Queima de estoque? Por que novo Audi Q8 custa R$ 105 mil a menos que rival

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O Audi Q6 foi o primeiro de uma nova geração de modelos da Audi, com atualizações que em seguida chegaram aos modelos A5 (sucessor do A4), A6 e Q5. Esses três produtos podem chegar ao Brasil em breve. Mas, enquanto eles não vêm, a marca lançou no fim do ano passado o novo Audi Q8.
Só que essa versão renovada do SUV topo de linha da Audi não é tão nova assim. Houve um leve facelift e um ou outro item extra. Assim, o carro continua com tecnologias incríveis, como o sistema de tração quattro (que neste modelo é integral permanente) e os faróis com tecnologia a laser.

Por outro lado, mantém coisas que já estão defasadas quando comparadas às de modelos Audi posicionados abaixo do Q8. Entre elas, as hastes de acionamento dos sistemas de assistência ativa à condução, a terceira tela sem muitas funções além do comando do ar-condicionado e o Head Up Display (projeta dados do instrumento no para-brisa) que parece da década passada, quando comparado ao do Q6.
Para comparação, o Q6, que é médio, custa entre R$ 560 mil e R$ 600 mil. O Q8, um SUV cupê grande, tem preço sugerido de R$ 775 mil
A vantagem

Marcas premium do mercado de carros geralmente começam a renovação de suas linhas pelos modelos de topo. Com a Audi, nem sempre foi assim. Além disso, o foco da montadora nos últimos anos foi a migração para os carros elétricos. Por isso, nada mais natural do que a nova cabine e tecnologias embarcadas estrearem em um EV elétrico, o Q6.
Só que isso acaba gerando uma contradição dentro da própria marca, pois durante um certo período o SUV topo de linha, mais caro, fica parecendo defasado ante um produto mais barato. Mas há uma grande vantagem em tudo isso.
Se você não é daqueles que se importam com Head Up Display interativo, teclas sensíveis ao toque e multimídia com tela gigantesca, o Q8 é um produto quase impecável por R$ 105 mil a menos que a referência do segmento de SUVs cupês de luxo, o X6. O BMW é tabelado em R$ 880 mil.

Claro que, com a linha Audi em renovação, vai ficar aquela pulga atrás da orelha. Será que a cabine do Q8 não será atualizada em breve? Será que há chances de esse carro sair de linha? São perguntas que os próximos anos vão responder, mas que os R$ 105 mil a menos podem compensar.
Semelhantes
E esses R$ 105 mil parecem ser mesmo uma questão de defasagem não ante a concorrência, mas à própria linha mundial da Audi. Isso porque Q8 e X6 são semelhantes no desempenho. Ambos trazem motor de seis cilindros - em linha no BMW e em V no outro produto.

O X6 tem 358 cv, 29 cv a mais que o Q8. Quanto ao 0 a 100 km/h, são 5,6 segundos no carro da Audi que, mesmo sem potência e torque extras nesta renovação, ficou um pouco mais rápido do que antes (por causa de mudanças no software do motor). O BMW cumpre essa missão em 5,4 segundos.
Os dois carros se destacam por algo que é obrigatório no segmento de SUVs cupês: a beleza das linhas externas. Além disso, o Q8 traz um pacote de tecnologias que condiz com um produto topo de linha: há painel virtual configurável, sistema semiautônomo de condução, câmeras 360 com função 3D e ar-condicionado com quatro zonas.
A dirigibilidade é impecável. As respostas da direção são precisas e a suspensão adaptativa adapta o carro a diferentes tipos de condição, do conforto à esportividade. O centro de gravidade mais baixo que o convencional no segmento dá ao Q8 algo que se espera de um SUV cupê: a sensação de estar ao volante de um carro mais baixo.

Novidades
Na linha 2025, o Q8 ganhou modificações estéticas. Entre os destaques há grade redesenhada, novo logotipo da Audi e o retorno das saídas de escape traseiras. O SUV tem quase 5 metros de comprimento e rodas de 23 polegadas.

Por dentro, os bancos dianteiros esportivos passam a ser os mesmos usados no RS Q8, do qual falarei logo mais. O acabamento é luxuoso, mas há um detalhe que destoa de toda a cabine: a qualidade do revestimento da parte de cima da porta, que poderia ser mais condizente com um SUV topo de linha.
O RS Q8 continua na tabela de preços da Audi do Brasil, por R$ 1.270.000. Porém, em linha 2023, ainda com o visual que o carro tinha antes da reestilização.
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