PUBLICIDADE
Topo

Acidentes entre carros e ciclistas em SP caem 17% em 2020, aponta Infosiga

Ciclista utiliza ciclovia em São Paulo: números de acidente no estado está em tendência de queda - Rahel Patrasso/Xinhua
Ciclista utiliza ciclovia em São Paulo: números de acidente no estado está em tendência de queda Imagem: Rahel Patrasso/Xinhua
Diego Salgado

Repórter do UOL desde 2015, com passagens por Estadão e Portal 2014. Ciclista há 20 anos na cidade de São Paulo, já pedalou por 10 países e atravessou sozinho a América do Sul e a Europa. A Oceania é o próximo desafio.

22/09/2020 17h51

Os acidentes entre carros e ciclistas no estado de São Paulo caíram 17% nos primeiros oito meses de 2020, na comparação com o mesmo período do ano passado.

De acordo com dados do Infosiga SP, obtidos com exclusividade pela Coluna Pedala, o número passou de 2.464 para 2.034 entre janeiro e agosto. Os números foram divulgados no Dia Mundial sem Carro

A tendência é de queda também em relação aos acidentes entre carros e motociclistas e se repete entre carros e pedestres. No primeiro caso, a redução chegou a 14%, de 27.552 para 23.762. No segundo, atingiu 25%, de de 3.135 para 2.348.

O Infosiga, gerenciado pelo Detran-SP, publica mensalmente os dados de acidentes no estado de São Paulo. Apesar das reduções constantes, as ocorrências de trânsito ainda matam duas vezes mais do que os homicídios e são a principal causa externa de morte no estado.

"O Dia Mundial sem Carro é mais uma oportunidade de criarmos esse alerta e mostrarmos que, apesar da queda no número de acidentes, ainda há muitas vidas sendo perdidas. Investiremos cada vez mais em políticas públicas de conscientização e fiscalização, em busca da construção de uma cultura regida pelo respeito. Ele deve ser o principal condutor", afirmou o diretor-presidente do Detran.SP, Ernesto Mascellani Neto.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.