Carros elétricos 'empacam' e híbridos viram a bola da vez no Brasil em 2025

Ler resumo da notícia
Após crescerem 225,05% em 2024, as vendas de carros elétricos agora estão estacionadas. No primeiro bimestre de 2025, registraram avanço de apenas 2,06%, na comparação com igual período do ano passado. Enquanto isso, o mercado total teve alta de 8,59%.
Foram emplacados em janeiro e fevereiro 8.107 EVs. Enquanto isso, os híbridos continuam avançando com alto ritmo de crescimento. Os automóveis do segmento somaram 24.320 emplacamentos no primeiro bimestre, 68,82% a mais que em igual período de 2024. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
A BYD lidera as vendas tanto de híbridos quanto de elétricos, como já havia ocorrido no ano passado. No caso do primeiro segmento, a marca soma 7.497 unidades emplacadas em 2025. A novidade é a Fiat na vice-liderança, com 5.005 exemplares. Isso ocorreu graças ao lançamento das versões híbridas leves de Pulse e Fastback, no fim de 2024.
Assim, a Fiat deixou para trás a GWM, terceira colocada (3.989), e a Toyota, quarta (2.576). A Mercedes-Benz é quinta, com 1.167 emplacamentos. A marca de luxo tem posição de destaque, pois a maior parte de sua linha à venda no Brasil é híbrida leve.
Não há nenhum do tipo HEV (como o Corolla Cross, em que o motor elétrico é capaz de mover as rodas). Em relação aos PHEV (híbridos recarregáveis na tomada), a Mercedes-Benz só tem esportivos preparados pela AMG (C 63, S 63 e GT 63), com volumes extremamente baixos.
Por que os híbridos crescem mais
A Fiat e a BYD foram as grandes responsáveis pelo avanço do segmento de carros híbridos no Brasil em 2025, até agora. A italiana, líder do mercado geral, implementou a tecnologia em versões importantes de seus dois SUVs, que são modelos de volume médio a alto.
Mas vale ressaltar que esses carros são híbridos leves, com pequena bateria que alimenta motores elétricos sem capacidade de movimentar as rodas. A italiana não tem automóveis HEV ou PHEV à venda no mercado nacional.
Já a BYD começou sua estratégia de crescimento no Brasil, em 2023, focada em carros elétricos. Porém, no ano passado, passou a investir mais nos híbridos PHEV, aqueles recarregáveis na tomada. Além de lançar três modelos do segmento (Song Pro, Song Premium e King), passou focar ações de marketing e vendas nesse tipo de veículo.
Com isso, o Song Pro agora é o carro híbrido mais vendido do Brasil, de acordo com dados da Bright Consulting. O SUV superou modelos como Haval H6, Corolla e Corolla Cross.
Carros elétricos
A BYD ainda vai bem nos elétricos. No primeiro bimestre, vendeu 5.948 carros do segmento no Brasil. O problema é a concorrência, com desempenho cada vez pior. A chinesa tem domínio do segmento. As demais são nicho.
A Volvo aparece na vice-liderança, com 757 emplacamentos. A GWM é terceira (611), a BMW quarta (134) e a Zeekr, quinta (109).
EX30 e Ora 03 prometeram, mas não cumpriram. Em fevereiro, não conseguiram chegar nem às 300 unidades vendidas. Esses eram produtos com perspectivas de bons números de vendas - a Volvo, por exemplo, informou no lançamento de seu crossover de entrada que tinha condições de entregar até mil exemplares por mês.
E, para falar a verdade, nem o Dolphin foi muito bem no mês passado. O modelo teve apenas 627 unidades vendidas, número baixo para um produto que já chegou a superar volume mensal de 2 mil exemplares. Assim, o segmento de EVs foi dominado pelo Dolphin Mini.
O modelo de entrada da BYD teve 2.399 unidades vendidas em fevereiro. Isso é mais que a soma dos outros nove modelos da lista dos dez mais emplacados (confira abaixo), que totaliza 1.803. Os números de emplacamentos de EVs em fevereiro são da Jato Dynamics.
Entre os fatores para a queda no ritmo de elétricos está justamente a chegada de modelos PHEV com valores mais acessíveis, lançados principalmente pela BYD. Esses híbridos permitem que, na cidade, se tenha uma experiência de EV, sem necessidade de reabastecer o tanque de combustível.
Assim, atendem às demandas de parte dos clientes que estavam consumindo carros puramente a eletricidade. Isso sem causar problemas como dificuldade de logística de recarga, algo que ocorre principalmente na estrada (já que, nesse caso, basta usar o propulsor a combustão).
Os dez carros elétricos mais emplacados em fevereiro
1º BYD Dolphin Mini - 2.399 unidades
2º BYD Dolphin - 627
3º Volvo EX30 - 286
4º GWM Ora 03 - 262
5º BYD Seal - 219
6º Renault Kwid - 103
7º BYD Yuan Pro - 189
8º Volvo XC40 - 46
9º JAC eJS1 - 36
10º BYD Yuan Plus - 35
Fonte: Jato Dynamics
Os dez carros híbridos mais emplacados em fevereiro
1º BYD Song Pro - 1.868
2º GWM Haval H6 - 1.411
3º Fiat Fastback - 1.104
4º Fiat Pulse - 1.018
5º BYD Song Plus - 815
6º Toyota Corolla Cross - 809
7º BYD King - 806
8º Toyota Corolla - 655
9º GWM Haval H6 GT - 337
10º Honda Civic - 356
Fontes: Bright Consulting e Jato Dynamics
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.