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R$ 5,4 mi e 345 km/h: como é o novo carro que Aston Martin trará ao Brasil

Em uma semana, a Aston Martin deverá expor em sua concessionária em São Paulo o novo Vanquish V12. Trata-se de um modelo raro, por usar propulsor que atualmente é difícil de encontrar até mesmo em carros esportivos. O preço para o País já está definido: R$ 5,4 milhões, o que faz deste um dos mais caros da linha 'regular' da marca - pois há veículos especiais, que podem chegar a R$ 20 milhões.

Os R$ 5,4 milhões, no entanto, são o valor 'de partida'. Isso porque a Aston Martin, assim como outras montadoras que vendem carros exclusivos, trabalha com inúmeras possibilidades de personalização. Aliás, há clientes da marca que viajam à sua sede, na Inglaterra, para escolher as especificações que quer para seu modelo - algo comum também nos Range Rover mais caros.

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Imagem: Divulgação

Detalhes do Vanquish V12

A Aston Martin tem modelos especiais como o Valour e o Valhalla. Isso, no entanto, não significa que o Vanquish também não seja para lá de exclusivo. Isso porque, mundialmente, serão feitas apenas mil unidades do produto - o que deve levar a uma importante valorização no futuro, quando a série estiver esgotada.

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Imagem: Divulgação

O Vanquish é classificado pela Aston Martin como um super GT. Trata-se de um modelo 2+2. Assim como o DB12, ele pode levar quatro pessoas. Porém, quem vai atrás tem espaço restrito. Em relação à geração anterior, o modelo cresceu 8 centímetros na distância entre os eixos.

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O visual, por sua vez, ficou mais aerodinâmico, algo que vem sendo adotado na nova geração de modelos da Aston Martin. O Vanquish traz entradas de ar nos capôs e nas laterais, faróis full-LEDs e para-brisa alongado.

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Imagem: Divulgação

Na traseira larga, chamam a atenção as lanternas verticais e as quatro saídas de escape. O interior, altamente personalizável em materiais, é luxuoso. As telas do painel digital e da central multimídia têm 10,25". A última é inclinada.

Motor

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Imagem: Divulgação
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O V12 biturbo tem 5,2 litros e está posicionado na dianteira. É combinado a um câmbio automático de oito velocidades. Esqueça eletrificação. Aqui, o motor é à moda antiga e, apesar das turbinas, que podem abafar um pouco seu ronco, o barulho é real, sem nenhuma necessidade de recorrer a artifícios.

Mas vamos aos números: são 835 cv e nada menos do que 101,9 kgfm de torque. O Vanquish acelera de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos e atinge 345 km/h de velocidade máxima, segundo informações da Aston Martin.

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Imagem: Divulgação

Os Aston Martin são carros projetados para experiências em pistas e direção em estradas sinuosas, mas também para oferecer conforto no dia a dia e em viagens longas. Com o Vanquish, não é diferente. Por isso, o carro tem os modos de condução GT, Sport e Sport+.

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Esta colunista ainda não testou o Vanquish V12. Mas se o modo de ação dessas funções for semelhante ao dos modelos Vantage e DB12, a mudança é considerável entre um e outro. Também vale destacar o chassi do carro, sobre estrutura de alumínio.

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Imagem: Divulgação

Vantage Roadster

A Aston Martin também trará este ano ao Brasil o Vantage Roadster, versão com teto retrátil do cupê lançado em 2024. O motor 4.0 V8 biturbo entrega 665 cv de potência, e leva o carro de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos. A velocidade máxima é de 335 km/h.

Aston Martin Vantage Roadster
Aston Martin Vantage Roadster Imagem: Divulgação
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O preço inicial do Vantage Roadster deverá ficar em torno de R$ 2,7 milhões. Assim como os demais produtos da marca, há inúmeras possibilidades de personalização.

Outro destaque deste ano é o Valhalla. Foram vendidas no Brasil seis unidades do esportivo especial que custa entre R$ 12 e R$ 14 milhões. As entregas aos proprietários começam em 2025 (confira detalhes aqui).

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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