Topo

Primeira Classe

Spa sobre rodas: Mercedes tem carro de R$ 1,1 mi com massagem e exercícios

Mercedes AMG GT 63S 4Matic - Divulgação
Mercedes AMG GT 63S 4Matic Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL

19/02/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Imagine entrar em um carro depois de um dia estressante e ter um verdadeiro spa sobre rodas à sua disposição. Essa tecnologia, chamada de Energizing Comfort Control, está disponível, no Brasil, para donos de um dos mais exclusivos modelos da Mercedes-Benz, o AMG GT 63S 4Matic, de quatro portas, à venda por R$ 1.163.900.

O recurso atua reunindo diversas tecnologias disponíveis no carro, como o massageador do banco e o sistema de mudanças de cores da iluminação interna. Usa também o sistema de áudio e até fragrâncias para criar um ambiente que combine com o estado de espírito do motorista - ou melhore o seu humor e reduza o nível de estresse.

Controlado na central multimídia, o sistema oferece seis programas, à escolha do cliente. Ele pode relaxar ou, na direção oposta, entrar no clima antes de fazer exercícios físicos, por exemplo.

Energizing Comfort dá dicas de treino

Quando o motorista entra no carro antes de ir à academia, jogar tênis ou correr no parque, entre outras atividades, pode ativar o modo Training. Por meio da central de comando do carro, escolhe-se, na tela multimídia, o tipo de treino que se deseja praticar.

Um exemplo: estímulo aos músculos. O sistema responde com uma série de sugestões de treinos. Algumas podem até mesmo ser feitas dentro do carro.

Já o programa Vitality seleciona automaticamente músicas da própria playlist do motorista ou dono do veículo para colocá-lo no clima da malhação.

Hora de relaxar

Os outros quatro programas do Energizing Comfort têm foco no relaxamento. O Fresh é para ser usado, por exemplo, após um dia exaustivo de trabalho. Ele programa automaticamente o sistema de ar-condicionado para deixar o ar mais fresco, ajudando os ocupantes do esportivo de quatro portas a entrarem em um estado de relaxamento.

Para isso, também usa o sistema de iluminação interno com 64 cores, selecionando as que são mais adequadas para levar os ocupantes a um estado de serenidade. Fragrâncias também são utilizadas nesse modo do Energizing Comfort.

O programa Warmth é para dias frios. Automaticamente, ele aquece volante e bancos para um nível adequado, de acordo com a temperatura externa.

No Pleasure, músicas, fragrância e iluminação se unem a um programa de massagens nos bancos, com diversos modos. O sexto modo, o Well-Being, é uma extensão do anterior, por incluir aquecimento automático dos assentos.

Portas automáticas no AMG GT 63S 4Matic

Carro que a Mercedes-Benz escolheu para colocar a maior parte de suas tecnologias mais avançadas, o AMG GT 63S 4Matic tem um outro sistema que merece destaque. Suas portas têm um sistema elétrico que permite fechamento automático.

O motorista não precisa bater a porta. Ele apenas a encosta na coluna. Então, o sistema ficará responsável por finalizar o processo.