Por que novo Audi A3 Sedan 2025 chega para roubar clientes do BMW Série 3

Ler resumo da notícia
Os sedãs médios não estão mais se destacando no mercado de veículos no Brasil. Porém, quando olhamos para o segmento premium, o Série 3 briga com o irmão X1 pelo posto de mais emplacado. Assim, as concorrentes também querem ter produtos para concorrer pelo cliente dessa categoria, especialmente com a versão mais vendida do BMW - 320i.
Quando era montado no Brasil (de 2015 a 2020), o A3 Sedan era o três-volumes mais vendido da Audi. Mesmo sendo menor que Série 3 e Classe C (da Mercedes-Benz), conquistava alguns clientes desses produtos por ter preço competitivo e boa lista de equipamentos. Já o A4, verdadeiro rival desses dois carros, nunca conseguiu fazer frente a eles no mercado nacional.

E assim é até hoje. O A4 até ganhou novidades no ano passado (passou a vir com sistema de tração integral). Mas fato é que está muito defasado. Tanto que sua nova geração já foi lançada na Europa - agora, o modelo é chamado de A5.
E enquanto o novo A5 não vem ao Brasil, a Audi lança a linha 2025 do A3 Sedan com visual bem mais bonito que o anterior e ótimo custo-benefício na comparação com o 320i.
Dá para concorrer?
O A3 Sedan tem 4,50 metros de comprimento, 20 cm a menos que o Série 3. Já a distância entre os eixos tem uma diferença de 22 cm (2,63 m para o Audi e 2,85 m para o BMW). Isso deixa claro que o sedã maior está uma categoria acima - e até por isso custa bem mais, como você poderá conferir abaixo.

Mas, na prática, não há grande vantagem no espaço interno para o Série 3. Assim como o A3, ele acomoda bem duas pessoas no banco de trás. Os passageiros mais altos ficam com as pernas um pouco mais bem acomodadas no BMW. Um pouco.
Então, imagine uma família com duas crianças. Por que não economizar bastante e levar para casa o A3 Sedan, mesmo tendo condições financeiras para comprar um 320i? Até porque o porta-malas do Audi é melhor.
Aqui no Brasil, a BMW colocou um estepe não previsto no projeto original no porta-malas do Série 3, algo que acabou comprometendo a capacidade. Dá para tirar (na concessionária). Mas, neste caso, o cliente ficará sem pneu extra. No caso do A3 Sedan, há estepe de uso temporário.
Quanto ao desempenho, ambos trazem motor 2.0. O do 320i gera 184 cv e 30,6 kgfm de torque. No A3 Sedan são 204 cv e 32,6 kgfm. Os dados das respectivas fabricantes apontam 0 a 100 km/h na mesma velocidade: 7,4 segundos. O Audi tem tração dianteira e o BMW, traseira.

O A3 Sedan é um concorrente direto do Série 3? Direto não, pois a diferença nas dimensões os colocam em subcategorias diferentes - o Audi é um compacto-médio e o BMW, um médio. Mas sim: eles são rivais. Como as aptidões são muito semelhantes, brigam pelo mesmo cliente.
Preços
O fato de ser menor dá ao A3 Sedan uma grande vantagem no quesito preço e reforça a ideia de que o modelo é uma alternativa racional, para alguns perfis de cliente, ao 320i. Aqui, não estou considerando os aspectos emocionais de compra - que, no caso do BMW, têm imenso apelo, reforçado por aspectos como história do produto, dirigibilidade e a tração traseira.

O modelo da Audi parte de R$ 290 mil. São R$ 56 mil a menos que o Série 3 mais barato. A versão mais cara do A3 Sedan, Performance Black, vai a R$ 345 mil. O topo de linha do 320i, MSport, sai por R$ 42 mil a mais.
O A3 Sedan de topo se diferencia pelo visual mais esportivo, como belas rodas de 19 polegadas, e também por alguns itens extras. Entre eles há sistema de som Sonos, com 680 W de potência.
Há algumas coisas, porém, que fazem falta quando comparamos esse produto ao 320i MSport. Entre eles, o Head Up Display e o sistema semiautônomo de condução. No Audi, há apenas ACC e leitor de faixas com função de correção.

Também chama a atenção no Audi a ausência de posições de memória para o banco do motorista e o Android Auto com fio - só o CarPlay é sem fio. O 320i tem tudo isso que faz falta no A3 Sedan.
Vale destacar que não apenas o Série 3 pode perder clientes para o A3 Sedan. O modelo foi usado para a comparação porque é líder e referência do segmento de sedãs médios. Porém, o mesmo problema pode ocorrer com o Classe C e até com o novo A5, quando este for lançado no País.
Série 2
O Série 2 poderia ser considerado um rival direto do A3 Sedan, muito mais que o Série 3. Apesar de a carroceria ter estilo de cupê de quatro portas, o carro é do mesmo tamanho: 4,50 metros de comprimento.
Só que a versão escolhida pela BMW para trazer ao Brasil tem pouco a ver com o A3 Sedan. Trata-se da 218i MSport. que custa R$ 321 mil (valor semelhante ao da opção intermediária do Audi, Performance).
O problema é o motor. São apenas 140 cv de potência, 64 cv a menos do que o oferecido pelo A3 Sedan. Por isso, o Audi acaba mesmo ficando mais próximo do Série 3.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.