Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Spa a bordo? 8 tecnologias absurdas que os automóveis já têm

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Em 2012, em uma viagem de carro pela Europa, fiquei impressionada com o GPS do Audi S8, que era conectado ao sistema de trânsito e informava sobre congestionamentos e acidentes. Na época, o Waze ainda não era uma realidade consolidada no Brasil.
Atualmente, a conectividade nos automóveis evoluiu tanto que navegadores sem esse sistema parecem peças do museu. As capacidades dos GPS atingiram padrões altíssimos. E outros sistemas dos veículos também ganharam com essa evolução.
Mas não foi apenas a conectividade a responsável pelas tecnologias absurdas que os veículos têm atualmente. Muitas parecem coisas saídas de filmes de ficção científica. O uso da nanotecnologia e a evolução da engenharia também contribuem para a criação desses "automóveis do futuro" que já podemos ver no presente.
Além disso, sistemas semiautônomos e interativos são peças fundamentais de novas plataformas exclusivas preparadas para carros elétricos, como as do BMW IX, Mercedes EQS e da gama ID, da Volkswagen. Isso porque os três parâmetros (automação, conectividade e eletrificação) andam juntos na concepção do carro do futuro. Confira algumas tecnologias impressionantes presentes nos automóveis.
Grade regenerativa
Falou em tecnologia impressionante, falou em grade regenerativa da BMW. O SUV elétrico IX chegou ao Brasil no ano passado usando nanotecnologia em sua grade frontal. Na prática, ela é capaz de se consertar após colisões, eliminando a oficina mecânica.
GPS com realidade aumentada
BMW IX e X1, Mercedes-Benz EQS... Esses são alguns modelos que trazem GPS com realidade aumentada ao mercado brasileiro. Ao se aproximar de um ponto de conversão, são mostradas na tela imagens em alta resolução projetadas pela câmera dianteira.
Na Europa, há algo além disso. Alguns mapas mostram imagens reais, obtidas a partir de satélite, dos locais pelos quais o carro está transitando. É como o Google. Aqui no Brasil, ainda há certa dificuldade de homologação da tecnologia. Mas saiba que ela existe.
Evolução das câmeras 360
Antes eram só câmeras ao redor do carro. Depois, o sistema evoluiu para a vista aérea, hoje presente até em carros mais simples da Nissan, como o Versa. Mas a capacidade de mostrar o entorno evoluiu bastante.
Entre os destaques há os sistemas de novos Mercedes-Benz elétricos, como EQS e EQE, em que é possível até mudar a posição do carro em relação ao ambiente na vista aérea. No Range Rover, a imagem do automóvel pode ficar transparente, para que o motorista enxergue até a parte de baixo.
E a nova câmera 360 da Volvo mostra o veículo a partir de uma posição tão alta, com detalhes precisos do entorno, que até parece uma imagem de drone. E por falar nisso, não são os pequenos aparelhos voadores, nem satélites, os responsáveis pela tecnologia.
A vista aérea é possível graças a imagens captadas pelas próprias câmeras do carro. Elas formam novos quadros tão precisos que parecem reais. Porém, tanto o entorno quanto o próprio veículos são apenas representações, como gráficos interativos.
Além de facilitar as manobras de estacionamento, as vistas aéreas das câmeras 360 também existem para eliminar pontos cegos. E nessa busca, o Mercedes EQS traz visualização de partes laterais do automóvel impossíveis de ser vistas pelos espelhos.
Retrovisor
Falou em retrovisor, falou em linha Audi e-tron. Em 2020, a marca espantou o mercado de automóveis ao trazer os sistemas laterais virtuais, em substituição aos convencionais.
Estacionamento
Assistentes às manobras de estacionamento são tão comuns que já estão até em carros de segmentos mais populares no Brasil. Porém, há tecnologias que ainda surpreendem. A começar pela do Haval H6.
O sistema é de fato autônomo. Para entrar e sair de vagas (paralelas e perpendiculares), o motorista não precisa acionar nem volante nem câmbio, como nos Park Assist mais comuns. Tudo é por conta do veículo.
Vários modelos da BMW têm uma tecnologia reversa interessante. O carro aprende o caminho feito pelo motorista e, se for preciso, pode fazer a mesma manobra em marcha à ré.
Aqui, também quero destacar uma tecnologia que ainda é conceitual, mas que chama muito a atenção. A RAM elétrica mostrada em janeiro deste ano no CES, feira de tecnologia em Las Vegas, permite ao veículo seguir seu motorista quando ele está do lado de fora.
Painéis
Os painéis digitais que vêm substituindo os convencionais estão cada vez mais interativos. Eles trazem várias opções de layout e de projeção de informação, e são capazes também de mudar de cor. Com isso, cada motorista pode personalizar o quadro da maneira que preferir.
Os head up displays (projetam dados do quadro de instrumentos no para-brisa) também têm possibilidade de personalização. O do EQS, inclusive, traz a opção de usar realidade aumentada.
Mas o que mais vem chamando a atenção é o sistema de múltiplas telas. O EQS traz um multimídia para o motorista e outro para o passageiro dianteiro. O novo Porsche Cayenne também adotará a solução.
A evolução das centrais multimídia também inclui o uso de comando de voz com inteligência artificial. A tecnologia é capaz de executar diversas funções solicitadas pelo motorista, e vai aprendendo com ele. Há, inclusive, capacidade de interação com residências.
Spas a bordo
Sistemas de massagem nos bancos dianteiros não são novidade. Mas e quando é possível optar por diversos tipos de massagem, assim como a intensidade com que elas são aplicadas? É carro ou spa? Um dos novos modelos que se destacam nesse quesito é o Land Rover Range Rover.
A Mercedes, por sua vez, oferece uma tecnologia para adequar o ambiente do carro ao humor do motorista. Adequa iluminação, tipo de música, programa de massagem e até funcionamento do ar-condicionado ao estado de espírito do condutor.
Faróis
O uso de LEDs levou a uma rápida evolução dos faróis. Primeiro, foram os sistemas integrados em um só conjunto. Depois, as tecnologias antiofuscamento, que adaptam o facho alto sem necessidade de intervenção do motorista.
Mas há também os faróis a laser e os digitais. Dos carros à venda no Brasil atualmente, chama a atenção o da linha e-tron, da Audi.
Seus faróis digitais têm projetores que formam desenhos na parede, ou em qualquer superfície escura à frente. O Volvo C40 tem sistema parecido.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.