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Primeira Classe

Como quarentena derrubou líderes e elevou coadjuvantes ao top 10 do ranking

Colunista do UOL

13/04/2020 04h00

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Observar as vendas diárias e o ranking de emplacamentos de veículos em tempos de quarentena vem sendo uma missão surpreendente. Limitação em serviços do Detran e concessionárias de portas fechadas criaram um cenário inédito.

Líderes perderam posições no ranking. Alguns despencaram. Já coadjuvantes, quando o assunto é a lista dos mais vendidos, estão assumindo condição de protagonistas neste mês de abril.

A maioria, no entanto, apresenta vendas muito abaixo do convencional. Caso do líder, que soma apenas 1.693 unidades vendidas de 1º a 9 de abril. Para se ter uma ideia, em janeiro, até agora único mês que não teve variáveis (como o Carnaval, que reduziu os dias úteis de fevereiro, e a quarentena, que prejudicou o desempenho de março), o carro mais vendido do Brasil somou 17.463 emplacamentos.

Em abril, a média diária de vendas do líder é de 241 unidades. Em janeiro, foi de 760 exemplares. Mas por que estou escrevendo "o líder", e não "o Chevrolet Onix"?

Porque é na liderança que está a principal surpresa do ranking de abril. Pela primeira vez em muitos anos, ela não é do Onix. O modelo mais vendido neste mês, até agora, é o Hyundai HB20. E com quase mil unidades de vantagem ante o segundo colocado, o modelo da Chevrolet.

O Onix soma 698 emplacamentos, ou 99 exemplares de média diária entre 1º e 9 de abril. Os dados de vendas são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

HB20 x Onix

Como pode o HB20, que vinha perdendo espaço em vendas desde a grande mudança que sofreu, no fim do ano passado, ser agora o líder? O público passou a aceitá-lo melhor? O Onix deixou de ser o queridinho do Brasil?

Nada disso. Os resultados de abril em nada têm a ver com aceitação do público, e dificilmente vão se repetir quando a quarentena acabar. O público não está comprando carros, pois as concessionárias estão fechadas. Há até aquelas que fazem atendimento à distância. Mas, ainda assim, o contexto leva o consumidor a ter cautela na hora de adquirir bens de alto valor, como os automóveis.

Os resultados de abril são fruto de um contexto que ninguém poderia imaginar em janeiro deste ano: a economia está parada. De acordo com a Hyundai, os emplacamentos do HB20, bons para o cenário, são resultado de vendas diretas, para frotas, fechadas ainda no período anterior à quarentena.

As entregas desses modelos, e seus emplacamentos, foram realizados agora. Por isso, a tendência é que nos próximos dias ocorra pouca variação nas vendas do HB20. Do dia 8 para o dia 9, por exemplo, os emplacamentos do modelo - e também os do Onix - ficaram praticamente iguais.

E o Chevrolet pode alcançar o Hyundai? No atual contexto, isso faz pouca diferença, e os resultados desse período não devem alterar os do fim do ano - já que os volumes agora são muito baixos. Mas o Onix pode retomar a liderança se também tiver contratos de vendas diretas já fechados, com entrega para este mês.

Outros destaques da quarententa

Como o HB20, a maioria dos modelos que está tendo resultados bem diferentes dos convencionais é impulsionada por fatores como entrega de encomendas de contratos de vendas diretas, ou ainda exemplares vendidos antes da quarentena começar. A situação atípica está gerando muitas surpresas, principalmente no segmento de SUVs compactos.

O Caoa Chery Tiggo 5X, que em janeiro foi apenas o 12º mais emplacado da categoria, ocupou de 1º a 9 de abril a terceiro posição. Até o dia 8, ele era o segundo colocado.

No período de 1º a 9 de abril, o líder não surpreende. É o Volkswagen T-Cross, com 174 emplacamentos. Da segunda posição em diante, porém, é ranking é pura surpresa. O segundo colocado é o Ford EcoSport, com 147 unidades vendidas, apenas uma a mais que os dois que dividem o terceiro lugar, Chevrolet Tracker e Tiggo 5X.

O Jeep Renegade despencou, e aparece atrás dos quatro modelos (T-Cross, EcoSport, Tracker e Tiggo 5X). Tem 135 exemplares emplacados. Em seguida, há o Nissan Kicks e o Hyundai Creta, respectivamente. O Honda HR-V, por sua vez, não ocupa espaço na lista dos 20 carros de passeio mais vendidos do Brasil.

Entre os SUVs, as vendas estão tão próximas - e pouco representativas - que inversões no ranking são esperadas dia a dia.

Já no segmento de sedãs compactos, o Onix Plus continua liderando, mas o segundo colocado é um carro que não tem grande destaque na categoria normalmente. Trata-se do Hyundai HB20S, que de 1º a 9 de abril superou o Ford Ka Sedan e o Volkswagen Virtus.

Já no ranking de picapes, que inclui pequenas e médias, a Strada não apareceu na liderança no período. E não foi para a Toro que perdeu sua posição. A primeira colocação ficou com a Toyota Hilux. Já a Chevrolet S10 se deu mal - perdeu sua posição para a Ford Ranger.