Topo

Primeira Classe

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Brasil tem novo líder de vendas em outubro; Fiat Strada perde espaço

Siga o UOL Carros no

Colunista do UOL

03/11/2022 10h36

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A liderança e o segundo lugar nas vendas de veículos tiveram surpresas em outubro. A Fiat Strada, tradicional primeira colocada, perdeu espaço. Com isso, quem assumiu o topo do ranking do mês foi o HB20. Após passar por mudanças importantes há cerca de três meses, o hatch da Hyundai desbancou a picape da Fiat.

Vale lembrar que, entre os carros de passeio, o HB20 já vem liderando o ranking desde o início do ano. Isso porque a Strada, uma picape, não se enquadra na categoria. É um comercial leve.

O modelo da Fiat, no entanto, não foi superado apenas pelo HB20. Há um novo segundo colocado, e ele é o Chevrolet Tracker. O SUV, que vem brigando mês a mês com o T-Cross pela liderança de sua categoria, conseguiu agora ficar à frente o Volkswagen no acumulado do ano: tem cerca de 1,5 mil unidades de vantagem.

O HB20 liderou as vendas em outubro com 9.066 emplacamentos, ante os 8.496 do Tracker e os 8.046 da Strada, terceira colocada. O Chevrolet Onix ficou com o quarto lugar e o Onix Plus, com o quinto. Os dados são da Jato Dynamics.

SUVs

Apesar do segundo lugar do Tracker no ranking geral, os SUVs não tiveram participação tão importante, em outubro, na lista dos dez veículos mais vendidos do Brasil. Além do Chevrolet, apenas outros dois obtiveram posição nesse grupo. O T-Cross foi nono colocado e o Jeep Compass, décimo.

Considerando apenas o segmento de SUVs compactos, o que tem mais representantes, atrás do líder Tracker e do vice T-Cross aparece o Hyundai Creta, em terceiro lugar. O Fiat Pulse foi o quarto mais vendido e o Jeep Renegade, o quinto.

Os estreantes ainda não conseguiram entrar na lista dos cinco mais emplacados. O Fastback, inédito SUV cupê da Fiat, foi o sétimo mais vendido de sua categoria em outubro. Com isso, já parte à frente do novo HR-V, lançado um mês antes. O Honda não passou da décima posição.

Porém, o desempenho do HR-V pode melhorar. É que as vendas das versões com motor 1.5 turbo começaram apenas em meados de outubro. Por isso, para novembro, há expectativa de que o Honda tenha desempenho melhor.

Perto do adeus

Já em fim de linha, o Volkswagen Gol fez bonito nos últimos meses, chegando a liderar as vendas. Porém, o estoque parece estar chegando ao fim. Em outubro, o modelo foi apenas o 21º mais vendido do Brasil.

Na contramão há a recém-lançada nova geração do Citroën C3, que completou seu primeiro mês de vendas. A marca francesa tem grandes expectativas e planeja altos volumes para o carro. Mas o início ainda não impressionou: o hatch ficou apenas com o 24º lugar no ranking de emplacamentos.

Os dez mais emplacados em outubro

1º Hyundai HB20 - 9.066 unidades
2º Chevrolet Tracker - 8.496
3º Fiat Strada - 8.046
4º Chevrolet Onix - 7.768
5º Chevrolet Onix Plus - 7.354
6º Fiat Mobi - 6.741
7º Fiat Argo - 6.628
8º Renault Kwid - 5.939
9º Volkswagen T-Cross - 5.590
10º Jeep Compass - 5.307

Fonte: Jato Dynamics

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.