Carros de luxo: veja as marcas líderes e os carros mais vendidos em janeiro

Ler resumo da notícia
Janeiro nem sempre reflete a realidade do mercado de carros, e há diversos fatores para esse fenômeno. Emplacamentos de veículos adquiridos em dezembro, muitas vezes em promoção de queima de estoque, podem distorcer o resultado para um produto ou marca. Além disso, é um mês em que se compra menos (por causa de fatores como férias, feriados, viagens e compromissos financeiros que reduzem o poder aquisitivo - a exemplo do pagamento do IPVA).
No mercado de automóveis de luxo, porém, a realidade de janeiro foi a mesma vista no consolidado do ano passado. Houve poucas alterações entre os protagonistas - tanto no ranking de carros quanto no de montadoras. A BMW vendeu 1.210 exemplares no Brasil no mês passado, quase o dobro da segunda colocada.
Essa posição foi mantida pela Volvo, com 656 emplacamentos. A Mercedes-Benz continuou com a terceira colocação, e seguindo a mesma dinâmica do ano passado. Ou seja: sem nenhum carro na lista dos dez mais emplacados (veja detalhes abaixo).
A quarta marca que mais vendeu carros no Brasil em janeiro no mercado de luxo foi a Porsche, com 458 unidades. A Audi fechou o "top 5", com 406 automóveis emplacados. Os dados de vendas das marcas premium são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Automóveis premium
Já os números referentes aos emplacamentos de carros premium em janeiro são da consultoria Jato Dynamics. Nesse ranking, o "top 10" tem três modelos da BMW, dois da Audi e dois da Porsche, além do jipão Defender.
A BMW ocupa as duas primeiras colocações, com X1 e Série 3 - respectivamente líder e vice-líder. A seguir, a Volvo está na quarta e na quinta posições. A partir daí, há alternância, principalmente entre Audi e Porsche.
O ranking dos dez carros premium mais vendidos, assim como o número de emplacamentos desses modelos, você confere abaixo. Uma curiosidade é que o primeiro Mercedes-Benz a aparecer na lista está apenas na 11ª posição.
Trata-se do GLA, com 90 emplacamentos. Porém, a partir daí a presença da marca é mais constante que a das rivais, com produtos como GLB, GLC, CLA e GLE. E é isso que explica a posição da Mercedes-Benz entre as montadoras, apesar da ausência no "top 10" de carros.
Vale destacar que o sedã Classe C, que tradicionalmente era o Mercedes-Benz mais vendido, aparece apenas em sétimo lugar entre os carros da montadora (com 45 exemplares).
Os dez carros premium mais vendidos em janeiro
1º BMW X1 - 433 unidades
2º BMW Série 3 - 324
3º Volvo EX30 - 255
4º Volvo XC60 - 231
5º Audi Q3 - 185
6º Porsche Macan - 159
7º Porsche Cayenne - 132
8º Audi Q5 - 123
9º Defender - 104
10º BMW X4 - 100
Fonte: Jato Dynamics
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.