Primeira Classe

Primeira Classe

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoCarros

Chevrolet S10 ganha versão mais robusta para celebrar os 100 anos da GM

A Chevrolet S10 foi o produto escolhido pela General Motors para celebrar seu centenário no Brasil. Está chegando às concessionárias a S10 100 Anos, que é limitada a 100 unidades. Este é agora o produto mais caro da gama da picape, por R$ 325.690.

São R$ 2.200 a mais que a High Country. Isso porque a 100 Anos é baseada em uma versão intermediária da S10, a Z71. Porém, investe em robustez com um conjunto de suspensão da marca australiana Ironman.

Com isso, o modelo traz molas e amortecedores que a deixam mais robusta (e dura) que as demais versões do modelo. Isso acaba contribuindo para o rodar em alta velocidade também, pois há mais firmeza na carroceria.

Além disso, a S10 100 Anos ganhou robustez no off-road. Mas nem tudo é perfeito. Em pisos irregulares no asfalto, a picape está um pouco mais desconfortável. Vale lembrar que, na atualização feita no ano passado para a linha 2025, a Chevrolet aprimorou a suspensão da S10 em prol do conforto.

Imagem
Imagem: Rafaela Borges/UOL

Isso se perde um pouco com a 100 Anos. É o preço da maior firmeza em curvas e aptidão off-road superior à das demais versões. A suspensão Ironman, aliás, traz molas vermelhas, que são vistas facilmente atrás das rodas dianteiras.

A frente ficou 3 cm mais alta com o novo conjunto. Porém, devido ao novo para-choque (veja abaixo), na prática não houve mudança no ângulo de entrada. Há ainda novos pneus todo terreno, mais focados em uso na terra do que os da Z71 - a proporção aproximada é 30% urbano/70% off-road.

Estética

Imagem
Imagem: Rafaela Borges/UOL
Continua após a publicidade

A Chevrolet aplicou à S10 100 Anos 22 itens de personalização no visual. Na frente, o destaque fica para um novo para-choque, com luzes de LEDs horizontais e finas integradas. A peça tem ganchos na parte de baixo - e é por isso que não houve mudança no ângulo de entrada.

Sobre o capô, há um "hood scoop". Mas, no caso da 100 Anos, este item não é funcional, apenas estético. Na lateral, destaque para os adesivos logo acima dos para-lamas, que remetem a paisagens off-road. O santantônio é o mesmo da Z71, mas com cores diferentes.

Imagem
Imagem: Rafaela Borges/UOL

Por falar em cor, a 100 Anos traz a inédita Branca Dunas, um tom de areia clara. Por enquanto, é só da série especial. Pode ir para as demais versões? Isso a Chevrolet não deixou claro.

Atrás, há logotipo "100 Anos", presente também nas soleiras das portas. Os bancos têm tecido exclusivo, assim como detalhes vermelhos. Esta cor também está no câmbio e no contorno do ar-condicionado.

Equipamentos

Imagem
Imagem: Rafaela Borges/UOL
Continua após a publicidade

A S10 100 Anos traz dois equipamentos que são inéditos na Z71 e que passam a fazer parte também desta versão na linha 2026. Eles são o carregador de smartphone sem fio e o ar-condicionado digital, que até então estavam apenas na High Country.

Outra novidade (inclusive para a topo de linha) é o sistema de manutenção em faixas. De resto, a 100 Anos traz coisas como chave presencial e o novo sistema de infotainment da Chevrolet - com painel digital configurável e multimídia conectado.

Como o modelo mostrado nessas fotos é um protótipo construído sobre o modelo 2025, ele não traz os novos itens citados acima (carregador de smartphone sem fio, ar digital e sistema de manutenção em faixas). Porém, estes estão nos exemplares à venda nas concessionárias.

Imagem
Imagem: Rafaela Borges/UOL

O motor 2.2 turbodiesel tem 207 cv de potência, a mesma das demais versões. Esta foi aprimorada no ano passado, com a chegada da linha 2025. Na época, foi trocado o câmbio automático de seis marchas pelo de oito velocidades (que vem da norte-americana Colorado).

De 0 a 100 km/h, a S10 acelera em 9,7 segundos. A série especial 100 Anos é a primeira ação de lançamento da Chevrolet de 2025. Porém, não entra na conta das cinco novidades anunciadas pela marca para este ano - estas ainda estão por vir.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.