SUV mais rápido do mundo: qual modelo realmente merece esse posto?
O SUV mais rápido do mundo é o Tesla Model X Plaid. Afinal, ele acelera de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos, 4 décimos de segundo a menos que o segundo colocado. Assim, não há nenhuma necessidade de se fazer essa reportagem, pois a questão já está respondida na primeira frase.
A verdade, no entanto, é que não está. A resposta é bem mais complexa do que o tempo em que o carro leva para acelerar de 0 a 100 km/h. Afinal, um SUV que quer concorrer ao posto de mais rápido também tem de atingir velocidades finais impressionantes.
A do X Plaid é de 260 km/h. Alta? Altíssima. Porém, não coloca o modelo da Tesla nem mesmo na lista dos 20 mais rápidos do mundo nesse parâmetro. E assim ocorre com a maior parte dos carros elétricos. Quando olhamos para o 0 a 100 km/h, os três primeiros postos são ocupados por EVs.
Atrás do X Plaid, aparece o Lotus Eletre R, com 2,9 segundos para atingir 100 km/h, partindo da imobilidade. O terceiro colocado é o R1 S, da Rivian, badalada marca americana de carros elétricos que vem fazendo muito sucesso em seu mercado de origem. O tempo desse produto é de 3 segundos.
Verdade ou ilusão?
Porém, quando olhamos para a velocidade final, o Eletre R atinge 264 km/h. O R1 S chega à máxima de 200 km/h. No caso dos modelos a combustão, há inúmeros que passam dos 300 km/h facilmente.
Carros elétricos têm, quase sempre, velocidade final menor. Entre as razões, a principal é limitação eletrônica que a própria montadora define, por segurança e também para prolongar a autonomia - que tende a despencar em velocidades altas e constantes.
Por outro lado, com exceção de países como Alemanha, que tem rodovias com trecho sem limite de velocidade, o 0 a 100 km/h faz mais sentido na prática. Esse parâmetro está relacionado à capacidade de acelerar e retomar, por exemplo, que são bem mais importantes tanto no dia a dia quanto em uma viagem de carro.
Clube dos 3,3 segundos
No grupo dos SUVs a combustão, quatro modelos fazem 0 a 100 km/h exatamente no mesmo tempo: 3,3 segundos. Há até algumas polêmicas sobre isso. Desses modelos, há um ou outro que aparece, em listas variadas, com 3,2 s, ou 3,1 s.
Mas, geralmente, é erro de quem preparou a lista, que buscou dados nos Estados Unidos - em que se considera 0 a 60 milhas por hora (0 a 96 km/h). O "clube dos 3,3 segundos" é composto por Aston Martin DBX 707, Ferrari Purosangue, Lamborghini Urus Performante e Porsche Cayenne GT.
Qual deles é o mais rápido? Aqui, o critério de desempate é a velocidade final. Portanto, o posto fica com o 707 (707 cv), que atinge 308 km/h, ante os 307 km/h do Purosangue (725 cv). O Urus Performante (666 cv) vai a 306 km/h e o Cayenne Turbo GT (659 cv), a 305 km/h.
É quase um empate técnico. Mas o Aston Martin é o número 1.
Curiosidades
O novo Porsche Macan Turbo, agora elétrico, também está no clube dos modelos que aceleram de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos. Porém, sua velocidade final é de 260 km/h. Ainda na marca alemã, o novo Cayenne Turbo S E-Hybrid tem nada menos do que 739 cv.
Newsletter
CARROS DO FUTURO
Energia, preço, tecnologia: tudo o que a indústria está planejando para os novos carros. Toda quarta
Quero receberPorém, mesmo entregando potência superior à do Turbo GT, o híbrido é mais lento para acelerar de 0 a 100 km/h: 3,6 segundos. A velocidade final é a mesma: 305 km/h.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Deixe seu comentário