Novo SUV da Volkswagen aparece pela 1ª vez e será lançado em 2025
A Volkswagen lançará um SUV inédito no Brasil em 2025. O modelo será posicionado acima do Polo e abaixo do Nivus. Mas, assim como este, concorrerá diretamente com Pulse e Kardian. O anúncio foi feito durante o evento teste do Rock in Rio nesta quarta-feira (11). A marca é uma das patrocinadoras do evento.
Além de Kardian, Pulse e do novo modelo da VW, o segmento de SUVs subcompactos receberá outros representantes nos próximos anos. Em 2025 chega o novo Honda WR-V. No ano seguinte, a Chevrolet também lançará um produto nessa categoria - a ser feito em Gravataí (RS).
O anúncio da chegada do inédito produto foi feito pelo CEO da Volkswagen, Ciro Possobom, e pelo vice-presidente de marketing Roger Corassa. Haverá ativações em relação ao modelo no Rock in Rio.
O modelo fica exposto no estande atrás de uma espécie de cortina, chamada de Glass LED, que permite ver algumas partes do SUV. A silhueta é de hatch 'altinho', e os faróis prometem um novo estilo de iluminação.
A plataforma é a mesma de Polo, Virtus, Nivus e T-Cross, chamada de MQB0. Com projeto chamado internamente de A0 SUV, o carro será feito em Taubaté.
Golf GTI
A Volkswagen escolheu seu espaço no Rock in Rio, batizado de Rota 85, para mostrar o Golf GTI de geração 8. O evento abre as portas ao público na sexta-feira (13) e vai até 22 de setembro. A exposição, porém, não significa que a marca tenha decidido trazer o carro ao Brasil. De acordo com a montadora, há ainda um estudo de viabilidade.
O pretexto para trazer o GTI ao Rock in Rio é celebrar os 50 anos do Golf. Por isso, a versão esportiva veio da Alemanha para ser exposta ao lado de um exemplar da primeira geração, que pertence a um colecionador.
O Golf já foi produzido no Brasil, mas deu adeus com o fim da sétima geração. O exemplar exposto no Rock in Rio é da oitava, lançada na Europa em 2019 e que já passou por atualização de meio de ciclo em 2023.
Equipado com motor 2.0 turbo, o Golf GTI entrega 265 cv de potência e 37,7 kgfm de torque. De 0 a 100 km/h, o hatch acelera em 5,9 segundos. O câmbio é automatizado de sete velocidades e a tração é dianteira.
Concorrência com japoneses
Civic Type R e GR Corolla, hatches esportivos trazidos respectivamente por Honda e Toyota desde o ano passado, reacenderam o debate sobre o retorno do Golf ao Brasil, em uma de suas versões esportivas. Como os japoneses são modelos de nicho, com baixos volumes e altos preços, uma versão importada do VW passaria a fazer sentido.
Newsletter
CARROS DO FUTURO
Energia, preço, tecnologia: tudo o que a indústria está planejando para os novos carros. Toda quarta
Quero receberPorém, para enfrentar Civic Type R e GR Corolla, faz mais sentido o Golf R, ainda mais esportivo que o GTI. Com 333 cv, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Deixe seu comentário