Primeira Classe

Primeira Classe

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoCarros

Mais vendidos em janeiro: veja carros que se deram bem e quem comeu poeira

Janeiro não teve muitas novidades no ranking de vendas de carros no Brasil. O líder e o vice-líder foram os mesmos do encerramento de 2024, Strada e Polo, respectivamente. Grande parte dos segmentos também manteve seus primeiros colocados. Porém, há alguns modelos que se deram mal, na comparação com o ano passado.

Por outro lado, há carros que já começaram o ano com resultados bem melhores que os obtidos em 2024. Do grupo dos perdedores de janeiro fazem parte o HB20, o Onix Plus, o Nivus e o Corolla Cross. O time de vencedores é formado por Compass, Hilux e Strada. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Vale ressaltar que janeiro costuma ser um mês atípico no mercado nacional. É um período em que, por causa de recessos de fim de ano e férias escolares, as vendas ficam mais lentas. Além disso, gastos com viagens e impostos, a exemplo do IPVA, podem adiar a compra do zero-km.

Carros que se deram mal

A Toyota é uma das marcas que registraram crescimento na participação de mercado em janeiro, na comparação com dezembro de 2024. O Corolla Cross, no entanto, não teve nada a ver com isso. O SUV foi apenas o 30º veículo mais vendido do País no primeiro mês, ante a 21ª posição registrada no ano passado.

Além disso, perdeu muita participação em seu segmento, o de SUVs médios, no qual foi apenas o quinto mais vendido (atrás respectivamente de Compass, Song, Tiggo 7 e Haval H6). No ano passado, o Corolla Cross foi vice-líder, e ficou a um passo de tomar o primeiro lugar do Jeep.

O Nivus, por sua vez, foi o quinto SUV compacto mais vendido em 2024. Em janeiro de 2025, ficou apenas com a nona colocação. O VW foi ultrapassado por HR-V, Renegade, Pulse e Fastback. No ranking geral, caiu da 14ª para a 21ª posição.

Quarto colocado no ranking de vendas em 2024, o HB20 caiu para o 14º lugar em janeiro. Já o Onix Plus confirmou a tendência de queda que já vinha apresentando desde o ano passado. Assim, caiu da 11ª para a 20ª posição.

Carros que se deram bem

A Strada manteve a mesma posição de 2024: a de líder de vendas. Porém, no ano passado, a picape sofreu para conseguir manter esse posto, e teve de lutar contra o Polo até o último mês. Em janeiro foi diferente, pois o produto da Fiat abriu ampla vantagem ante o da VW. Registrou 8.777 emplacamentos, quase 3 mil a mais que o hatch.

Continua após a publicidade

O Compass foi outro que, apesar de ter conseguido manter a liderança de seu segmento (o de SUVs médios) em 2024, sofreu para barrar o avanço do Corolla. Em janeiro, no entanto, a vida do Jeep foi bem mais fácil. E isso não apenas porque seu maior rival ficou bem para trás.

É que o Compass também conseguiu retornar à lista dos dez carros mais vendidos do Brasil (confira o ranking aqui). O SUV foi nono colocado. A Hilux, líder de seu segmento, foi 12ª, ante a 19ª posição em 2024. Além disso, conquistou o segundo lugar entre todas as picapes, atrás apenas da Strada.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.