Primeira Classe

Primeira Classe

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoCarros

Song Plus: o que muda no SUV híbrido para seguir à frente do Corolla Cross

Ele foi o carro híbrido mais vendido de 2024, sem dar chances nem para o Corolla Cross. Considerando apenas suas versões eletrificadas, o SUV nacional da Toyota teve menos emplacamentos que o Song Plus, o PHEV (híbrido recarregável na tomada) da BYD.

Para continuar em alta - e vencer também a briga chinesa contra o Haval H6 -, o Song Plus mudou na linha 2026. Ele recebeu o mesmo visual do Song Premium, além de novidades no interior (veja abaixo).

O preço é de R$ 249.800 e o lançamento foi uma boa oportunidade para relembrar como anda o Song Plus, que não recebeu mudanças no conjunto motor-câmbio. Com motor 1.5 aspirado combinado a um elétrico, o SUV entrega 235 cv de potência.

O torque é de 40,8 kgfm e o câmbio é automático. O carro tem tração dianteira. O Song Plus se caracteriza pelo rodar suave e confortável, com suspensão (independente nas quatro rodas) bem ajustada na comparação com a média chinesa.

Imagem
Imagem: Rafaela Borges/UOL

É também bastante silencioso, mesmo quando o motor a combustão está em funcionamento. Isso porque o Song Plus pode rodar também apenas com o elétrico. Nesse caso, a autonomia é de 63 km, conforme o Inmetro, e de 110 km, de acordo com metodologia chinesa divulgada pela BYD.

A capacidade da bateria é de 18,3 kWh. Pode ser carregada em modo AC (corrente lenta), em estações até 6,6 kW. Também merecem destaque no Song Plus as boas respostas da direção, que é bem precisa.

Outro ponto importante do carro é o excelente espaço interno. Com 1,89 m de largura e 2,76 m de entre-eixos, tem assoalho plano e pode acomodar duas pessoas atrás com conforto. É possível também levar três adultos sem grande aperto.

O que mudou

O visual do modelo agora é idêntico ao do Song Premium. O destaque é a grade frontal baixa e integrada ao para-choque, além das aberturas laterais.

Continua após a publicidade

As rodas de 19", em pneus 235/50, trazem novo desenho. O Song Plus 2026 tem 4,77 m de comprimento, 1,67 m de altura e 552 litros no porta-malas.

Imagem
Imagem: Rafaela Borges/UOL

Por dentro, a principal novidade fica por conta do console central do Song Premium, com desenho completamente novo. A peça é também suspensa. A central multimídia, com tela giratória, recebeu novo software.

O Song Plus passa também a oferecer Head Up Display, sistema que projeta informações do quadro de instrumentos no para-brisa. Entre os equipamentos de destaque, há os sistemas de assistência à condução (ADAS) de nível 2 e o teto solar panorâmico.

Song Premium

O Song Premium também traz novidade. A bateria do modelo agora tem 26,6 kgfm. Antes, eram os mesmos 18,3 kgfm do Plus. Com isso, o produto agora tem opção de recarga rápida (DC) também.

Continua após a publicidade

O preço é de R$ 299.800, o mesmo desde o lançamento do produto no Brasil, em novembro do ano passado. O produto traz motor 1.5 turbo. Junto com o sistema elétrico PHEV, entrega potência combinada de 324 cv.

O torque é de 56,1 kgfm e o sistema de tração, integral por demanda. A autonomia aumentou de 52 km para 87 km.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.