Primeira Classe

Primeira Classe

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoCarros

Carros de luxo: quanto foi vendido em abril e quais são os mais procurados

As marcas especializadas em automóveis de luxo somaram 4.230 exemplares vendidas no Brasil em abril, conforme dados obtidos a partir de número divulgados pelo Jato Dynamics. Esse universo conta com BMW, Volvo, Mercedes-Benz, Audi, Land Rover, Lexus, Porsche, Ferrari, Aston Martin, McLaren, Lamborghini, Rolls-Royce e Maserati (que atuam no País por meio de subsidiárias ou importadoras oficiais).

Com isso, as vendas de carros de luxo representaram apenas 2,78% do mercado de automóveis em abril. Isso porque, conforme a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram emplacados no mês passado, no Brasil, 152.286 carros de passeio.

A líder BMW manteve o protagonismo, vendendo pouco menos que a soma de segunda e terceira colocadas no ranking de marcas de luxo. A montadora, que tem fábrica em Araquari (SC), registrou emplacamentos de 1.400 unidades, ante as 790 da Volvo e 757 da Mercedes-Benz.

Esta alemã, aliás, consolida a reviravolta que teve início no ano passado. A Mercedes-Benz, que viu suas vendas despencarem em 2023 e começarem a subir em 2024, promete protagonizar com a Volvo o principal duelo do mercado de luxo em 2025. A briga é pela vice-liderança.

A Porsche obteve a quarta colocação, com 470 emplacamentos, ante os 398 da quinta colocada, Audi. A Land Rover foi sexta, com 285 unidades e a Lexus, sétima, com 104.

Extremo luxo e superesportivos

No universo das marcas dos carros de milhões, as vendas são bem mais discretas. Juntas, Ferrari, Lamborghini, Rolls-Royce, Aston Martin e McLaren venderam 26 automóveis no Brasil em abril. A Maserati, que também atua no País por meio de importadora oficial, não registrou nenhum emplacamento no mês passado (ao menos, de acordo com o levantamento da Jato Dynamics).

A líder desse universo é a Ferrari, com 12 emplacamentos. A Lamborghini somou cinco unidades vendidas e a Aston Martin, quatro, mesmo número da Rolls-Royce. A McLaren teve uma unidade vendida.

Globalmente, a Ferrari é montadora independente com acionistas do Grupo Stellantis (da Fiat, Jeep e Peugeot, entre outras). A Stellantis é a proprietária da Maserati, enquanto a Lamborghini faz parte da Volkswagen e a Rolls-Royce, da BMW.

Continua após a publicidade

No Brasil, porém, as quatro marcas não estão conectadas aos conglomerados de que fazem parte. Elas têm como importador oficial o Grupo Via Italia. Porém, cada uma tem sua loja (todas são em São Paulo).

Já as britânicas Aston Martin e McLaren, que também não fazem parte da mesma empresa globalmente, aqui são representadas oficialmente pela UK Motors.

Destaques

A BMW e a Volvo têm três modelos na lista dos dez carros de luxo mais vendidos em abril. O líder é o X1 e a segunda colocação é do Série 3. O outro carro da marca alemã a aparecer nesse grupo é o X2, com o sétimo lugar.

Da Volvo, o EX30 é o terceiro colocado, o XC60 o quarto e o XC90 o quinto. A Mercedes-Benz tem dois modelos no "top 10": Classe C e GLC Coupé. Essa lista traz ainda o Q3, da Audi, e o Macan, da Porsche.

Os dez carros de luxo mais vendidos em abril

1º BMW X1 - 429 unidades
2º BMW Série 3 - 375
3º Volvo EX30 - 365
4º Volvo XC60 - 205
5º Volvo XC90 - 163
6º Mercedes-Benz Classe C - 157
7º BMW X2 - 155
8º Mercedes-Benz CLE Coupé - 145
9º Audi Q3 - 127
10º Porsche Macan - 125

Continua após a publicidade

Fonte: Jato Dynamics

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.