Topo

Primeira Classe

Tesla e outros carrões: o que Brad Pitt e Joaquin Phoenix têm na garagem

Colaboração para o UOL

14/01/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Joaquin Phoenix e Brad Pitt são duas das principais estrelas da temporada de premiações do cinema. Respectivamente como ator e ator coadjuvante, eles foram contemplados com o Globo de Ouro, há pouco mais de uma semana, e com o Critics Choice Awards, no último domingo (13). Nesta segunda-feira (14), ambos foram indicados ao Oscar nas mesmas categorias.

Mas o que os astros têm, ou já tiveram, na garagem? Vamos começar por Brad Pitt, que é mais fã do mundo dos motores. E não só de carros. O ator coadjuvante premiado por "Era uma vez... em Hollywood", filme de Quentin de Tarantino, é um grande apreciador de motocicletas.

Pitt é um colecionador de modelos da marca italiana Ducati. Entre os que já estiveram e os que ainda estão na garagem do astro, há quase todas as motos feitas pela fabricante nos últimos tempos.

Ducati Desmosedici GP12 - Carlos Bazela/Infomoto - Carlos Bazela/Infomoto
Imagem: Carlos Bazela/Infomoto

Das Ducati, a mais impressionante da garagem de Pitt é a Desmosedici. A motocicleta é praticamente uma versão homologada para rodar nas ruas do modelo que a marca italiana usa na MotoGP.

A Desmosedici é uma moto de colecionadores e chegou às mãos de poucos felizardos. Brad Pitt é um deles. Outros destaques da garagem de duas rodas do astro são uma MV Agusta Brutale e uma Husqvarna Nuda 900R.

Os carros de Brad Pitt

Já quando o assunto é quatro rodas, a coleção de Brad Pitt impressiona menos. Ecologicamente engajado - ao menos quando o assunto é carro -, ele é dono de dois exemplares do Tesla Model S, um preto e um cinza.

Tesla Model S - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Em 2018, aliás, Pitt causou um acidente que envolveu outros dois carros com um de seus Model S. O carro é um sedã elétrico de alto desempenho. De acordo com informações da Tesla, acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,6 segundos e pode rodar 610 km a cada recarga das baterias.

Já a solução de Brad Pitt para levar a família é um SUV. Trata-se de um Audi Q7, comprado há pouco mais de um ano e meio. O modelo, que tem sete lugares (opcionalmente), divide plataforma com outros utilitários-esportivos do Grupo Volkswagen - como o celebrado Lamborghini Urus.

Audi Q7 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

No Brasil, o Q7 tem preço inicial de R$ 419.990. O SUV topo de linha da Audi pode trazer vários opcionais - entre eles, os dois lugares da terceira fileira, que têm rebatimento automático.

E quanto aos esportivos? Em 2015, Pitt ganhou um presente e tanto de sua então esposa Angelina Jolie um exemplar do Aston Martin Vanquish da série Carbon Edition.

3) Aston Martin Vanquish Volante Carbon Edition 2016 - US$ 320.695,00 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Esse modelo se diferencia dos demais Vanquish pelo amplo uso de fibra de carbono, que reduz seu peso e ajuda a melhorar o desempenho. O carro tem motor 6.0 V12 de 573 cv.

Embora nunca tenha vencido um Oscar por sua atuação, Brad Pitt agora soma dois Globo de Ouro como ator coadjuvante. Em 1996, ele foi contemplado por sua participação em "Os Doze Macacos".

Além disso, como produtor, recebeu o Oscar de melhor filme em 2014, com "12 Anos de Escravidão", e o Emmy no mesmo ano, por "The Normal Heart", filme da HBO.

Garagem de Phoenix também tem Tesla

Phoenix venceu o Globo de Ouro em 2006 por "Johnny e June". No Oscar, no entanto, viu sua companheira de cena Reese Whitherspoon levar o prêmio de melhor atriz. Já o ator foi apenas indicado por sua brilhante atuação como Johnny Cash.

Agora, Phoenix está mais próximo do prêmio graças ao aclamado filme "Coringa". A crítica especializada o considera uma aposta certa para ficar com a estatueta de melhor ator.

Quando o assunto é automóvel, Joaquin Phoenix é discreto. Porém, em outubro do ano passado, veio a tona que o ator dirige um modelo da Tesla. Isso porque, de acordo com o site norte-americano TMZ, ele colidiu seu carro contra um caminhão de bombeiros, em Los Angeles (EUA).

Ainda conforme o site, Phoenix assumiu a culpa e prestou socorro aos bombeiros que estavam no caminhão. O ator teve ferimentos leves. O TMZ não informou qual modelo da Tesla Phoenix possui.

Tesla Model S - Canaltech - Canaltech
Imagem: Canaltech

A Tesla, aliás, é hoje para as celebridades do cinema de Hollywood o que o Toyota Prius foi na década passada. Quase todo astro tem um modelo da marca - principalmente aqueles que querem comunicar uma imagem ecologicamente engajada.

O Estado da Califórnia, onde a maioria vive, é um dos locais com mais subsídios e infraestrutura para modelos elétricos no mundo.