Topo

Primeira Classe

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Ladrões de olhares: 5 carros que são celebridades nas ruas do Brasil

Aston Martin DBX - Rafaela Borges/UOL
Aston Martin DBX Imagem: Rafaela Borges/UOL

Colunista do UOL

13/06/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Jornalista especializada em carros, já circulei por aí com quase tudo o que há disponível no mercado. As exceções são marcas como Ferrari, Lamborghini e Rolls-Royce, que não têm carros para emprestar para a imprensa.

Nos últimos tempos, cinco carros me chamaram a atenção por serem verdadeiras celebridades. As pessoas viram o pescoço para admirar quando os veem passando e abrem largos sorrisos. Alguns tiram fotos ou gravam vídeos dos automóveis.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Quando o carro está parado, e pessoas percebem que estou saindo ou entrando nele, muitas vezes querem conversar sobre o produto. Perguntam detalhes técnicos e sobre a sensação de dirigir. Há ocasiões em que pedem para tirar foto ao lado do automóvel.

Já houve até um caso de uma pessoa que foi mais ousada. Queria tirar uma foto dentro do veículo. Por mais antipática que eu possa ter parecido, não permiti. Afinal, os carros nunca são meus, e não dá para permitir esse tipo de intimidade em relação a algo que não nos pertence.

Modelos como Pulse, Commander, Nivus e Bronco Sport chamaram muito a atenção quando os peguei emprestado para testar. Mas isso foi na época do lançamento, quando ainda não havia exemplares nas ruas. Hoje, que são mais corriqueiros, ninguém dá bola.

Os cinco modelos que vou listar abaixo, na ordem decrescente de importância quando o assunto é chamar a atenção, eu testei quando já não eram novidades. Ainda assim, eles causaram grande comoção. Vale ressaltar, no entanto, que todos são automóveis difíceis de se ver nas ruas com regularidade.

5 - Ford Mustang

O Mustang não é assim tão raro e já está no Brasil há algum tempo. Mas parece que a chegada do Mach-1, com uma pegada visual mais ousada, deixou os brasileiros loucos. Ao volante do carro, me senti uma celebridade.

Ford Mustang - Rafaela Borges/UOL - Rafaela Borges/UOL
Imagem: Rafaela Borges/UOL
A celebridade, no entanto, não era eu, obviamente. Era o Mustang. Sei que, se fosse possível, muitos pediriam um autógrafo para o modelo da Ford. Aliás, foi no interior do muscle car que o fã mais ousado queria tirar a foto.

4 - BMW M3 Competition

Talvez seja a grade frontal polêmica. Talvez sejam as imensas rotas. Pode ser até o amarelo-limão da carroceria do exemplar que testei. Foi até difícil produzir o vídeo do BMW M3 Competition.

BMW M3 - Rafaela Borges/UOL - Rafaela Borges/UOL
Imagem: Rafaela Borges/UOL
Toda hora, alguém passava e queria saber mais detalhes sobre o carro. Muitos pediam para que eu me afastasse, para que pudessem tirar uma foto ao lado dele. Rodando nas ruas de São Paulo, difícil era alguém não virar o pescoço para admirá-lo.

3 - Porsche Panamera

Modelos da Porsche sempre chamam a atenção. Até os SUVs. Porém, para minha surpresa, o que mais causou impacto nas ruas entre todos os que testei foi o Panamera.

Porsche Panamera - Rafaela Borges/UOL - Rafaela Borges/UOL
Imagem: Rafaela Borges/UOL
Era um exemplar num tom chumbo, e eu rodei a maior parte do tempo com o imenso aerofólio ativado. Olhando no retrovisor, ou ao redor, havia sempre uma câmera de smartphone apontada para ele.

2 - Audi RS6 Avant

A perua da Audi é um fenômeno de popularidade. Talvez seja pela cada vez mais constante ausência de modelos do segmento nas ruas. Ou ainda porque o modelo é bonito de uma maneira quase perturbadora.

Audi RS6 Avant - Rafaela Borges/UOL - Rafaela Borges/UOL
Imagem: Rafaela Borges/UOL
Como no caso do M3, eu tive dificuldades de gravar o vídeo da RS6 Avant. Mas de uma maneira mais intensa. O assédio foi tanto que acabei procurando um clube fechado para finalizar a gravação. Ainda assim, recebi algumas abordagens.

Mas a gente entende. Não é todo dia que se tem a oportunidade de estar perto de um carro tão impressionante.

1 - Aston Martin DBX

A Aston Martin acaba de retornar ao Brasil com representação oficial, mas não dá para dizer que o DBX é uma novidade. Ele está aí pelo mundo há muitos anos.

Aston Martin DBX - Rafaela Borges/UOL - Rafaela Borges/UOL
Imagem: Rafaela Borges/UOL
O modelo é um dos mais belos que já testei. Então, não é espanto que tenha sido o número um quando o assunto é admiração. Era estacioná-lo em qualquer lugar e ficar observando: logo, várias pessoas se postavam ao lado do SUV, admirando e fotografando.

Muitos, quando percebiam que eu era a "dona" da máquina, queriam saber mais detalhes. Na verdade, grande parte não tinha ideia de que modelo era aquele. Foram atraídos exclusivamente por sua beleza de doer os olhos - e o som de seu motor quando eu acionava o botão de ignição e saía acelerando.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.