Primeira Classe

Primeira Classe

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoCarros

Queima de estoque? Por que novo Audi Q8 custa R$ 105 mil a menos que rival

O Audi Q6 foi o primeiro de uma nova geração de modelos da Audi, com atualizações que em seguida chegaram aos modelos A5 (sucessor do A4), A6 e Q5. Esses três produtos podem chegar ao Brasil em breve. Mas, enquanto eles não vêm, a marca lançou no fim do ano passado o novo Audi Q8.

Só que essa versão renovada do SUV topo de linha da Audi não é tão nova assim. Houve um leve facelift e um ou outro item extra. Assim, o carro continua com tecnologias incríveis, como o sistema de tração quattro (que neste modelo é integral permanente) e os faróis com tecnologia a laser.

Imagem
Imagem: Rafaela Borges/UOL

Por outro lado, mantém coisas que já estão defasadas quando comparadas às de modelos Audi posicionados abaixo do Q8. Entre elas, as hastes de acionamento dos sistemas de assistência ativa à condução, a terceira tela sem muitas funções além do comando do ar-condicionado e o Head Up Display (projeta dados do instrumento no para-brisa) que parece da década passada, quando comparado ao do Q6.

Para comparação, o Q6, que é médio, custa entre R$ 560 mil e R$ 600 mil. O Q8, um SUV cupê grande, tem preço sugerido de R$ 775 mil

A vantagem

Imagem
Imagem: Rafaela Borges/UOL

Marcas premium do mercado de carros geralmente começam a renovação de suas linhas pelos modelos de topo. Com a Audi, nem sempre foi assim. Além disso, o foco da montadora nos últimos anos foi a migração para os carros elétricos. Por isso, nada mais natural do que a nova cabine e tecnologias embarcadas estrearem em um EV elétrico, o Q6.

Só que isso acaba gerando uma contradição dentro da própria marca, pois durante um certo período o SUV topo de linha, mais caro, fica parecendo defasado ante um produto mais barato. Mas há uma grande vantagem em tudo isso.

Continua após a publicidade

Se você não é daqueles que se importam com Head Up Display interativo, teclas sensíveis ao toque e multimídia com tela gigantesca, o Q8 é um produto quase impecável por R$ 105 mil a menos que a referência do segmento de SUVs cupês de luxo, o X6. O BMW é tabelado em R$ 880 mil.

Imagem
Imagem: Rafaela Borges/UOL

Claro que, com a linha Audi em renovação, vai ficar aquela pulga atrás da orelha. Será que a cabine do Q8 não será atualizada em breve? Será que há chances de esse carro sair de linha? São perguntas que os próximos anos vão responder, mas que os R$ 105 mil a menos podem compensar.

Semelhantes

E esses R$ 105 mil parecem ser mesmo uma questão de defasagem não ante a concorrência, mas à própria linha mundial da Audi. Isso porque Q8 e X6 são semelhantes no desempenho. Ambos trazem motor de seis cilindros - em linha no BMW e em V no outro produto.

Imagem
Imagem: Rafaela Borges/UOL
Continua após a publicidade

O X6 tem 358 cv, 29 cv a mais que o Q8. Quanto ao 0 a 100 km/h, são 5,6 segundos no carro da Audi que, mesmo sem potência e torque extras nesta renovação, ficou um pouco mais rápido do que antes (por causa de mudanças no software do motor). O BMW cumpre essa missão em 5,4 segundos.

Os dois carros se destacam por algo que é obrigatório no segmento de SUVs cupês: a beleza das linhas externas. Além disso, o Q8 traz um pacote de tecnologias que condiz com um produto topo de linha: há painel virtual configurável, sistema semiautônomo de condução, câmeras 360 com função 3D e ar-condicionado com quatro zonas.

A dirigibilidade é impecável. As respostas da direção são precisas e a suspensão adaptativa adapta o carro a diferentes tipos de condição, do conforto à esportividade. O centro de gravidade mais baixo que o convencional no segmento dá ao Q8 algo que se espera de um SUV cupê: a sensação de estar ao volante de um carro mais baixo.

Imagem
Imagem: Rafaela Borges/UOL

Novidades

Na linha 2025, o Q8 ganhou modificações estéticas. Entre os destaques há grade redesenhada, novo logotipo da Audi e o retorno das saídas de escape traseiras. O SUV tem quase 5 metros de comprimento e rodas de 23 polegadas.

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Rafaela Borges/UOL

Por dentro, os bancos dianteiros esportivos passam a ser os mesmos usados no RS Q8, do qual falarei logo mais. O acabamento é luxuoso, mas há um detalhe que destoa de toda a cabine: a qualidade do revestimento da parte de cima da porta, que poderia ser mais condizente com um SUV topo de linha.

O RS Q8 continua na tabela de preços da Audi do Brasil, por R$ 1.270.000. Porém, em linha 2023, ainda com o visual que o carro tinha antes da reestilização.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.