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Startup cria sistema para bikes a fim de evitar compra de modelos roubados

Startup Semexe criou um mecanismo para evitar a compra de bikes roubadas - Divulgação/Semexe
Startup Semexe criou um mecanismo para evitar a compra de bikes roubadas Imagem: Divulgação/Semexe
Diego Salgado

Repórter do UOL desde 2015, com passagens por Estadão e Portal 2014. Ciclista há 20 anos na cidade de São Paulo, já pedalou por 10 países e atravessou sozinho a América do Sul e a Europa. A Oceania é o próximo desafio.

11/03/2021 15h24

Garantir a procedência de uma bicicleta e evitar a compra de modelos roubados. Foi com esses objetivos que uma startup paulista, ao lado de alguns parceiros, criou um certificado de registro para bikes. A ideia foi inspirada no mercado automotivo e inclui também uma etiqueta de identificação.

A Semexe, plataforma online de compra e venda de produtos, dessa forma, desenvolveu uma metodologia que prevê uma maior segurança nessas transações. Por meio dele, é possível obter uma bicicleta com documentação.

"Diferente do mercado de carros, em que há informações como o chassi, o Renavam e o Certificado de Registro do Veículo (CRV), no ciclismo isso ainda não acontece. E uma das grandes preocupações dos ciclistas ao comprar uma bike usada é não fomentar o roubo de bicicletas", explica Gabriel Novais, sócio-fundador da Semexe.

A documentação é preparada logo após a confirmação de compra de uma bicicleta no site da Semexe. No processo, o comprado obtém a comprovação da origem, além da garantia dos componentes e informações sobre todo histórico.

"Com tudo isso checado, o comprador recebe um certificado em seu nome, com os dados e informações referentes à bike criptografados e em um formato anti-adulteração e aceito internacionalmente", ressaltou Marco Sanches, fundador da Mosaico Marcações.

O laudo técnico também faz parte do processo. Nele, é colocado em prática a vistoria das bikes, tal qual acontece nos automóveis. Até mesmo as peças do modelo são avaliadas.

"Esse serviço dá muito mais segurança em uma transação pela internet e possibilita que o interessado conheça o real nível de desgaste da bicicleta que está comprando. Por meio do nosso sistema, um técnico vai ao encontro do vendedor, faz uma análise minuciosa de todos os detalhes de sua bike e gera um documento contendo itens que vão, por exemplo, da corrente a manoplas", explicou Rafael Tales, sócio da Bike123.

Semexe - Semexe - Semexe
Etiqueta de identificação e registro são parte do sistema que dá mais segurança aos ciclistas
Imagem: Semexe

Conheça mais detalhes da iniciativa

1) Certificação de propriedade: é um arquivo digital de registro de bicicletas. Nele são inseridos todos os dados do proprietário e as características de fábrica discriminadas da bike. Os processos de validação de origem lícita das bicicletas são realizados junto aos órgãos estaduais e outras plataformas. Bem como são feitas as verificações de procedência da Nota Fiscal Eletrônica, do (NF-e) e do Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e) junto à Receita Federal para analisar se todos os dados estão corretos.

Para as bicicletas compradas fora do Brasil, é analisado se o Invoice (nota fiscal americana) foi declarado na chegada no Brasil, além de outros documentos, como DARF, Guia de importação e E-DBV(declaração de bens de viagens).

Com isso, é criado o princípio de rastreabilidade plena do proprietário, do objeto e sua origem. O registro também é impresso em papel de segurança. O arquivo é definitivo da bicicleta, mas pode ser transferido de proprietário quando a bike é vendida.

2) Etiquetas de Identificação: são produzidas a partir da emissão do certificado de propriedade e permitem a rastreabilidade plena da bicicleta. Nelas, há a identificação e marcação de todas as peças da bike com um pequeno QR code void adesivo, onde estão os números de série da bike e número do registro digital na Mosaico Marcações.

3) Laudo técnico: o processo consiste na requisição de um laudo mecânico da bike, agendado e feito em domicílio. Nesse processo, um técnico realiza uma visita ao vendedor da bicicleta e verifica o estado de conservação dela e suas peças como, por exemplo: quadro, caixa de direção, rodas, pneus, freios e outros. O mecânico faz uma avaliação criteriosa dos principais componentes da bike, avalia em escala de 1 a 5 os componentes e gera um laudo digital, que é enviado para o comprador em até 24h.