Paula Gama

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ReportagemCarros

100 km/h na Marginal: superpatinete viraliza com acelerada ilegal em SP

Um vídeo que mostra um homem pilotando patinete elétrica a 100 km/h na Marginal Pinheiros, em São Paulo, viralizou nas redes sociais nos últimos dias. A cena, registrada durante o noite em uma das principais vias da capital, impressiona pela velocidade do veículo e pela ousadia do condutor, que o acompanha o fluxo de carros em alta velocidade.

O autor da publicação é Matheus Rayk, técnico especializado em veículos elétricos e conhecido nas redes por testar e modificar patinetes de alto desempenho. Ele também participa de competições de velocidade com patinetes, um nicho que vem ganhando espaço no Brasil. Rayk costuma publicar conteúdos mostrando o potencial de modelos esportivos - e desta vez, não foi diferente.

A patinete em questão é uma Dualtron Thunder 3, uma dos mais potentes do mercado mundial. Fabricada pela sul-coreana Minimotors, é equipada com dois motores que totalizam 11.000W de potência máxima. Com uma bateria de 72V e 40Ah, pode atingir velocidades superiores a 100 km/h e oferece autonomia para até 170 km, dependendo das condições de uso.

Longe dos modelos básicos disponíveis para aluguel nas cidades brasileiras, o Thunder 3 é voltado para uso esportivo ou off-road. Ele conta com suspensão hidráulica, freios de quatro pistões, pneus largos e um display digital com conectividade via aplicativo e custa em torno de R$ 35 mil. Seu peso e construção robusta o colocam em uma categoria muito diferente da micromobilidade urbana tradicional.

A coluna tentou contato com Matheus Rayk, mas não obteve retorno até a publicação da reportagem.

'Superpatinete' é permitida em SP?

Apesar de impressionante, o vídeo também levantou preocupações entre especialistas em trânsito e usuários das redes, principalmente pelo fato de a patinete estar circulando em uma via expressa. A Marginal Pinheiros não é liberada para esse tipo de veículo, independentemente da potência. O Código de Trânsito Brasileiro e as normas municipais de São Paulo impõem regras claras para esse tipo de deslocamento.

Na capital paulista, as patinetes elétricas estão limitadas a 20 km/h e devem circular apenas em ciclovias, ciclofaixas e vias com limite de até 40 km/h. Desde o retorno das operações de aluguel em 2024, a prefeitura reforçou a obrigatoriedade do uso de capacete e proibiu o uso em calçadas. Além disso, só é permitido para maiores de 18 anos e não pode transportar passageiros ou cargas.

Modelos como o Dualtron Thunder 3 ultrapassam os parâmetros técnicos de uma patinete urbana e podem ser enquadrados como ciclomotores, o que exigiria emplacamento, habilitação (ACC ou categoria A) e equipamentos de segurança específicos. Circular com um veículo desse tipo em vias públicas sem esses requisitos pode resultar em multa, apreensão e outras penalidades.

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O vídeo impressiona, sem dúvida. Mas também escancara um limite: esse tipo de patinete não foi feito para andar no meio do trânsito urbano. O Dualtron Thunder 3 é praticamente uma moto elétrica disfarçada, porém sem documentação para emplacamento - e pilotar a 100 km/h no asfalto irregular da Marginal é, no mínimo, ousado.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

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