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Hyundai HB20 despenca em vendas em 2025: qual é o problema do hatch?

Aqui nesta coluna, mensalmente eu preparo uma análise sobre os carros que se deram bem e aqueles que foram mal. No segundo grupo, voltou a chamar a atenção em fevereiro o Hyundai HB20, que vem despencando em vendas - e em posições no ranking dos mais emplacados.

Lançado no Brasil em 2012, o HB20 se tornou presença constante na lista dos carros mais vendidos do País. Vamos falar dos três últimos anos? O Hyundai foi vice-líder em 2022 e quarto colocado em 2023 e 2024. Porém, começou 2025 em baixa.

Em janeiro, o modelo saiu da lista dos dez mais vendidos. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foi 14º colocado. Em fevereiro, o carro caiu para 17ª posição, conforme dados da Bright Consulting (com 3.404 emplacamentos).

Já a Jato Dynamics aponta que a posição do modelo, em fevereiro, foi um pouco melhor que em janeiro. Conforme a consultoria, o carro foi o 11º mais vendido, com 4.561 unidades (essa colocação é a mesma apontada pela própria Hyundai).

Independentemente da posição, fato é que o HB20 tem um primeiro bimestre fora da lista dos dez mais vendidos, e com grande queda no volume de emplacamentos na comparação com a média de 2024. No ano passado, foram cerca de 7.260 exemplares por mês.

Por que vendeu menos?

Mas, afinal, o que levou a esse resultado ruim no primeiro bimestre do ano? A resposta é bastante simples. As vendas diretas são fundamentais para o HB20, algo que ocorre com todos os modelos da lista dos mais emplacados (Strada, Polo, Onix, T-Cross, Argo e Mobi, entre outros).

Em novembro, essa modalidade representou 68% dos emplacamentos do HB20. As vendas diretas do modelo totalizaram 8.338 unidades. Em dezembro, somaram quase 5.200 exemplares, ou 55%. Já em janeiro, por exemplo, apenas 303 HB20 foram entregues no atacado.

De acordo com a Hyundai, isso ocorreu porque a marca zerou o estoque da linha 2024/2025 na fábrica. Em seguida, entrou em período regular de férias coletivas. Assim, apesar de o mercado ainda ter contado com exemplares 24/25 no primeiro mês do ano, não foi possível vender diretamente da planta de Piracicaba (SP), no atacado, em janeiro e parte de fevereiro.

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A montadora informa ainda que já recuperou sua capacidade de entrega no atacado, com exemplares da linha 2025/2025. E que a expectativa é de que, em março, o HB20 volte a seus volumes normais de emplacamentos e à lista dos dez carros mais vendidos do Brasil.

Outras baixas

O Tracker, vice-líder de vendas do segmento de SUVs nos dois últimos anos, foi apenas o sexto mais emplacado em fevereiro. Ficou atrás de T-Cross, Corolla Cross, Creta, HR-V e Compass. Com isso, por pouco a Chevrolet não perde o terceiro lugar do ranking de marcas para a Toyota.

De acordo com a Bright Consulting, a americana teve cerca de 16 mil emplacamentos em fevereiro e a japonesa, aproximadamente 15,9 mil. Outras baixas do mês foram modelos da BYD.

O Song Plus, carro híbrido mais vendido de 2024 e produto que chegou a aparecer entre os três SUVs médios mais emplacados nos últimos meses do ano passado, ficou apenas com a sétima posição deste segmento em fevereiro. À frente dele apareceram Corolla Cross, Compass, Tiggo 7, Song Pro, Taos e Haval H6.

O Song Plus somou apenas 815 unidades vendidas em fevereiro. O Dolphin, que já chegou a ter mais de 2 mil emplacamentos ao mês, registrou apenas 627 no último mês. Os dados de vendas dos chineses são da Jato Dynamics.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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