PUBLICIDADE
Topo

Primeira Classe

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Perto do adeus: veja carros que sairão de linha entre 2022 e 2023

Volkswagen Gol  - Divulgação
Volkswagen Gol Imagem: Divulgação
só para assinantes
Rafaela Borges

Rafaela Borges é jornalista automotiva desde 2003, com passagens por Carsale e Estadão. Escreve sobre o mercado de veículos, supercarros, viagens sobre rodas e tecnologia.

Colunista do UOL

18/06/2022 04h00

Fiat Uno, Honda Fit, HR-V e WR-V, Hyundai ix35. Foram muitas as baixas no mercado de carros em 2022. Entre os modelos que saíram de linha, grande parte foi impulsionada pelas mudanças na legislação ambiental, com a entrada do Proconve L7 no início do ano.

Não valia a pena investir em mudanças no motor de veículos que já não faziam grande barulho no mercado, ou que em breve ganhariam substituto. Este, aliás, é o caso do HR-V. Seu sucessor será apresentado no fim do mês.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Outro que terá sucessor é o Civic. A versão brasileira já disse adeus. Seu substituto virá em breve, da Tailândia. A temporada de despedidas, no entanto, ainda não acabou. Entre este ano e o início de 2023, outros carros deverão sair de linha - seja definitivamente, seja substituídos por novas gerações.

As próximas baixas virão da Volkswagen. Aquele que é o carro mais bem sucedido da história do Brasil finalmente dará seu último suspiro. Trata-se do Gol, cujas vendas em breve serão encerradas. Com ele, também deixa o mercado o Voyage.

A Volkswagen, porém, não deixará de ter um carro de entrada. Esse posto deverá passar a ser ocupado pelo Polo Track, com previsão de lançamento ainda em 2022. Não é só. Polo e Virtus também estão em fim de ciclo.

Nesse caso, no entanto, trata-se de uma renovação de linha. Ambos os modelos serão substituídos por versões atualizadas. O mesmo deve ocorrer na líder de mercado, a Fiat. O principal lançamento deste ano é o Fastback, espécie de SUV cupê do Pulse.

Porém, Argo e Cronos já estão em ciclo de vida avançado. Por isso, devem deixar em breve seu formato atual, para receberem versões atualizadas até 2023.

Picapes

A Montana já disse adeus, e terá sua sucessora no ano que vem. Porém, em vez de picape compacta, ela será uma intermediária, de mesmo porte da Toro. Esta, porém, não é a única mudança no segmento.

Uma das picapes mais aclamadas pela crítica, a Ford Ranger deverá ter até meados de 2023 uma nova geração no mercado brasileiro. Já a Amarok, da Volkswagen, é uma incógnita.

A nova geração da picape será apresentada mundialmente em breve. Porém, ainda não se sabe se essa atualização virá ao Brasil, ou se por aqui a Volkswagen optará por uma renovação caseira, feita exclusivamente para nosso mercado.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.