Topo

Primeira Classe

10 filmes sobre viagens de carro ou moto para te inspirar a fazer road trip

Colaboração para o UOL

28/02/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Da comédia ao suspense, os road movies, ou filmes sobre jornadas na estrada, têm opções para fãs de qualquer gênero. E são uma tradição antiga no cinema, pois a lista a seguir inclui clássicos e histórias mais contemporâneas.

Entre os suspenses, um ícone do universo dos road movies é "Encurralado", de 1971. Para quem gosta de comédias, "Debi & Loide" divertiu diversas plateias com uma viagem pelas estradas dos Estados Unidos feita por dois divertidos personagens.

Até Quentin Tarantino já se aventurou no universo dos road movies com "À prova de morte", filme de 2007. Mas são os dramas que dominam esse universo. O gênero é responsável pelas histórias mais emblemáticas, como "Diários de Motocicleta", "Pequena Miss Sunshine" e o clássico "Thelma & Louise".

Listei abaixo dez road movies de diversos gêneros que assisti e recomendo. E coloquei ainda um "bônus" que também merece atenção.

Thelma & Louise

Thelma e Louise - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Este talvez seja o maior clássico do gênero, por reunir diversos ingredientes que são garantia de sucesso em um road movie. Há belas estradas em regiões dos Estados Unidos que estão na lista de qualquer fã de road trips, com direito a belas tomadas no Grand Canyon. O carro é um clássico da indústria automobilística: um Ford Thunderbird 1966.

Some a isso temas importantes, como o feminismo, e uma surpreendente transformação nas personagens durante a jornada. Dirigido por Ridley Scott, "Thelma & Louise" é estrelado por Susan Sarandon, como Louise, e Geena Davis, como Thelma.

O filme também foi um dos primeiros a dar destaque a Brad Pitt. Lançado em 1991, venceu o Oscar de roteiro adaptado no ano seguinte, e teve indicações para o prêmio de melhores diretor e atriz (Susan Sarandon).

Diários de Motocicleta

Diários de Motocicleta - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A jornada sai dos cenários norte-americanos típicos dos road movies e traz a ambientação para a América do Sul, percorrendo países como Argentina, Chile e Peru. Assim como "Thelma & Louise", o longa de 2004 dirigido pelo brasileiro Walter Salles é sobre a transformação de Ernesto Che Guevara (Gael Garcia Bernal).

Tímido estudante de medicina, Guevara se transformaria em grande líder revolucionário da América Latina. "Diários de Motocicleta" é sobre a viagem de moto em que Guevara partiu junto com seu amigo Alberto Granado (Rodrigo de la Serna).

O que começou como uma farra entre amigos foi se transformando em uma grande reflexão social, que mudaria para sempre a vida do personagem.

Debi & Loide - Dois Idiotas em Apuros

Debi & Loide - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Este é para os fãs de comédia pastelão. Mas mesmo quem não curte muito o gênero vai rir das aventuras vividas por Debi (Jeff Bridges) e Lloyd (Jim Carrey), dois amigos nada espertos que cruzam os EUA em direção a Aspen, no Colorado.

O objetivo? Entregar uma maleta a uma cliente que Lloyd levou ao aeroporto, e pela qual se apaixonou platonicamente. No caminho, muitas confusões e o carro "vestido" de cachorro que é uma representação das personalidades dos personagens.

"Debi & Loide" é dirigido por Peter Farrely e foi lançado em 1995.

Encurralado

Encurralado - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Esse clássico de 1971 é, assim como "À Prova de Morte" (leia mais abaixo), um filme sobre perseguição na estrada. Mas as semelhanças param por aí.

Em "Encurralado", de Steven Spielberg, David Mann (Dennis Weaver) é perseguido por um caminhoneiro sem rosto enquanto viaja de carro pela Califórnia.

O longa tem forte análise psicológica do homem moderno e foi inspirado em fatos reais.

Aconteceu naquela noite

Aconteceu naquela noite - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Antes de ser Rhett Butler no filme que marcou a história do cinema mundial, "... E o Vento Levou", Clark Gable despertou suspiros em "Aconteceu Naquela Noite". O longa de 1934 dirigido por Frank Capra venceu nada menos do que cinco categorias no Oscar de 1935 (filme, direção, roteiro original, ator e atriz, para Claudette Colbert).

O filme conta a história de Ellie (Colbert), filha de um milionário que foge de casa. Ela aceita a ajuda de Peter Warne (Gable), um jornalista desempregado. Juntos, partem para uma viagem pelas estradas dos Estados Unidos.

Procura-se um amigo para o fim do mundo

Procura-se um amigo para o fim do mundo - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Entre tantas histórias sobre o fim dos tempos que já pintaram nas telonas, esta é sem dúvida a mais bela. Em vez da catástrofe, aqui o que está em foco é a amizade e o amor.

Vizinhos que nunca haviam se falado antes, o americano Dodge (Steve Carell) e a britânica Penny (Keira Knightley) vão juntos para a estrada às vésperas do fim do mundo. Ambos solitários, ele procura se reencontrar com a ex-esposa.

