Topo

Primeira Classe

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Onix despenca em vendas e vê carros da Fiat assumirem o protagonismo

Colunista do UOL

19/04/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A primeira quinzena do mês de abril marcou uma grande queda do ex-líder Chevrolet Onix em participação de mercado. Abalado pela paralisação da produção em sua fábrica e já ameaçado pela Fiat Strada desde o ano passado, o hatch foi apenas o quinto carro mais vendido do Brasil no período.

Em março, o modelo já havia perdido a liderança do acumulado do ano para a Strada. É a picape da Fiat, aliás, quem liderou as vendas na primeira quinzena de abril. O veículo somou 6.045 unidades emplacadas.

O ranking no perído foi dominado por carros do grupo Stellantis, formando no início do ano pelas antigas FCA (Fiat, Jeep e Ram) e PSA (Peugeot e Citroën). A empresa ficou com três, das quatro primeiras posições. O segundo lugar da quinzena é a Fiat Toro.

Às vésperas de passar por mudanças no visual e no motor flexível - receberá um novo turbo no mês que vem -, a Toro teve 3.714 unidades vendidas. Já o Renegade, da Jeep, somou 3.408 emplacamentos e obteve a quarta colocação.

Entre eles apareceu o Hyundai HB20. Terceira colocado, somou 3.579 unidades emplacadas. Fechando a lista dos cinco mais vendidos na primeira quinzena, o Onix somou 3.123 exemplares vendidos.

Outros destaques

O mês está difícil para a Chevrolet. Além da queda do Onix, abril também vai mal para seu irmão Onix Plus. O sedã, que já chegou a ser vice-líder de vendas, apareceu apenas na 11ª colocação na primeira quinzena.

Por outro lado, o Tracker pode celebrar o bom resultado. Além de ser o segundo SUV mais emplacado no mês, o carro é sexto colocado no ranking geral, logo atrás do Onix. No período, o utilitário-esportivo da Chevrolet somou 2.688 emplacamentos.

Entre os SUVs, o Creta volta a ter forte desempenho e aparece na terceira colocação, com 2.629 unidades vendidas. O Compass, com chegada da linha 2022 confirmada para maio, tem forte queima de estoque.

Com 2.357 emplacamentos, é o quarto SUV mais vendido neste mês. O Compass receberá mudanças no visual, interior e trará o novo motor 1.3 turbo de até 185 cv.

O quinto mais vendido é o T-Cross. Já o Kicks, após perder bastante espaço antes da chegada da versão reestilizada, volta a crescer. É o sexto SUV mais emplacado deste mês, e já deixou para trás o Nivus e o HR-V.