Pulse Impetus híbrido x Nivus Comfortline: veja qual é a melhor opção

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Lançado em 2020, o Volkswagen Nivus foi o primeiro da nova safra de SUVs que vêm sendo chamados de subcompactos, embora essa denominação não sempre possa ser considerada de maneira literal. É que eles estão abaixo dos compactos, que antes eram os modelos de entrada dessa categoria. Nem todos são, no entanto, tão pequenos assim.
Depois do Nivus, veio o Pulse (em 2021). Então, no ano passado, a Renault lançou o Kardian e a Citroën, o Basalt - que, assim como o VW, tem comprimento semelhante ao dos compactos, mas está posicionado abaixo deles. Vale destacar que, embora sejam classificados como SUVs, esses carros são ainda mais parecidos com 'hatches altinhos' do que modelos da categoria acima (como T-Cross, Tracker e Creta).
Observando o ranking de vendas, Pulse e Nivus são protagonistas do segmento de SUVs de entrada. Têm volume mensal muito mais relevante que Kardian e Basalt. No fim do ano passado, o VW e o Fiat ganharam novidades. O primeiro passou por reestilização e o outro passou a trazer tecnologia híbrida leve flex.
Como linha, o Nivus tem preço bem acima do Pulse. Aliás, a tendência é que, com o lançamento do Tera, carro que será apresentado durante o carnaval, este passe a ser o VW para concorrer com o SUV de entrada da Fiat (e o veterano fique mais próximo do Fastback).

Porém, há versões dos dois produtos que são semelhantes em preço e equipamentos. Trata-se do Nivus Comfortline, de entrada, e do Pulse Impetus, topo de linha com motor 1.0 turbo - já que o Fiat ainda tem a Abarth, com o 1.3 turbo. Aqui, comparei os dois modelos em 11 quesitos, mostrando qual é superior em cada um.
1 - Preço - Nivus
Considerando as versões deste comparativo Comfortline e Impetus, a vantagem aqui é do Nivus, que na tabela sai por R$ 143.500, ante os R$ 145 mil do modelo da Fiat. Mas apesar da vitória, algumas observações são necessárias.
A primeira é que este é o preço de tabela, e a Fiat costuma dar descontos mais generosos para seus carros - principalmente para quem compra no CNPJ. Além disso, o Pulse tem opções mais em conta que a Impetus.

A Audace, por exemplo, traz o mesmo motor 1.0 turbo e sistema híbrido leve por R$ 130 mil. No caso do Nivus, a versão Comfortline é por enquanto a mais barata - em breve, deve ser lançada a Sense, mais em conta.
2 - Acabamento - Pulse
A cabine dos dois modelos é mal acabada e exagera no plástico duro. Porém, o Pulse leva uma pequena vantagem na qualidade dos materiais e no acabamento do puxador interno das portas.
Ambos têm revestimento de imitação de couro no volante, mas o Pulse mistura o convencional com o perfurado. Além disso, também traz esse material nos bancos - tecido no Nivus.
3 - Equipamentos - Nivus
Pulse e Nivus saem de fábrica com central multimídia, painel parcialmente digital configurável, chave presencial, partida por botão e carregador de smartphones sem fio. O VW leva pequena vantagem na lista de equipamentos que fazem a diferença no dia a dia.
A mais importante é a saída do ar-condicionado para os passageiros de trás. Além disso, tem quatro entradas USB, ante as três do Pulse. O Nivus pode receber, opcionalmente, pacote ADAS que inclui controlador de velocidade adaptativo, item não disponível no Fiat.
4 - Espaço traseiro - Pulse
O modelo da Fiat é menor (cerca de 4,1 m de comprimento) e tem 4 cm a menos de entre-eixos (2,53 m, ante 2,57 m do Nivus). Mas, na prática, o Pulse acomoda melhor as pernas dos ocupantes do banco de trás.

Apesar disso, a vantagem é pequena, pois há mais espaço para a cabeça de quem vai nessa parte da cabine do Nivus. Como ele é SUV cupê (coluna C rebaixada), a VW acabou deixando o assento mais inclinado (sem comprometer o conforto).
5 - Porta-malas - Nivus
Os 4,26 metros de comprimento do VW fazem toda a diferença no porta-malas, que é superior, na prática, ao de boa parte dos SUVs do segmento acima (os compactos). Dá para colocar duas malas médias, duas pequenas e ainda sobra espaço.

