Topo

Primeira Classe

SUVs compactos: saiba quais têm o maior consumo de combustível

Colunista do UOL

09/11/2020 07h42

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na semana passada, publiquei aqui na coluna o ranking dos SUVs compactos com o menor consumo de combustível. Agora, chegou a vez de você saber quais são os carros mais gastões do segmento.

A metodologia foi a mesma usada para os mais econômicos. Em vez de fazer o ranking por média de consumo, algo que pode gerar distorções, separamos os carros em quatro categorias: etanol na cidade, etanol na estrada, gasolina em ciclo urbano e gasolina em rodovias.

Há modelos que aparecem em uma das listas, mas não nas outras. A maioria dos carros que entrou no ranking dos mais gastões tem motor 2.0, mas há exceções. Também apareceram na lista o Renegade 1.8 e o Duster 1.6.

Quando a rodagem é na cidade, o EcoSport liderou as duas listas dos menos econômicos. Porém, nem apareceu entre os que mais consomem na estrada, com gasolina. Confira o ranking, baseado em dados divulgados pelo Inmetro e pelas fabricantes dos veículos.

Etanol na cidade

Nesse ciclo, o SUV compacto com maior consumo de combustível do Brasil é o Ford EcoSport com motor 2.0 e câmbio automático. O modelo faz 6 km/l.

O segundo lugar ficou com o Renault Captur 2.0 automático, com 6,2 km/l. O Renegade 1.8, que só tem versões sem pedal de embreagem, é o terceiro colocado, com 6,4 km/l.

Etanol na estrada

Em ciclo rodoviário, temos outro primeiro colocado quando o tanque está com etanol. O posto é do Renault Captur 2.0, que faz 7,3 km/l. O segundo lugar fica com o Duster automático, que faz 7,8 km/l.

A terceira posição dessa categoria tem triplo empate. Com 8 km/l, aparecem o Renegade 1.8, o EcoSport 2.0 e o Captur 1.6.

Gasolina na cidade

Ford EcoSport Freestyle - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Imagem: Murilo Góes/UOL

De volta ao ciclo urbano, o EcoSport 2.0 aparece de novo na liderança da lista, com 8,5 km/l. O segundo lugar é do Captur 2.0, com 8,8 km/l.

O Renegade aparece na terceira posição, mas com consumo bem melhor que o dos dois primeiros. Ele faz 9,4 km/l.

Gasolina na estrada

Renault Captur Bose - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Imagem: Murilo Góes/UOL

Já nesta categoria, o Captur 2.0 volta a liderar o ranking da falta de economia, com a marca de 10,8 km/l.

O Renegade, com 11 km/l, aparece na segunda posiçao. O terceiro é o Duster automático, com 11,1 km/l.