Defasado? 'Novo' BMW X4 já está entre nós e você ainda não percebeu

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Desde que a BMW lançou a versão xDrive 20i do X4 por R$ 458 mil, o interesse pelo modelo vem aumentando. Com essa opção mais competitiva, são constantes as consultas que recebo sobre a compra do modelo - tanto de seguidores, nas redes sociais, quanto de amigos, familiares e conhecidos.
A resposta a essas consultas: depende do seu perfil e do que você espera de um carro. Mas, cá entre nós: será que, nesse caso, vale a pena investir mais de R$ 450 mil em um automóvel que está de mudança? Ou melhor: de partida definitiva, sem volta. Bem, quem presta um pouquinho de atenção na dinâmica da indústria automobilística já deve ter percebido isso.
Afinal, o X4 é o SUV cupê baseado no X3. Este, por sua vez, já está em nova geração, que acaba de chegar ao Brasil. A expectativa mais óbvia deveria ser de que, em breve, o modelo de coluna C rebaixada siga os mesmos passos, deixando a versão atual defasada.

O problema é que a mudança de geração do X4 não vai ocorrer. Ao menos, não na versão a combustão. Está planejado apenas um modelo elétrico, o iX4. Com isso, o que temos hoje deve sair de linha mundialmente até o final de 2025.
Aqui no Brasil, a BMW pode até prorrogar sua montagem por algum tempo, na planta de Araquari (SC). Porém, não tanto tempo assim, pois precisará de partes fornecidas pela matriz - de um carro que, em 2026, já estará fora de linha mundialmente.
"Novo" X4 já chegou

E você que queria porque queria um X4? Ficou sem opção? Na verdade, o "novo" X4 já está entre nós desde meados do ano passado. Você apenas não sabia disso ainda. A segunda geração do X2 chegou para atender também os clientes do SUV cupê maior.
Até por isso, mudou completamente de personalidade, na comparação com a primeira geração. Geralmente, os "X" acompanhados por números pares são, na linha BMW, SUVs cupês - como X4 e X6. O X2 de primeira geração era exceção.

Baseado no X1, era um crossover, com todo jeitão de hatch alto e dimensões inferiores às do modelo ímpar da família. Na segunda geração, o X2 também passou a ser um SUV cupê.
Agora, está maior que o X1, além de oferecer porta-malas superior. Também traz algo que diferencia os ímpares dos pares nos SUVs BMW, além da coluna C rebaixada: a pegada esportiva de direção.

O centro de gravidade é mais baixo e a posição de dirigir, inclinada - bom para dominar melhor a máquina, mas considerada desconfortável para aqueles que não são grandes fãs da esportividade. Além disso, a suspensão tem um ajuste mais duro e seco, para dar estabilidade e firmeza em curvas - como um carro mais baixo.
Vantagens em relação ao X4

Então, se você quer comprar um X4, não precisa mais esperar - até porque a espera não vai levar a nada, a não ser que seu desejo seja um elétrico como o vindouro iX4. O X2 é bem acabado e já tem o novo infotaiment da BMW, com telas integradas (multimídia e quadro de instrumentos) e GPS nativo com direito à realidade aumentada.
Android Auto e Apple CarPlay são sem fio, e mapa do Waze pode ser projetado no painel de instrumentos (os carros da BMW são os primeiros a ter essa possibilidade). Vale lembrar qie o X4 traz o antigo infotainment da marca, aquele com multimídia suspensa e quadro com antigo layout.

Outros destaques do X2 são o sistema de iluminação personalizável e o sistema semiautônomo de condução. Há ainda um generoso porta-malas e espaço traseiro adequado (nesse segundo aspecto está uma das poucas vantagens do X4).
Quanto à mecânica, na versão equivalente ao X4 citado no início deste texto, xDrive 20i, o X2 é mais potente e rápido. Seu 2.0 turbo tem 204 cv (20 cv extras), e leva o modelo de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos (um segundo a menos que o SUV maior). Preço: R$ 407 mil (R$ 51 mil mais barato).

O X2 tem ainda a versão M35i, com pegada ainda mais esportiva e motor seis-cilindros de 312 cv (0 a 100 km/h em 5,4 segundos). Neste caso, porém, não há vantagem sobre o X4, pois o X1 custa R$ 533 mil. A versão mais próxima do SUV maior é a 30i, a R$ 510 mil e com 252 cv. Todas as versões dos dois modelos têm tração integral por demanda.
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