Topo

Primeira Classe

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

SUVs para todos os gostos: veja qual é o modelo compacto ideal para você

Siga o UOL Carros no

Colunista do UOL

15/08/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Há cerca de dois anos, a coluna traçou perfis de consumidores para apontar qual era o SUV compacto ideal para cada um. No Instagram, eu sempre recebo esse tipo de pergunta. A resposta é que não existe o melhor carro, e sim o mais adequado para cada cliente.

Agora, eu repito a reportagem, mas com novas indicações. Isso porque, nesses dois anos, muita coisa mudou na categoria. Alguns modelos chegaram, e outros passaram por importantes alterações.

E por que os SUVs compactos? Porque este é o principal segmento do Brasil tanto em volume quando em número de modelos. Os critérios de indicação avaliam apenas a qualidade do produto, sem levar em conta questões como seguro, manutenção e pós-venda.

Casais com filhos

Siga o UOL Carros no

Para essas pessoas, espaço traseiro amplo não é necessariamente um diferencial, se os filhos forem crianças. Porém, no caso de adolescentes, essa característica também precisará ser levada em consideração.

Um bom porta-malas, no entanto, é fundamental em ambos os casos. Principalmente se o SUV for o único carro da família. Imagine fazer uma longa viagem de férias e ter de acomodar as bagagens de quatro pessoas?

Para casais que são pais de crianças, uma das melhores opções é o Nissan Kicks, com seu amplo porta-malas, e o Volkswagen T-Cross. Já no caso de filhos adolescentes, as melhores escolhas são Hyundai Creta, Renault Captur e Renault Duster.

Solteiros com filhos ou casais sem filhos

Aqui a vida fica bem mais fácil, pois estamos falando de duas pessoas. O solteiro com filho pequeno, ou bebê, terá de pensar em porta-malas amplo, para acomodar objetos como carrinhos. Nesse caso, são os mesmos carros do primeiro tópico: Kicks, T-Cross, Creta, Captur e Duster.

Já o solteiro com filho adolescente ou casal sem filhos tem total liberdade de escolha, que vai depender das prioridades na hora de tomar a decisão sobre um produto. Para esses, o ideal é seguir os critérios dos tópicos abaixo (o mesmo vale para solteiros sem filhos).

Pessoas que priorizam economia de combustível

Com o combustível nas alturas, esse se tornou um critério fundamental para muitos brasileiros. E, quando o assunto é economia, o Kicks volta a ser uma das melhores opções.

No entanto, o Nissan peca no desempenho. Para quem quer economia com um pouco mais de agilidade, o Volkswagen Nivus é uma ótima pedida, assim como o T-Cross 1.0 e o Chevrolet Tracker 1.0. E o Pulse? O modelo da Fiat não é tão econômico quanto se espera de um 1.0 turbo.

Consumidores que priorizam agilidade

Siga o UOL Carros no

O Pulse, no entanto, é uma boa pedida para quem quer um SUV que acelera bem. Ele anda bastante, e tem uma posição de dirigir que o deixa com uma pegada mais esportiva que a maioria dos utilitários-esportivos compactos. Mas para quem quer desempenho de verdade, o novo Renegade, com seu 1.3 turbo de 185 cv, é a resposta.

O Jeep acelera muito e tem a vantagem de ser o único da categoria com suspensões independentes nas quatro rodas. Como alternativa, há o Captur e o Duster 1.3 turbo (170 cv). Eles têm acabamento mais simples e dirigibilidade inferior, mas compensam essas características com mais porta-malas e espaço.

Pessoas que viajam muito

Aqui, vai depender da prioridade: autonomia ou baixo consumo? Se seu caso é o primeiro, o SUV com melhor autonomia do segmento é o Jeep Renegade, que pode rodar quase 600 km com um tanque de gasolina.

O Jeep, porém, não é econômico. Se o assunto é economia, vá de Nivus, T-Cross ou Tracker, mas esqueça o Kicks. Além de ter tanque de combustível muito pequeno, que afeta a autonomia, sua falta de agilidade pode ser um problema para pessoas que usam muito estradas de pista simples - e precisam de boas retomadas para ultrapassagens.

Pessoas que priorizam tecnologia

O Creta é uma das melhores opções para esse grupo. A versão de topo tem tecnologias como leitor de faixas com função de centralização e direito a câmera lateral com imagens projetadas no painel. Já no quesito multimídia e conectividade, é difícil bater os SUVs compactos da Jeep e Fiat (Renegade e Pulse, respectivamente) e da Volkswagen (T-Cross e Nivus).

Se por um lado perdeu apelo no porta-malas, que ficou menor, por outro o novo HR-V passa a ser uma das referências da categoria quando o assunto é tecnologia. Ele vem com um completo pacote de assistência, embora o multimídia deixe um pouco a desejar. O carro chega às lojas até o fim do mês de agosto.

Clientes que priorizam preço baixo

A melhor resposta para essa demanda é Peugeot 2008. O modelo, que acaba de chegar à linha 2023, tem ótimos preços em todas as versões. Inclusive, oferece uma 1.6 turbo com 173 cv por menos de R$ 120 mil.

Outra opção é o Duster, cuja versão mais em conta sai por cerca de R$ 105 mil.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.