elétrico!

Não se esqueça de ajustar a posição de dirigir. Encontrá-la é muito simples, já que o volante possui regulagem de altura e profundidade, enquanto o banco do motorista tem ajustes elétricos de 10 posições. Quem viaja na frente ainda conta com sistema de resfriamento ou aquecimento dos bancos - e todos desfrutam do ar-condicionado digital, que possui saídas para a fileira traseira.

As generosas medidas externas do Ford Territory refletem diretamente em um excelente espaço interno. Três adultos viajam confortavelmente no banco traseiro - com direito a saídas do ar condicionado e uma porta USB.

Não tem aperto nem se os dois pontos ISOFIX (com TopTether) estiverem ocupados com cadeirinhas infantis - ou se dois grandalhões ocuparem os bancos da frente. Ninguém passa sufoco, sem raspar a cabeça, encolher as pernas ou ficar dando ombrada no passageiro ao lado.

Com uma boa capacidade de carga, o porta-malas também se destaca pela versatilidade. Os bancos traseiros são rebatíveis e bipartidos - permitindo transportar objetos mais longos e, ao mesmo tempo, manter um ou dois assentos disponíveis.

100% digital

A esperada hora de dar a partida chegou. Apesar da ansiedade de saber como o Territory se comporta ao volante, quando as duas telas 100% digitais de alta definição - do painel de instrumentos e do sistema multimídia - ganharem vida, é provável que seu foco fique ali por um tempo.

O painel de instrumentos oferece três modos de visualização: Classic, Fashion e Sport. Além disso, um cluster fica reservado para o motorista selecionar a informação que deseja: pode ser informação do sistema de áudio, a autonomia restante ou o consumo de combustível instantâneo - dentre inúmera outras opções. Tudo depende de sua preferência e necessidade.

Já a tela multimídia sensível ao toque, de 10.1 polegadas, é harmoniosamente integrada ao painel e responde de forma rápida e precisa. Você pode configurá-la da forma que desejar, organizando as quatro janelas principais em 25%, 75% ou 100% da tela. Cada janela corresponde a um grupo: ar-condicionado, rádio, telefone e configurações gerais.

Na tela multimídia também são exibidas as imagens da câmera 360° com Bird Eye View. Nesse caso, a principal atração é a visualização aérea, como se o veículo estivesse sendo filmado por um drone, uma tecnologia avançada de composição, que reúne imagens das quatro câmeras de alta definição do Territory.

Fascinante - e extremamente útil em manobras em lugares apertados. O sistema é ativado quando o veículo está em baixa velocidade (não só quando se engata a ré) e mostra qualquer obstáculo que normalmente ficariam fora do alcance da visão do motorista.

Totalmente conectado

Antes de engatar o "D" e soltar o freio de estacionamento eletrônico, você pode conectar seu smartphone ao Territory, que conta com Android Auto, por cabo, e Apple CarPlay, sem fio. Em questão de segundos você poderá usar os aplicativos compatíveis que você tem instalados em seu aparelho, como o Waze, Google Maps ou Spotify. Dá ainda para usar os comandos de voz para fazer ligações e ouvir mensagens recebidas no WhatsApp.

Seu aparelho está com a bateria baixa? Sem problemas. Se ele for compatível com a tecnologia de carregamento por indução, é só depositá-lo no compartimento à frente da alavanca de câmbio e a carga começará automaticamente. Ou então use uma das quatro tomadas USB - uma delas fica atrás do retrovisor, pensada para o uso das action cameras, e outra para os passageiros do banco de trás.

Os donos do Ford Territory ainda têm acesso remoto a funções e informações do veículo por meio do aplicativo FordPass. Com ele, é possível dar a partida remota (e ligar o ar-condicionado), obter sua localização em tempo real, travar e destravar as portas e saber quanto de combustível resta no tanque ou se calibragem dos pneus está ok. O app ainda manda notificações sobre mal funcionamento de algum sistema e lembrando das revisões programadas.

Equilíbrio ao volante

Hora de acelerar e sentir o vigor do motor 1.5L Turbo EcoBoost, que oferece respostas rápidas e entrega potência com bastante linearidade, ideal para a proposta urbana e familiar do Territory. E um par perfeito para a transmissão do tipo CVT, que transmite a potência de forma suave, sem trancos.

O câmbio ainda oferece a possibilidade de trocas manuais na alavanca (basta deslocá-la para a direita), com oito marchas simuladas. É um recurso fundamental em longas descidas, para aproveitar o freio-motor e preservar os freios, ou se o motorista ter maior interação com carro. Há ainda a opção "Sport", acionada por uma tecla ao lado da alavanca, que eleva o regime de rotações e torna as respostas mais vigorosas.

O sistema de suspensão tem um ajuste equilibrado, que garante o conforto dos ocupantes, filtrando bem as irregularidades do asfalto das cidades brasileiras, ao mesmo tempo que não permite uma rolagem excessiva nas curvas.

Eletrônica ao seu serviço

E não é só com um conjunto mecânico equilibrado que o motorista conta. Há uma série de equipamentos eletrônicos que elevam o nível de segurança a bordo e o auxiliam em situações não tão prazerosas.

Como, por exemplo, o piloto automático adaptativo com Stop & Go. Você informa qual a velocidade máxima e a distância para o veículo à frente desejadas. Com pista livre, ele acelera até o máximo indicado e mantém essa velocidade. Caso encontre outro veículo à frente, regula a velocidade para manter a distância predeterminada. Se preciso, para completamente e se o trânsito fluir em até 3 segundos, retoma a aceleração de forma autônoma.

E que tal uma parada para um cafezinho? Na hora de estacionar, você pode ser um ás da baliza, mas quem acha isso divertido? No Territory, o sistema de estacionamento automático faz o trabalho chato para você: aperte o botão no console, acione a seta e passe lentamente ao lado da vaga. A eletrônica então assume o controle da movimentação do veículo e você precisa apenas seguir as instruções no painel e mudar a marcha quando solicitado.

E, seja na cidade ou na estrada, a segurança da sua família está em boas mãos no Territory. O SUV chega equipado com sistema de alerta de colisão e frenagem autônoma de emergência (que aciona os freios sem a intervenção do motorista), sistema de aviso de mudança de faixa (com alerta visual e sonoro se o veículo estiver prestes a deixar a faixa de rolamento) e monitoramento de ponto-cego (avisando a presença de veículos no ponto cego do motorista, em locais não visíveis pelos retrovisores), além de assistente de partida em rampas (HLA) e controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (TCS).

Pré-venda

O novo Ford Territory estará nas concessionárias da marca a partir de setembro, com todos os atributos que mostramos aqui - design elegante e robusto, tecnologias de segurança e comodidade e muito espaço para toda a família.

Isso já bastaria para o colocar na pole-position da categoria, mas tem mais. O Ford Territory possui um dos menores custos de manutenção do segmento - com o melhor custo total de substituição de peças de manutenção não programada e em caso de colisão.

Quem quiser sair na frente, pode aproveitar as condições exclusivas de pré-venda, entre os dias 7 e 31 de agosto. Saiba mais sobre o Novo Ford Territory e suas condições exclusivas de pré-venda no site e redes sociais da Ford.

Topo