O compartimento de 415 litros é comprido e alto. Altura o do Pulse até tem, mas falta comprimento entre a tampa e o banco da segunda fileira. São 320 l no VDA, método mais usado pelas montadoras do Brasil.
Na prática, é o pior porta-malas da categoria de SUVs. Dá para colocar duas malas médias e uma pequena, no máximo. Ainda assim, há certa dificuldade na acomodação.
6 - Multimídia e conectividade - empate
Esta era uma vitória fácil do Pulse, mas a VW resolveu esse problema com as atualizações feitas no Nivus no fim do ano passado. Antes, para ter internet neste carro, era preciso usar o smartphone como roteador.
Isso não fazia nenhum sentido, já que a central multimídia VW Play traz aplicativos nativos (como Waze, Spotify e Estapar) que dispensam o telefone do usuário. Agora, o carro passa a trazer Wi-Fi a bordo, o que significa que dá mesmo para abrir mão do smartphone.

A central multimídia da VW é tão intuitiva quanto a da Fiat, que traz boas opções de personalização e sempre teve Wi-Fi a bordo. A do Nivus é um pouco mais rápida. A do Pulse contra-ataca por ter mapa nativo integrado ao sistema de trânsito. Android Auto e Apple CarPlay sem fio estão disponíveis para ambos.
7 - Usabilidade - Nivus
O painel de ambos é fácil de configurar e o multimídia, como explicado acima, tem boa usabilidade. Porém, o volante multifuncional do Nivus é um pouco mais intuitivo. Além disso, o ar-condicionado pode ser comandado na tela central principal, ou em uma menor.

Esta fica na parte de baixo do console central. Ali, dá para controlar tudo sem tem de recorrer ao multimídia (até mesmo o direcionamento).
O Pulse também oferece comandos no painel central, além da tela. Porém, não o de direcionamento. Além disso, velocidade e temperatura são controlados em um mesmo botão giratório, o que acaba confundindo o motorista.
8 - Design - empate

Design é um contexto subjetivo. Cada um tem seu gosto, e Pulse e Nivus são carros bonitos. O primeiro investe forte no conceito beleza exterior, algo importante em um SUV cupê (voltado a clientes que costumam valorizar a beleza das formas).
Entre os destaques, há a interligação iluminada entre as lanternas, que o Nivus ganhou na atualização do fim do ano passado. Já a barra de LEDs entre os faróis é exclusividade da versão Highline.

O Pulse consegue o empate porque ele parece mais aquilo que se propõe a ser: um SUV. Suas formas passam a impressão de mais robustez, com capô alto e linhas que são comuns no segmento de utilitários-esportivos.
9 - Desempenho - Pulse
Nivus e Pulse trazem motor 1.0 turbo, respectivamente com 128 cv e 130 cv. O torque é o mesmo (20,4 kgfm), assim como a tração (dianteira). O Fiat tem câmbio CVT, que simula sete marchas. O do VW é automático de seis velocidades.

O peso dos dois modelos é semelhante. Mas o Pulse, mesmo usando transmissão que, geralmente, é mais voltada ao conforto que ao desempenho, supera o Nivus em acelerações e retomadas. O Fiat é mais rápido.
10 - Dirigibilidade - Nivus
Em contrapartida, a dirigibilidade do Nivus é superior. Em acelerações, a dianteira sai menos e, em velocidade alta, a carroceria é mais firme (assim como em curvas). Além disso, traz direção mais precisa.

Pulse e Nivus têm suspensões independentes na frente e por eixo de torção atrás. Já os freios traseiros do VW são a discos sólidos, enquanto o Fiat usa tambor.
11 - Consumo - empate
O motor elétrico do Pulse não movimenta rodas nem gera potência e torque, mas alivia o trabalho do 1.0 turbo, reduzindo consumo. É alimentado por baterias que são recarregadas por meio de frenagem e aceleração. Por isso, funciona melhor no 'anda e para' da cidade.
Dependendo da situação, dá para chegar a quase 12 km/l de gasolina na cidade, número que o Nivus tem mais dificuldade de alcançar. Porém, na estrada, o VW vai melhor. O modelo ganhou nova calibração no motor e trabalho na aerodinâmica para ficar mais econômico.
Fiz o teste na estrada, com gasolina, e obtive 17,5 km/l. Na mesma situação, com o Pulse, foram 15,8 km/l. Vale ressaltar, porém, que o Inmetro aponta superioridade do VW: 12,4 km/l na cidade e 14,8 km/l em ciclo rodoviário.
Para o Pulse, o instituto divulga 12 km/l e 14,6 km/l, respectivamente. Os dados são com gasolina.
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