F-150 Tremor: como é e quanto custa nova picape 'extrema' da Ford no Brasil

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A Ford ampliou a sua linha de picapes no Brasil e na Argentina conta com a opção Tremor, nomenclatura que designa versões com foco no off-road extremo.
O primeiro modelo a trazer essa preparação é a picape de grande porte F-150 Tremor, que em breve será acompanhada da compacta Maverick com mesma denominação.
Com visual mais agressivo, suspensões reforçadas e outras modificações, a versão mais extrema dos utilitários da marca do emblema oval azul aposta em uma proposta de aventura com controle, sem deixar de lado o conforto e a tecnologia.
Tivemos a oportunidade de testar a novidade nas paisagens hostis e deslumbrantes da Patagônia argentina, em Villa La Angostura, em uma trilha que envolveu um pouco de neve, pedras, lama e até travessia de rios.
Diferenças da Tremor para a Raptor

Enquanto a linha Raptor, representada no Brasil pela Ranger topo de linha investe na condução fora de estrada em alta velocidade, a família Tremor foca o off-road voltado para situações reais enfrentadas por quem vive o mundo 4x4.
Na F-150 Tremor, isso se traduz em:
Suspensão recalibrada com novos amortecedores monotubo, molas exclusivas e barra estabilizadora reforçada;
Rodas exclusivas de 18" com pneus all-terrain LT 275/70 R18;
Maior vão livre (27,7 cm) e capacidade de imersão de 60 cm;
Ângulos otimizados para obstáculos: 28° de ataque e 24,1° de saída;
Subchassi adaptado e eixos com articulação otimizada para trilhas técnicas.
Segundo a própria Ford, o grande desafio ao projetar a Tremor foi unir bom desempenho e estabilidade em estrada com eficiência na absorção de impactos no fora de estrada, algo raro no segmento.
Mas essa difícil equação foi resolvida, como se comprovou no test-drive: mesmo em ritmo de cruzeiro no asfalto, a picape se mantém estável, com direção firme e comportamento previsível. Um conjunto que inspira a percorrer longas distâncias.
Tecnologia a serviço da trilha

Um dos destaques do test-drive foi o novo piloto automático off-road com função One Pedal Drive. Na prática, ele permite que o carro decida que tecnologia usar e a velocidade adequada para cruzar o obstáculo. Também é possível controlar aceleração e frenagem apenas com o pedal do acelerado, uma solução pensada para subidas escorregadias, onde uma freada brusca pode significar perda de tração.
A F-150 Tremor traz ainda:
Trail Control, uma espécie de cruise control para off-road;
Trail Turn Assist, assistência de curva, que aplica freio seletivo para reduzir o raio de giro;
Modo de condução Rock Crawl, exclusivo da versão, ideal para trechos com rochas ou desníveis;
Câmeras 360° com visualização off-road, que ajudam a ver onde o pé não alcança.
Outro ponto alto é o sistema Pro Power Onboard, com tomadas na caçamba que transformam a picape em gerador portátil de até 2.000 W, útil para acampamentos ou quem trabalha longe da tomada mais próxima.
Muito desempenho

Sob o capô, a força vem do conhecido 5.0 V8 Coyote, que entrega 405 cv e 56,6 kgfm de torque, gerenciados por uma caixa automática de dez marchas e tração 4x4 com reduzida. A transmissão pode ser ajustada por sete modos de condução, Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Off-Road, Rock Crawl (para pedras) e Rebocar/transportar.
Mesmo em terrenos cobertos por gelo e lama, o sistema de tração atua de forma transparente, e o chassi reforçado oferece segurança mesmo nos trechos mais técnicos.
Segurança reforçada
Mesmo sendo voltada para uso fora de estrada, a F-150 Tremor não abre mão de um pacote completo de segurança, que a aproxima, inclusive, de SUVs de luxo em termos de tecnologia embarcada.
Dentre os principais recursos de segurança ativa estão a frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, controle de cruzeiro adaptativo com função stop & go, assistente de permanência em faixa com correção ativa da direção, monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado e câmeras 360° com sensores específicos para off-road.
Já no campo da segurança passiva, a estrutura da picape inclui oito airbags, com proteção para todas as fileiras, chassi construído com aços de ultra-alta resistência, reforços estruturais adicionais e sistema Isofix para cadeirinhas infantis.
Preço e concorrência
A F-150 Tremor chega ao mercado brasileiro com preço sugerido de R$ 580 mil, posicionando-se acima da Lariat (R$ 560 mil).
Concorrentes diretos da F-150 Tremor:
Ram 1500 Laramie (R$ 584.990): tem motor Hurricane 3.0 de 426 cv e visual robusto, mas perde em tecnologia embarcada e versatilidade off-road.
Chevrolet Silverado High Country (R$ 573.590): oferece conforto, mas perde na potência (360 cv) e não tem versões específicas para off-road técnico como a Tremor.
No comparativo apresentado pela Ford, a Tremor se destaca pela maior capacidade de imersão, recursos de assistência em trilhas e sistema de câmeras mais avançado, além do diferencial tomada na caçamba, inexistente nos rivais.
Público-alvo
A Ford F-150 Tremor é, em essência, um veículo para quem leva o off-road a sério, seja para o lazer, seja para o trabalho em terrenos inóspitos. Sua robustez não é apenas estética: ela é sentida no volante, na suspensão, no controle de descidas, na ausência de trancos em subidas traiçoeiras.
Claro, seu tamanho e o consumo do V8 não fazem dela uma escolha racional para o dia a dia urbano brasileiro. Mas essa não é a proposta aqui. E dentro do seu nicho, é difícil encontrar erros. Afinal, não é por acaso que a F-150 é líder de vendas nos Estados Unidos há 43 anos consecutivos.
Com a chegada da Tremor, a Ford oferece agora uma picape com pegada bruta, mas com cérebro eletrônico. Um equilíbrio raro, e muito bem-vindo.
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