Kicks, S10 e outros: carros que estão se dando mal nas vendas de fevereiro

Ler resumo da notícia
Se janeiro foi um mês sem grandes surpresas no ranking de vendas de carros, em fevereiro a lista está uma verdadeira bagunça. Finalizada a primeira metade do mês, alguns protagonistas do mercado de automóveis e comerciais leves estão se dando mal. Desse grupo, os destaques são Hyundai HB20, Chevrolet S10 e Tracker, Nissan Kicks e Volkswagen Nivus.
Os cinco produtos agora têm duas semanas para recuperar o espaço perdido, missão que não será das mais fáceis para alguns deles. Os dados preliminares foram divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
SUVs
Dos três SUVs que estão se dando mal em fevereiro, o que tem mais chances de encerrar o mês sem prejuízo é o Tracker. O Chevrolet foi vice-líder em 2024 e mais vendido do segmento em janeiro de 2025. Em fevereiro, ocupa apenas a quarta posição entre os utilitários-esportivos compactos.
Está atrás do T-Cross, que voltou à liderança, do Creta, segundo colocado na primeira metade do mês, e do HR-V. A boa notícia é que não será difícil ultrapassar o Honda, pois o Tracker soma 1.903 emplacamentos, ante os 1.959 do rival. É quase um empate técnico.
Também dá para superar o Creta, que tem 2.261 emplacamentos. Alcançar o T-Cross será mais difícil, pois este tem 3.355 unidades vendidas. Se este VW está se dando bem, o mesmo não se pode dizer do Nivus.
Quinto SUV compacto mais emplacado no ano passado, o VW está em fevereiro na sexta posição, e com chances de perder mais duas. Isso porque soma 1.537 emplacamentos e está praticamente empatado com o Renegade, que tem 1.534. O Pulse também os acompanha de perto (com 1.504 unidades).
Por outro lado, se embalar na segunda metade do mês, o Nivus pode não apenas deixar os concorrentes para trás, como ultrapassar aquele que está imediatamente à sua frente e, assim, retomar sua quinta colocação. Isso porque o Fastback, que aparece nesta posição no momento, tem 1.603 emplacamentos. Ou seja: a vantagem para o VW é pequena.
Já a situação do Kicks é bem mais complicada. Quarto SUV compacto mais vendido em 2024, o Nissan aparece apenas na nona posição em fevereiro, com 1.199 exemplares emplacados. O desempenho pode ser resultado das mudanças na linha.
Isso porque neste início de ano está chegando o Kicks Play. O modelo é a versão da geração atual que vai conviver com a próxima, cuja chegada pode ocorrer ainda no primeiro semestre.
HB20 e S10
O HB20 mantém a trajetória de queda que teve início em janeiro. Quarto carro mais vendido em 2024, o hatch da Hyundai é por enquanto o 13º colocado em fevereiro. Ele teve apenas 1.632 emplacamentos na primeira metade do mês.
A S10 foi vice-líder de seu segmento em 2023. No ano seguinte, perdeu essa posição para a Ranger, e passou à terceira. Agora, aparece atrás também da L200. Apesar disso, a desvantagem é pequena, pois o modelo da Chevrolet tem 597 emplacamentos e o da Mitsubishi, 610.
Porém, a distância em relação à Ranger é longa. O modelo da Ford vendeu quase o dobro de exemplares na primeira metade de fevereiro (somou 1.102 unidades emplacadas). A liderança é da Hilux, com 1.550 emplacamentos.
Promessa de boas brigas
As principais brigas de 2024 foram pela primeira colocação do ranking de vendas, entre Strada e Polo, e pela liderança do segmento de SUVs médios, entre Compass e Corolla Cross. Elas foram resolvidas apenas em dezembro, e vencidas, respectivamente, pelos modelos da Fiat e da Jeep.
Além disso, ambos abriram boa vantagem ante os principais concorrentes em janeiro. Porém, o resultado parcial de fevereiro mostra que essas brigas podem voltar a ser boas em 2025. A Strada foi o veículo mais vendido no período, com 4.826 emplacamentos. O Polo, no entanto, já começa a ser aproximar (4.033 unidades).
Já o Corolla Cross vendeu mais que o Compass no período. O Toyota registrou 2.073 emplacamentos, ante os 1.751 do Jeep.
Os dez mais vendidos
Atrás da líder Strada e do vice, Polo, aparece o T-Cross. O quarto mais vendido na primeira metade de fevereiro foi o Mobi, com 2.526 emplacamentos. O Onix ficou com a quinta posição (2.221) e o Creta, com a sexta (2.261).
A Saveiro foi a sétima mais vendida, com 2.124 exemplares. Na oitava posição apareceu o Argo, que registrou 2.118 emplacamentos. O Corolla Cross foi nono colocado e o HR-V, décimo.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.