Até 160 dias de espera: o que explica a enorme fila para ter um Toyota

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Você já deve ter reparado que a nova versão do Corolla Cross, com uma grade diferente, parece ter 'invadido as ruas' no último mês. A procura pelo modelo tem sido tão alta que o prazo de entrega pode chegar a 160 dias. E não é o único carro da Toyota nessa situação. O sedã tem espera média de 60 dias, enquanto a Hilux pode não ter prazo definido, dependendo da versão e da localidade.
A Toyota confirmou a situação à nossa coluna e foi clara: "estamos com fila de espera e o motivo é apenas a alta demanda."
O modelo que puxa essa fila é o Corolla Cross, que vive seu melhor momento no Brasil. Só entre janeiro e abril de 2025 foram 19.242 unidades vendidas, um crescimento de 47,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Em abril, ele foi o quinto carro mais vendido do país e, em maio, já soma mais 4.874 unidades, antes mesmo do fechamento do mês.
Boa parte desse sucesso se deve à chegada da linha 2025, que trouxe melhorias bem recebidas pelo público. Agora, o SUV oferece freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold, painel digital de 12,3 polegadas e carregador por indução nas versões intermediárias e superiores. Além disso, a versão híbrida continua chamando atenção pelo consumo, com média de até 17,7 km/l na cidade com gasolina.
A Toyota também adotou estratégias comerciais agressivas, como o aumento das vendas diretas. Com preços que variam de R$ 179 mil a mais de R$ 220 mil (versão híbrida), um visual que agradou o público e a reputação da japonesa, o Corolla Cross se tornou o SUV médio mais temido do mercado, desbancando líderes históricos como o Jeep Compass.
Essa forte demanda, aliada à capacidade produtiva limitada da planta, que, inclusive, está em adaptação para a produção do novo Yaris Cross, explica as filas de espera que chegam a 160 dias para algumas versões.
Sedã mantém fôlego

Outro modelo que segue com demanda consistente é o Corolla sedã. Mesmo longe do brilho de outros tempos, o sedã médio da Toyota como líder de sua categoria, representando 57% das vendas. Entre janeiro e abril de 2025, foram 12 mil unidades vendidas, um avanço discreto em relação ao mesmo período do ano passado, quando o modelo somou 10,9 mil emplacamentos. O prazo médio de entrega gira em torno de 60 dias.
Um ingrediente aumenta a procura pelas duas opções de Corolla. Em maio de 2025, a Toyota do Brasil lançou sua campanha de vendas para o público PCD com isenção de IPI. As opções disponíveis incluem o Corolla sedã nas versões XEi, Altis Premium 2.0 e Altis Premium híbrida, além do Corolla Cross XRE 2.0. Destaque para a versão híbrida do sedã, com o maior desconto da linha: R$ 15.292,93 a menos. Já o SUV oferece redução de até R$ 14.899,34.

Já a Hilux, importada da Argentina, segue como líder da categoria com 14,1 mil unidades vendidas entre janeiro e abril, e mais 3.905 em maio, antes do fechamento do mês. Para a picape, o prazo de espera é considerado "indeterminado", mas fontes da coluna revelaram que, a depender da versão, pode chegar a seis meses.
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