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SUV mais barato do Brasil, Citroën Basalt vê vendas decolarem em 2025

Deu certo a estratégia de usar motor 1.0 aspirado no Basalt para ter o SUV mais barato do Brasil. Se o C3 Aircross não gerou grande impacto para a Citroën, o novo produto, lançado no fim do ano passado, está sendo um sucesso dentro do universo da marca.

Em fevereiro, o Basalt somou 1.701 emplacamentos, alta de 41% ante o resultado de janeiro - que já havia sido bom. Com isso, foi o SUV compacto que mais cresceu no Brasil no período. Além disso, aumenta o mérito do Citroën o fato de a maioria dos carros do segmento ter apresentado queda.

Olhando ainda para a categoria de SUVs compactos, o Basalt foi o 11º mais vendido em fevereiro, sua melhor posição até agora. Para comparação, o irmão C3 Aircross, ocupou apenas a 15ª posição.

No primeiro bimestre do ano, o Basalt também se consolida como o Citroën mais vendido do Brasil. Assim, supera tanto o hatch C3 como o SUV C3 Aircross (que tem versões de cinco e sete lugares).

O Basalt tem 2.907 emplacamentos no primeiro bimestre de 2025, ante os 1.951 do C3. Já o C3 Aircross soma 994 unidades vendidos em janeiro e fevereiro.

Consequências

O crescimento do Basalt, no entanto, veio com consequências para seus irmãos. O C3 foi o modelo que mais sofreu. Em fevereiro, ele teve apenas 999 unidades vendidas, 34% a menos que no mesmo mês do ano passado. Quando comparamos o primeiro bimestre de 2025 ao de 2024, a queda foi de 42,5%.

Além disso, o hatch havia sido o 39º carro mais emplacado do Brasil em 2024. No primeiro bimestre de 2025, caiu para a 50ª posição. Por isso, o crescimento do Basalt não está prejudicando tanto seus rivais diretos. Afinal, o Kardian foi um dos poucos que apresentaram alta nas vendas em fevereiro, na comparação com janeiro.

O avanço incomoda mais o C3, algo que já era esperado. O cliente brasileiro prefere os SUVs. É comum que os interessados nas versões mais caras do hatch voltem seus olhos para as mais básicas do Basalt (seja com motor 1.0 aspirado e câmbio manual ou mesma a 1.0 turbo CVT, também competitiva).

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O C3 aspirado manual vai de R$ 80.200 a R$ 90.800 na versão Feel. Na mesma configuração, o Basalt tem preço sugerido de R$ 99.490. Isso oferecendo porta-malas bem mais amplo, posição de dirigir elevada e aquele status que um SUV ainda dá a seu proprietário (muito superior ao dos hatches).

O C3 Aircross também perdeu com a chegada do Basalt. No ano passado, ele ocupou a 57ª posição no ranking de vendas. No primeiro bimestre de 2025, caiu para a 63ª. Para os emplacamentos, não há base de comparação, pois no mesmo período de 2024 o SUV ainda estava em fase de lançamento.

O que significa para a Citroën?

Mas se o avanço do Basalt fez dois modelos perderem espaço, a Citroën se deu mal? Pelo contrário. Com o novo SUV cupê, a marca conseguiu avançar no mercado, ainda que de forma discreta.

No primeiro bimestre do ano passado, a Citroën tinha 1,36% de participação, número que manteve até o fim do ano - ocupando a 13ª colocação no ranking de vendas. Nos dois primeiros meses deste ano, a posição é a mesma, mas a participação aumentou para 1,80%.Houve também grande avanço nas vendas da montadora, que totalizaram 3.090 unidades no primeiro bimestre. O número é 43,7% superior ao registrado em igual período de 2024. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Os 15 SUVs compactos mais vendidos em fevereiro de 2025

1º Volkswagen T-Cross - 6.555 unidades
2º Hyundai Creta - 4.962
3º Honda HR-V - 4.792
4º Chevrolet Tracker - 4.035
5º Fiat Fastback - 3.772
6º Jeep Renegade - 3.628
7º Fiat Pulse - 3.315
8º Nissan Kicks - 3.217
9º Volkswagen Nivus - 2.958
10º Renault Kardian - 1.903
11º Citroën Basalt - 1.701
12º Peugeot 2008 - 1.144
13º Renault Duster - 1.138
14º Caoa Chery Tiggo 5X - 918
15º Citroën C3 Aircross - 484

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Fonte: Fenabrave

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