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Primeira Classe

O que já sabemos sobre novo SUV da Volkswagen que anda camuflado por SP

Colaboração para o UOL

22/01/2020 16h57

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O novo SUV da Volkswagen não está fazendo questão absoluta de se esconder. Mesmo com camuflagem, o Nivus já circula desinibido pela principal via da maior cidade do Brasil.

Dois exemplares do Nivus, com placa verde e alguns disfarces, foram flagrados pelo leitor Ricardo Teixeira na Marginal Tietê, em São Paulo. A cobertura na frente e atrás não escondeu as linhas de SUV cupê do carro, que vai estrear até o fim do primeiro semestre no Brasil .

O Nivus ficará posicionado entre o Polo e o SUV T-Cross. A VW promete mais espaço para o porta-malas, na comparação com o hatch. As dimensões, no entanto, ainda não foram divulgadas.

O carro não terá com o Polo a mesma relação que o CrossFox tinha com o Fox. A versão aventureira do antigo hatch usava e abusava da maquiagem off-road, mas nada mais era que um Fox com suspensão mais alta.

Já o Nivus terá design exclusivo, diferente não apenas do usado no hatch, mas também no T-Cross. Será um pouco mais baixo que esse SUV.

A plataforma é a versão da modular MQB usada no Polo, Virtus e T-Cross. O motor esperado é o 1.0 turbo que está nas versões de topo do hatch e do sedã e nas de entrada do SUV.

Design do Nivus foi desenvolvido no Brasil

O Nivus foi desenvolvido pela filial brasileira da Volkswagen. Será produzido em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. De lá, a montadora o exportará a outros países da América Latina.

A Europa comprou esse projeto. O SUV cupê também será produzido em Pamplona, na Espanha, para vendas no mercado europeu. A versão espanhola deverá ficar igual à brasileira.

O Nivus também promoverá, na linha nacional da Volkswagen, a estreia de uma nova central multimídia. Tela, interface e uso dos comandos serão diferentes dos utilizados nos modelos da gama atual da marca.

Rivais do Nivus

O Nivus reforçará a tendência de SUVs com dimensões inferiores às dos compactos. A Caoa Chery já vende um modelo desse tipo.

É o Tiggo 2, menor que o Tiggo 5X, o rival do T-Cross. Na linha Honda, há o WR-V, posicionado entre o Fit e o HR-V.

Ambos vendem menos que seus irmãos maiores - no caso do WR-V, bem menos.

O Nivus também pode brigar com clientes com SUVs compactos já consolidados no mercado, mas que são menos generosos no porta-malas que Creta, Kicks, HR-V e cia. Nesse grupo estão o Ford EcoSport e o líder do segmento em 2019, o Jeep Renegade.