Por que fixar cadeirinha infantil atrás do motorista pode elevar proteção

Ler resumo da notícia
Se você dirige e tem filho com até quatro anos, provavelmente já sabe as regras sobre o uso da cadeirinha infantil..
Mas já parou para pensar em qual lado do banco traseiro é mais seguro instalar o equipamento de segurança, quando o assento do meio não é uma opção (por falta de cinto de três pontos ou por ausência de ancoragem Isofix)? A resposta pode surpreender e salvar vidas.
A jornalista automotiva Cris Amaral explica em suas redes sociais por que o lado do motorista tende a ser mais seguro para o transporte de crianças na cadeirinha.
Estudos de neurociência e comportamento ao volante justificam a afirmação: em situações de estresse ao volante, o motorista reage por instinto de defesa e tende a evitar a colisão justamente no lado esquerdo do veículo, onde está posicionado.
Cadeirinha no centro do banco traseiro

A dica para instalação no banco traseiro, atrás do motorista, faz todo o sentido.
Contudo, a Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego) recomenda fixar o item na posição central do banco de trás - desde que alí haja cinto de três pontos ou ancoragem compatível com o sistema Isofix.
"Crianças transportadas no centro do banco traseiro têm até 24% menor risco de morte que aquelas transportadas nas posições laterais (...) Não havendo diferença significativa quanto ao risco entre o posicionamento da criança nos lados direito ou esquerdo deste banco", diz a diretriz médica da Abramet.
Ou seja, quando o centro não é viável, tanto o lado esquerdo quanto o direito do banco traseiro são aceitáveis do ponto de vista técnico. Porém, os estudos citados por especialistas em comportamento do motorista mostram que, na prática, o lado esquerdo oferece menor exposição ao erro humano durante a condução.
Outro ponto pouco discutido, mas muito relevante: em caso de assalto ou necessidade de fuga rápida, ter a cadeirinha instalada atrás do motorista permite que o condutor retire a criança com mais agilidade, sem dar a volta no carro, o que pode ser decisivo em situações de risco.
Por que a cadeirinha é tão importante
Segundo a Abramet, a resposta é simples: a cadeirinha infantil ou demais dispositivos obrigatórios para o transporte de crianças em veículos salvam vidas.
Em caso de colisão ou freada brusca, o corpo da criança, ainda em desenvolvimento, pode ser lançado com força, sofrer traumas graves ou até fatais. A cadeirinha, quando usada corretamente, reduz o risco de morte em até 71%, ao manter a criança firmemente protegida e distribuir o impacto pelo corpo.
Mais do que um item obrigatório por lei, a cadeirinha é uma barreira de proteção ativa, fundamental para preservar a integridade física dos pequenos passageiros. Para a Abramet, nenhuma outra medida isolada é tão eficaz para prevenir ferimentos em crianças no trânsito.





























Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.