Topo

Primeira Classe

Volkswagen Nivus fechará setembro no grupo dos SUVs mais vendidos do Brasil

VW Nivus  - Vitor Matsubara/UOL
VW Nivus Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Colunista do UOL

25/09/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Setembro será o primeiro mês cheio de vendas do mais novo SUV compacto do mercado, o Volkswagen Nivus. E o modelo vem se destacando dia a dia no ranking de vendas. Agora, já disputa uma vaga no clube dos cinco mais vendidos da categoria.

Até a última quarta-feira, dia 24, o Nivus aparecia na sexta posição do ranking de emplacamentos de veículos novos divulgado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Com isso, deixou para trás o HR-V.

O Honda, aliás, vem ficando para trás a cada lançamento. No início do ano, já perdeu sua posição para a nova geração do Chevrolet Tracker, outro que estreou com grande sucesso (leia mais abaixo).

A favor do Honda, está o fato de que o ex-líder praticamente não tem vendas diretas, diferentemente da maioria dos SUVs - que são impulsionados por suas versões PCD, algo que o HR-V não tem. Quando se descontam os emplacamentos gerados por meio de negócios fechados por vendas diretas, o HR-V lidera.

De volta ao Nivus, sua vantagem em relação ao Honda ainda é pequena. No período, foram vendidos 2.322 exemplares do VW, ante os 2.240 do HR-V. No entanto, o novato vem ganhando espaço dia a dia, e não está distante também do quinto colocado, Kicks.

Do Nissan, foram vendidos 2.530 exemplares no período. E, pela evolução do novo VW, é mais provável que alcance o Kicks do que seja ultrapassado pelo HR-V. O segundo caso só deverá ocorrer se a montadora alemã não tiver unidades do Nivus para entregar.

Tracker lidera; T-Cross cai para a quarta posição

Se o Nivus evolui, o T-Cross, que liderou as vendas gerais do mercado no mês de julho, cai. Ainda é cedo para dizer se essa queda está relacionada à chegada do segundo SUV compacto da linha Volkswagen.

Esse cenário ficará mais claro no encerramento do mês. Porém, uma perda de clientes do T-Cross para o Nivus não seria surpresa. Sempre que uma marca lança produtos que têm algumas versões com preços semelhantes, existe uma tendência de que esse fenômeno ocorra.

O SUV compacto que lidera as vendas neste mês de setembro, até o dia 24, é o Chevrolet Tracker. O modelo, que já chegou a ser líder mensal em alguns meses após o lançamento da nova geração, no primeiro semestre, volta agora à posição de honra.

No período, o Tracker somou 4.924 unidades emplacadas, e já abre uma boa vantagem ante o segundo colocado. Esse posto é ocupado pelo Jeep Renegade, com 4.144 exemplares vendidos.

Ele é seguido de perto pelo Hyundai Creta (3.909). O T-Cross, quarto colocado, registrou 3.588 emplacamentos no período.