Topo

Primeira Classe

Volkswagen Nivus avança em janeiro e deixa ex-líderes de vendas para trás

Colunista do UOL

25/01/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O ano de 2021 começou bem para o Volkswagen Nivus. Passados pouco mais de dois terços do primeiro mês, o carro é o que mais avançou em participação no seu segmento. Por enquanto, vem abrindo vantagem ante dois ex-líderes de vendas, que estão ficando para trás.

De 1º a 21 de janeiro, o Nivus ocupa a quinta posição no ranking de SUVs compactos mais vendidos. E dificilmente será superado até o fim de janeiro. Pela primeira vez, deverá fechar um mês na lista dos cinco modelos mais emplacados do segmento.

Isso porque o Nivus já abriu boa vantagem ante os dois carros que estão imediatamente atrás no ranking. Trata-se do Nissan Kicks e do Honda HR-V. Ambos já lideraram as vendas do segmento.

O HR-V foi o mais emplacado durante três após seu lançamento, em 2015. Depois, foi superado pelo Jeep Renegade, que ocupou a primeira posição até 2019. Em 2020, o Volkswagen T-Cross ultrapassou o rival.

Já o Kicks liderou as vendas mensais em algumas ocasiões. E, até a chegada do T-Cross e do Chevrolet Tracker, estava sempre na briga com o Creta pela vice-liderança de vendas.

De volta aos 21 primeiros dias de janeiro, o Nivus somou 2.346 emplacamentos, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Logo atrás do Volkswagen aparece o Kicks, na sexta posição, com 1.569 exemplares vendidos.

São quase 800 unidades de desvantagem para o Nivus e, restando seis dias úteis para o encerramento do mês, a missão de descontar essa diferente é bem complicada. O Kicks, aliás, sofre ameaça de perder a sexta posição. É que o sétimo colocado, HR-V, está bem próximo: tem 1.517 emplacamentos no período.

Os quatro SUVs compactos mais vendidos

Já a primeira posição do ranking de SUVs compactos de 1º a 21 de janeiro é do Jeep Renegade. O carro já somou 5.317 unidades vendidas. Na lista geral dos mais emplacados, aparece na terceira posição, atrás do líder Chevrolet Onix e da vice Fiat Strada.

O Renegade, a não ser que ocorra um emplacamento incomum na concorrência, como o de uma grande quantidade de exemplares venidos para frotistas, já garantiu o primeiro lugar. A vantagem é grande para o segundo colocado, Volkswagen T-Cross (3.902).

O terceiro SUV compacto mais vendido no período foi o Chevrolet Tracker, com 3.010 emplacamentos. O Creta aparece na quarta colocação, com 2.898 exemplares emplacados.