Por que seu carro e celular podem ter a mesma marca muito em breve

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Nos últimos anos, empresas de tecnologia têm dado passos ousados na indústria automotiva, criando protótipos inovadores e estabelecendo parcerias estratégicas para reinventar a mobilidade.
A relação entre smartphones e carros pode, em breve, ultrapassar o campo dos acessórios tecnológicos, já que empresas tradicionalmente focadas em dispositivos eletrônicos começam a investir no desenvolvimento de carros elétricos, autônomos e conectados. O que parecia um futuro distante está rapidamente se tornando realidade.
Waymo (Alphabet/Google)

A Waymo, subsidiária da Alphabet (Google), está entre as líderes do desenvolvimento de veículos autônomos. Atualmente, opera uma frota de robotáxis autônomos em cidades como Phoenix, no Arizona, Los Angeles e São Francisco, na Califórnia, e Austin, no Texas, realizando centenas de milhares de viagens semanalmente.
A empresa utiliza modelos como o Jaguar I-Pace e o Chrysler Pacifica, equipados com sistemas avançados de IA, sensores e radares. Recentemente, a Waymo firmou parceria com a chinesa Zeekr para reduzir custos e aprimorar a adaptação dos veículos a diferentes condições climáticas.
Sony

A Sony, gigante do setor de eletrônicos e entretenimento, avança no mercado automotivo em parceria com a Honda. Os protótipos Vision-S01 e Vision-S02 são veículos elétricos equipados com dezenas de sensores para condução autônoma e sistemas de entretenimento integrados, destacando a fusão entre alta tecnologia e mobilidade.
Em 2022, Sony e Honda criaram a Sony Honda Mobility, com planos de lançar seus veículos elétricos em 2026. Trata-se do Afeela, um modelo com 45 câmeras que proporcionam o nível 3 de automação. O modelo custará entre 89 mil e 102 mil dólares. O objetivo é oferecer uma experiência de usuário conectada, aproveitando o know-how da Sony em dispositivos inteligentes.
Baidu

A Baidu, gigante chinesa de tecnologia, se destaca com sua plataforma Apollo, que oferece soluções de direção autônoma e conectividade inteligente. Em 2024, a Baidu lançou o Jiyue 07, um sedã elétrico com direção autônoma de nível 4 em determinadas condições.
Huawei

Conhecida por sua atuação em telecomunicações e dispositivos móveis, a Huawei investe fortemente na indústria automotiva. Sua plataforma HarmonyOS para carros permite integração fluida entre dispositivos móveis e veículos.
A empresa também trabalha com diversas montadoras para integrar tecnologias de 5G e inteligência artificial, focando em uma experiência de condução mais conectada e inteligente.
Amazon

A Amazon, embora não tenha um projeto de veículo próprio para o consumidor, está profundamente envolvida na revolução elétrica e autônoma por meio de sua parceria com a Rivian, montadora de picapes e SUVs elétricos da qual é sócia.
A gigante do e-commerce está desenvolvendo uma frota de veículos elétricos de entrega, com planos de ter 100 mil unidades operando até 2030. Além disso, a Amazon testa robôs autônomos para entregas diretas nas casas dos clientes.
E a Apple?

A Apple, que começou o Projeto Titan em 2014 para desenvolver um carro elétrico autônomo, acabou mudando seus rumos ao longo dos anos. Apesar de inicialmente buscar parcerias com a Volkswagen e até desenvolver um chip próprio para o projeto, a empresa anunciou, em fevereiro de 2024, o cancelamento da iniciativa, redirecionando seus recursos para outras áreas, como a inteligência artificial.
Esse movimento resultou na demissão de mais de 600 funcionários envolvidos diretamente na criação do veículo. Embora o projeto tenha sido cancelado, a Apple não abandonou sua visão de integrar a tecnologia ao setor automotivo. A empresa continua investindo em soluções para carros, especialmente em termos de conectividade e sistemas inteligentes.
Por que investir em automóveis
O interesse das empresas de tecnologia pelo setor automotivo reflete a busca por inovação, diferenciação e novas fontes de receita. A transição para veículos elétricos facilita a entrada dessas empresas, já que a construção de um carro elétrico é menos complexa do que a de um veículo a combustão. O desenvolvimento de sistemas de condução autônoma, inteligência artificial, conectividade e sensores, áreas dominadas pelas gigantes de tecnologia, torna-se o novo diferencial.
Além disso, essas empresas enxergam os carros elétricos como uma forma de se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, onde inovação e sustentabilidade são essenciais.
As montadoras tradicionais dominam a engenharia mecânica, mas as empresas de tecnologia lideram na criação de experiências de usuário integradas e inteligentes, aproveitando sua expertise em dispositivos móveis, IA e big data.
A integração de tecnologias de ponta e novos modelos de negócios, como mobilidade como serviço (MaaS) e robotáxis, abre oportunidades para empresas de tecnologia moldarem o futuro da mobilidade e desafiarem as definições tradicionais do que é ser uma montadora.
À medida que o mercado de carros elétricos, autônomos e conectados cresce, é cada vez mais plausível imaginar um futuro em que marcas como Sony, Huawei e Amazon, já presentes em nossos smartphones, também dominem as estradas.
A convergência entre dispositivos móveis e veículos tende a se intensificar, com empresas de tecnologia transformando a experiência de mobilidade e criando carros que são verdadeiros dispositivos conectados, integrando funções e serviços digitais. Não será surpresa se, em breve, seu carro e seu celular tiverem a mesma marca.
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