Primeira Classe

Primeira Classe

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoCarros

Por que novo Audi A3 Sedan 2025 chega para roubar clientes do BMW Série 3

Os sedãs médios não estão mais se destacando no mercado de veículos no Brasil. Porém, quando olhamos para o segmento premium, o Série 3 briga com o irmão X1 pelo posto de mais emplacado. Assim, as concorrentes também querem ter produtos para concorrer pelo cliente dessa categoria, especialmente com a versão mais vendida do BMW - 320i.

Quando era montado no Brasil (de 2015 a 2020), o A3 Sedan era o três-volumes mais vendido da Audi. Mesmo sendo menor que Série 3 e Classe C (da Mercedes-Benz), conquistava alguns clientes desses produtos por ter preço competitivo e boa lista de equipamentos. Já o A4, verdadeiro rival desses dois carros, nunca conseguiu fazer frente a eles no mercado nacional.

Imagem
Imagem: Rafaela Borges/UOL

E assim é até hoje. O A4 até ganhou novidades no ano passado (passou a vir com sistema de tração integral). Mas fato é que está muito defasado. Tanto que sua nova geração já foi lançada na Europa - agora, o modelo é chamado de A5.

E enquanto o novo A5 não vem ao Brasil, a Audi lança a linha 2025 do A3 Sedan com visual bem mais bonito que o anterior e ótimo custo-benefício na comparação com o 320i.

Dá para concorrer?

O A3 Sedan tem 4,50 metros de comprimento, 20 cm a menos que o Série 3. Já a distância entre os eixos tem uma diferença de 22 cm (2,63 m para o Audi e 2,85 m para o BMW). Isso deixa claro que o sedã maior está uma categoria acima - e até por isso custa bem mais, como você poderá conferir abaixo.

Imagem
Imagem: Rafaela Borges/UOL

Mas, na prática, não há grande vantagem no espaço interno para o Série 3. Assim como o A3, ele acomoda bem duas pessoas no banco de trás. Os passageiros mais altos ficam com as pernas um pouco mais bem acomodadas no BMW. Um pouco.

Continua após a publicidade

Então, imagine uma família com duas crianças. Por que não economizar bastante e levar para casa o A3 Sedan, mesmo tendo condições financeiras para comprar um 320i? Até porque o porta-malas do Audi é melhor.

Aqui no Brasil, a BMW colocou um estepe não previsto no projeto original no porta-malas do Série 3, algo que acabou comprometendo a capacidade. Dá para tirar (na concessionária). Mas, neste caso, o cliente ficará sem pneu extra. No caso do A3 Sedan, há estepe de uso temporário.

Quanto ao desempenho, ambos trazem motor 2.0. O do 320i gera 184 cv e 30,6 kgfm de torque. No A3 Sedan são 204 cv e 32,6 kgfm. Os dados das respectivas fabricantes apontam 0 a 100 km/h na mesma velocidade: 7,4 segundos. O Audi tem tração dianteira e o BMW, traseira.

Imagem
Imagem: Rafaela Borges/UOL

O A3 Sedan é um concorrente direto do Série 3? Direto não, pois a diferença nas dimensões os colocam em subcategorias diferentes - o Audi é um compacto-médio e o BMW, um médio. Mas sim: eles são rivais. Como as aptidões são muito semelhantes, brigam pelo mesmo cliente.

Preços

O fato de ser menor dá ao A3 Sedan uma grande vantagem no quesito preço e reforça a ideia de que o modelo é uma alternativa racional, para alguns perfis de cliente, ao 320i. Aqui, não estou considerando os aspectos emocionais de compra - que, no caso do BMW, têm imenso apelo, reforçado por aspectos como história do produto, dirigibilidade e a tração traseira.

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Rafaela Borges/UOL

O modelo da Audi parte de R$ 290 mil. São R$ 56 mil a menos que o Série 3 mais barato. A versão mais cara do A3 Sedan, Performance Black, vai a R$ 345 mil. O topo de linha do 320i, MSport, sai por R$ 42 mil a mais.

O A3 Sedan de topo se diferencia pelo visual mais esportivo, como belas rodas de 19 polegadas, e também por alguns itens extras. Entre eles há sistema de som Sonos, com 680 W de potência.

Há algumas coisas, porém, que fazem falta quando comparamos esse produto ao 320i MSport. Entre eles, o Head Up Display e o sistema semiautônomo de condução. No Audi, há apenas ACC e leitor de faixas com função de correção.

Imagem
Imagem: Rafaela Borges/UOL

Também chama a atenção no Audi a ausência de posições de memória para o banco do motorista e o Android Auto com fio - só o CarPlay é sem fio. O 320i tem tudo isso que faz falta no A3 Sedan.

Continua após a publicidade

Vale destacar que não apenas o Série 3 pode perder clientes para o A3 Sedan. O modelo foi usado para a comparação porque é líder e referência do segmento de sedãs médios. Porém, o mesmo problema pode ocorrer com o Classe C e até com o novo A5, quando este for lançado no País.

Série 2

O Série 2 poderia ser considerado um rival direto do A3 Sedan, muito mais que o Série 3. Apesar de a carroceria ter estilo de cupê de quatro portas, o carro é do mesmo tamanho: 4,50 metros de comprimento.

Só que a versão escolhida pela BMW para trazer ao Brasil tem pouco a ver com o A3 Sedan. Trata-se da 218i MSport. que custa R$ 321 mil (valor semelhante ao da opção intermediária do Audi, Performance).

O problema é o motor. São apenas 140 cv de potência, 64 cv a menos do que o oferecido pelo A3 Sedan. Por isso, o Audi acaba mesmo ficando mais próximo do Série 3.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.