Venda de carros elétricos cai e híbridos viram 'bolas da vez'; veja ranking

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Encerrado o quinto mês de 2025, já dá para fazer uma boa análise do mercado de carros eletrificados neste ano. Os híbridos continuam com fôlego em alta, e a entrada da Fiat nesse universo contribui bastante para o resultado. Já os elétricos estão em baixa.
Antes de analisar 2025, vamos voltar a 2024. No ano passado, os eletrificados cresceram 88,22%. Os elétricos, graças à chegada do Dolphin Mini, puxaram esse avanço, pois registraram emplacamentos 225% superiores aos de 2023 (com total de 60.131 exemplares).
Os híbridos foram mais relevantes em termos de volume. Somaram 114.617 emplacamentos, mas com índice de crescimento menor: 54,17%. Quem analisou o ranking a partir do fim do ano passado, no entanto, já percebeu que as coisas começavam a ir mal para os elétricos.
Em dezembro, por exemplo, venderam 13,86% a menos que em novembro e tiveram queda de 23,36% na comparação com o mesmo mês de 2023. Neste ano, a tendência se manteve. De janeiro a maio, foram vendidos no Brasil 24.495 carros elétricos, 4.7% a menos que em igual período do ano passado.
Razão para a queda
O problema é que o lançamento de carros do segmento com vendas relevantes "esfriou". Em 2023, os volumes obtidos pelo Dolphin chocaram o Brasil. O modelo chegou a vender mais de 2 mil unidades por mês. Em 2024, foi a vez do Dolphin Mini, atualmente o mais emplacado da categoria.
Porém, os demais lançamentos 100% elétricos decepcionaram. O Ora 03, da GWM, nunca conseguiu se aproximar dos modelos da BYD. O EX30, da Volvo, também tinha boas projeções de vendas da marca. No universo das montadoras premium, que é de nicho, vai até bem.
Mas o volume não faz tanta diferença para impulsionar o segmento de elétricos. Isso porque o EX30 tem dificuldades para chegar às 400 unidades vendidas por mês. Olhando para marcas e modelos, apenas a BYD tem números relevantes.
Este ano, vendeu 11.304 unidades do Dolphin Mini e 4.796 do Dolphin. O terceiro colocado é o EX30, com 1.703 e o quarto, o Yuan, com 1.628. O Ora 03 fecha a lista dos cinco carros elétricos mais emplacados, com 1.186 exemplares.
Com isso, a BYD totaliza 18.874 EVs vendidos no acumulado deste ano, um abismo ante o número da segunda colocada, a Volvo, que tem 2.134. Em seguida, a GWM aparece com 1.186, a Renault tem 474 e a BMW, 377.
Vale ressaltar que, graças a ações da BYD, apesar da queda de vendas no ano, maio foi um bom mês para os carros elétricos. O Dolphin Mini teve 2.677 emplacamentos e o Dolphin, 1.864. Com isso, os EVs totalizaram 6.941 exemplares, alta de 6,8% ante abril e de 34,59% na comparação com o mesmo mês de 2024.
Híbridos
Enquanto isso, os híbridos ganham espaço e têm uma briga bem mais equilibrada, com diversas marcas na disputa. Nesse grupo, são considerados os HEV (com baterias recarregáveis por regeneração), PHEV (na tomada) e leves (propulsor elétrico não movimenta as rodas).
No caso do último grupo (híbridos leves), mesmo sem o motor a eletricidade participar do movimento das rodas, ele é considerado nessa relação pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), cujos dados foram usados para esta análise.
No acumulado deste ano, foram vendidos 67.272 automóveis híbridos, 73,99% a mais que no mesmo período de 2024. A BYD lidera, com 20.140 unidades. Aliás, esse crescimento também tem a ver com a estratégia da marca, que desde o ano passado vem privilegiando o lançamento de modelos PHEV no Brasil.
O segundo lugar é da Fiat, com 15.631 emplacamentos. No final de 2024, a montadora lançou as versões híbridas leves de Pulse e Fastback. Com 11.053 unidades vendidas, a GWM ocupa a terceira posição, com a Toyota em quarto (7.074) e a Mercedes-Benz em quinto (3.253).
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