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Por que pedalar no Brasil é um ato de resistência?

Ciclista utiliza ciclovia em São Paulo: pedalar no Brasil é um ato de coragem - Rahel Patrasso/Xinhua
Ciclista utiliza ciclovia em São Paulo: pedalar no Brasil é um ato de coragem Imagem: Rahel Patrasso/Xinhua

12/03/2020 14h52

Antes de tudo, quero parabenizar os ciclistas que encaram o trânsito das grandes capitais brasileiras de peito aberto. Não é fácil colocar a bicicleta no asfalto. É, sobretudo, um ato de resistência.

Reproduzo duas situações ocorridas nesta semana, enquanto eu pedalava pela cidade de São Paulo. Mostra bem como é preciso resistir numa cidade que ainda precisa avançar muito em relação ao respeito no trânsito. Força aos ciclistas!

Dia 9 de março, período da noite
Ciclovia da Rua da Consolação:

Um carro bloqueia o caminho, mesmo com indicações no asfalto:

Eu: A senhora pode sair da ciclovia?

Ela: Antes de vocês aparecerem, já estávamos aqui.

Eu: Mas estamos aqui agora.

Ela: Você devia andar de carro.

Eu: Não, senhora, prefiro usar a bicicleta.

Ela resmunga, fecha o vidro na minha cara e segue parada na ciclovia, forçando a minha passagem pela via.


Dia 11 de março, período da tarde
Avenida Rebouças:

Pedalo na pista da direita. Um carro não respeita a distância de 1,5 metro e por pouco não encosta na bicicleta.

Eu: Você viu a fina que você tirou da bicicleta?

Ele: Sou ciclista também, não passou tão perto.

Eu: Então, você sabe que deve guardar uma distância de 1,5 metro, não é?

Ele: Bicicleta não pode andar no meio da rua.

Eu: Pode, consta no artigo 58 do Código de Trânsito Brasileiro

Sigo pedalando. Ele fica parado no congestionamento.