Ela, recém-separada do namorado, quer encontrar uma maneira de voltar à Inglaterra para rever sua família. Lançado em 2012, o longa é dirigido por Lorene Scafaria.

À prova de morte

A prova de morte - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Como em toda a obra de Tarantino, o realismo fantástico é um dos ingredientes de "À prova de morte", assim como os diálogos longos. Mas, por aqui, clássicos muscle car norte-americanos também ganham destaque.

O misógino psicopata Mike (Kurt Russell) é um dublê que persegue mulheres pelas estradas dos EUA. Na perseguição, usa seus carros à prova de morte.

O longa de 2007 chegou aos cinemas brasileiros em 2010, e é parte de um projeto realizado por Tarantino em parceria com Robert Rodriguez.

Pequena Miss Sunshine

Pequena Miss Sunshine - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A pequena Olive (Abigail Breslin) tem um sonho: participar de um concurso de beleza. E, por causa de diversos contratempos, sua família acaba partindo para uma jornada pelos EUA a bordo de uma velha Kombi, para que a garota consiga participar de um concurso mirim, o "Pequena Miss Sunshine".

A família inclui o patriarca Richard (Greg Kinnear), um empreendedor sem sucesso, e sua esposa Sheryl (Toni Collete), a personagem mais sensata na história. Há ainda o filho revoltado Dwayne (Paul Dano).

O personagem mais divertido é Edwin (Alan Arkin), pai de Richard e grande incentivador de Olive. Na Kombi ainda viaja o irmão depressivo de Sheryl, Frank (Steve Carell). Tentando chegar à Califórnia, o sexteto vai enfrentar contratempos e diversas situações de descoberta e transformação.

Embora seja um drama com momentos belíssimos, "Pequena Miss Sunshine" também é garantia de boas risadas. Pelo filme lançado em 2006, Alan Arkin venceu o Oscar de melhor ator coadjuvante. O longa ainda levou o prêmio de roteiro original.

Cartas para Julieta

Cartas para Julieta - Cartas Para Julieta (Divulgação) - Cartas Para Julieta (Divulgação)
Imagem: Cartas Para Julieta (Divulgação)

Considero a premissa do filme um tanto absurda, mas suas consequências são incríveis. Sophie (Amanda Seyfried), jovem que almeja ser jornalista, mas trabalha encontrando personagens para um grande jornal de Nova York, vê na figura da inglesa Claire (Vanessa Redgrave) a chance de escrever uma grande história.

Sophie acompanha Claire e seu neto em uma busca pelo amor da vida da personagem de Redgrave, perdido 50 anos antes. Saindo de Verona, partem rumo à Toscana, se hospedam nos arredores de Siena e rodam toda a região.

Os cenários típicos da Toscana, com construções medievais, estradas rodeadas por videiras e girassóis e o brilhante sol do verão italiano são presença frequente na belíssima fotografia. "Cartas para Julieta" (filme de 2010) é um romance água com açúcar que encanta pelas paisagens e desperta uma vontade imensa de conhecer a Toscana.

Foi após assistir o filme, aliás, que decidi fazer a minha viagem pela região. Confira aqui as dicas sobre minha "road trip" pela Toscana.

Paris pode esperar

Paris pode esperar - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Também na linha do romance água com açúcar, mas trazendo dúvidas e dilemas de um casal mais maduro em foco, "Paris pode esperar" explora o sul da França, em uma jornada entre Mônaco e Paris.

Entre os cenários há a região da Riviera Francesa e Lyon, uma das capitais mundiais da alta gastronomia. Além de explorar bastante a estrada, "Paris pode esperar" é também um contraste entre esteriótipos de americanos e franceses.

Enquanto a norte-americana Anne (Diane Lane) tem pressa para chegar a Paris, o francês Jacques (Arnaud Clement) apresenta a ela uma viagem lenta e de grande imersão, ajudando a valorizar as coisas que realmente importam na vida.

Dirigido por Eleanor Coppola, mãe de Sofia e esposa de Francis Ford, "Paris pode esperar" foi lançado em 2016 e é o mais "jovem" filme desta lista.

Bônus: Na Estrada

"Na Estrada" é um filme que listei como "bônus" porque ainda não o assisti. Mas o longa está em minha lista, por ser inspirado no cultuado romance "On the Road", de Jack Kerouac.

Conta a história de três jovens em uma jornada de descobrimento pelas estradas dos EUA e é baseado em uma experiência do próprio Kerouac. O elenco do filme de 2012 traz Sam Riley, Garrett Hedlund e Kristen Stewart nos papéis principais, e conta com participações de nomes de peso como Amy Adams, Kirsten Dunst e Viggo Mortensen, além da brasileira Alice Braga.

A direção é, mais uma vez, de Walter Salles, um fã de road movies. Além de "Na Estrada" e "Diários de Motocicleta", dirigiu também "Central do Brasil".