PUBLICIDADE
Topo

Contêiner da Bike Anjo é arrombado em SP, e 25 bicicletas são furtadas

Contêiner da Bike Anjo foi arrombado no Largo da Batata, em São Paulo, na madrugada deste domingo (16) - Acervo
Contêiner da Bike Anjo foi arrombado no Largo da Batata, em São Paulo, na madrugada deste domingo (16) Imagem: Acervo
Diego Salgado

Repórter do UOL desde 2015, com passagens por Estadão e Portal 2014. Ciclista há 20 anos na cidade de São Paulo, já pedalou por 10 países e atravessou sozinho a América do Sul e a Europa. A Oceania é o próximo desafio.

17/02/2020 04h00

O furto de 25 bicicletas e dezenas de ferramentas de um contêiner, num prejuízo avaliado em R$ 30 mil, abalou os voluntários da Bike Anjo, associação que ajuda gratuitamente pessoas a usarem a bicicleta nas cidades. O episódio aconteceu na madrugada de domingo (16), no Largo da Batata, na zona oeste de São Paulo.

O contêiner está localizado ao lado da Estação Faria Lima do metrô. Na manhã de ontem, integrantes da associação encontraram o baú aberto, sem as bicicletas da Bike Anjo. De acordo com a associação, foram furtadas 19 bicicletas dobráveis e seis bicicletas aro 24/26, além de todas as ferramentas, como chaves e bomba de ar.

A Bike Anjo alega que a estrutura montada para a realização do Carnaval no local pode ter dificultado a vigilância no local. O contêiner estava isolado por placas metálicas. A associação ainda frisa que tem autorização da subprefeitura de Pinheiros para ocupar o espaço.

Associação Bike Anjo ajuda pessoas a iniciar a prática do ciclismo nas cidades há quase dez anos -
Associação Bike Anjo ajuda pessoas a iniciar a prática do ciclismo nas cidades há quase dez anos

De acordo com a Bike Anjo, medidas legais cabíveis já foram tomadas. O grupo ainda fez um apelo para tentar encontrar as bicicletas e ferramentas furtadas - a lista das bikes está abaixo.

Vale ressaltar o belíssimo trabalho desempenhado pela Bike Anjo, que foi criada em 2011 em São Paulo e já foi expandida para centenas cidades brasileiras e dezenas de países (entre eles Equador, França, Estados Unidos, Austrália e Portugal). Em média, 200 cidadãos são atendidos por mês apenas na cidade de São Paulo.

Na plataforma da Bike Anjo, por exemplo, é possível encontrar ajuda para aprender e praticar ciclismo, além de recomendações de rotas nas cidades, acompanhamento no trânsito e outras dicas para começar a usar a bicicleta.

Lista das bicicletas furtadas

5 (cinco) Bicicletas Dobráveis Durban Aro 20 Preta 7 velocidades
6 (seis) Bicicletas Dobráveis Durban Aro 20 Branca
6 (seis) Bicicletas Dobráveis Durban Aro 20 Vermelha
2 (duas) Bicicletas Dobráveis Caloi Aro 20 Preta 7 velocidades
1 (uma) Bicicleta Aro 26 18 velocidades Verde e Rosa
1 (uma) Bicicleta Caloi Aro 26 21 velocidades Branca
1 (uma) Bicicleta Aro 26 21 velocidades Azul
1 (uma) Bicicleta Prince Aro 26 21 velocidades Vermelha/Branca
1 (uma) Bicicleta Caloi Aspen Aro 24 21 velocidades Vermelha/Azul
1 (uma) Bicicleta Caloi Aspen Aro 26 21 velocidades Vermelha/Cinza