Topo

Primeira Classe

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

HB20 decola na liderança e Onix esboça reação; veja os carros mais vendidos

Huyundai Hb20 - Divulgação
Huyundai Hb20 Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

01/10/2021 15h21

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Stellantis, ex-FCA, foi superada em setembro. A empresa formada por Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e Ram, entre outras, indicava que ficaria com as duas primeiras colocações no ranking de vendas de veículos, com a tradicional primeira colocada Strada na ponta da lista e o Compass na segunda colocação. Mas a Hyundai surpreendeu o grupo nos últimos dias e conseguiu derrotá-lo para assumir a liderança desse ranking.

O Hyundai HB20 foi o modelo mais vendido do Brasil em setembro. O hatch compacto somou 7.147 emplacamentos. O segundo lugar ficou com uma picape da Fiat, mas não a Strada. Em setembro, essa posição foi conquistada pela Toro, com 6.852 exemplares vendidos.

O Jeep Compass ficou com a terceira posição e a Fiat Strada apareceu apenas no quarto lugar. O Volkswagen T-Cross fechou a lista dos cinco veículos mais vendidos. Por isso, também assumiu o primeiro lugar no ranking de emplacamentos de SUVs compactos, superando o Jeep Renegade.

Reação da Chevrolet

A Chevrolet, após meses de paralisação na produção do Onix, retomou a fabricação do carro na planta de Gravataí (RS) e já começa a colher os frutos. O Onix, no decorrer do mês, até chegou a aparecer entre os dez mais vendidos, mas foi superado por diversos modelos nos sete últimos dias de setembro.

Mesmo sem carros no "top 10" do ranking de emplacamentos, a montadora marcou uma bela presença. O Onix ficou com a 11ª colocação, com 4.311 exemplares emplacados. Em seguida, aparecem outros três modelos da Chevrolet - nos 12º, 13º e 14º lugares.

Essas posições foram ocupadas respectivamente pela picape S10 (4.234 emplacamentos), pelo SUV Tracker (3.936) e pelo sedã Onix Plus (3.747).

SUVs compactos e médios

Um dos segmentos com mais lançamentos importantes no ano de 2021, até agora, é o de utilitários esportivos médios. Chegaram no primeiro semestre o Toyota Corolla Cross e o Volkswagen Taos, além do renovado Peugeot 3008.

O Compass mantém a liderança com folga, com o Corolla Cross na segunda colocação (3.050 emplacamentos). O Toyota, no entanto, perdeu participação neste mês. No ranking geral, já chegou a aparecer entre os dez mais vendidos. No mês passado, foi apenas 18º colocado.

Por poucas unidades, o Taos conseguiu superar o Tiggo 8 para aparecer na terceira posição entre os SUVs médios. O Volkswagen somou 1.092 emplacamentos, ante os 1.063 do Caoa Chery.

Já entre os compactos, o destaque foi o T-Cross, mas o Hyundai Creta merece uma menção honrosa. A versão renovada do SUV da marca sul-coreana começou a ser vendida em meados de setembro e, desde então, escalou o ranking. Fechou o mês com a vice-liderança e 4.550 unidades vendidas, atrás apenas do VW.

Entre os SUVs compactos, o Renegade foi o terceiro colocado. O Chevrolet Tracker ficou com a quarta posição e o Honda HR-V, com a quinta.

Os dez veículos mais vendidos em setembro

1º Hyundai HB20 - 7.147 unidades
2º Fiat Toro - 6.852
3º Jeep Compass - 6.823
4º Fiat Strada - 5.772
5º Volkswagen T-Cross - 5.733
6º Fiat Argo - 4.911
7º Fiat Mobi - 4.574
8º Hyundai Creta - 4.550
9º Jeep Renegade - 4.503
10º Toyota Hilux - 4.396