Topo

Da cidade às estradas: a bicicleta como meio de transporte

11/12/2019 12h21

Foi na cidade de São Paulo que me tornei um ciclista. Coloquei para valer a minha bicicleta nas ruas e avenidas da maior metrópole do país em meados de 2001, dois anos depois de começar a pedalar no meu bairro, ainda de forma tímida.

Dezessete anos depois, descobri a possibilidade de pedalar pelo mundo afora. O cicloturismo me mostrou, então, que é possível migrar da cidade para a estrada, mesmo sem experiência. Foi desse jeito que idealizei um trajeto audacioso, de Rio Grande (RS) a Valparaíso, no Chile, finalizado com êxito, sozinho, entre setembro e outubro de 2018, após 27 dias.

A estrada, em seguida, devolveu-me à cidade, mais forte e com mais disposição. Hoje, cravo, não existe distância ou trajeto que me assuste. Toda essa experiencia adquirida nas últimas duas décadas serão compartilhadas a partir de hoje nesta coluna.

Aqui, trarei ainda informações relevantes sobre ciclismo de cidade e de estrada. Mobilidade urbana também será um tema recorrente, seja qual for o meio de transporte.

Bem-vindos!