Preço médio de carro 0 km sobe menos que inflação, mas há exceções; confira

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Entre outubro de 2024 e abril de 2025, o IPCA - índice oficial da inflação - acumulou alta de 3,55%.
No mesmo período, segundo análise da Mobiauto, o preço médio dos automóveis zero-quilômetro subiu apenas 2,2%.
À primeira vista, uma boa notícia. Mas, na prática, o cenário não é tão equilibrado assim.
Enquanto muitos modelos permaneceram praticamente estagnados, outros dispararam até R$ 33 mil, mesmo sem grandes mudanças, dentre modelos destacados por esta reportagem.
Confira os nove carros com maior variação de preço no período, segundo a Mobiauto:
Fiat Toro Freedom 1.3 turbo flex (+20,06%)

Preço em Out/24: R$ 161.990
Preço em Abr/25: R$ 194.990
Peugeot 208 Active 1.0 flex (+19,48%)

Preço em Out/24: R$ 76.990
Preço em Abr/25: R$ 91.990
Peugeot 208 Style 1.0 flex (+16,86%)

Preço em Out/24: R$ 88.990
Preço em Abr/25: R$ 103.990
Fiat Toro Volcano 1.3 turbo flex (+16,29%)

Preço em Out/24: R$ 177.990
Preço em Abr/25: R$ 206.990
Range Rover Autobiography turbodiesel MHEV (+15,55%)

Preço em Out/24: R$ 1.380.720
Preço em Abr/25: R$ 1.595.470
Peugeot 208 Allure 1.0 turbo flex (+15,15%)

Preço em Out/24: R$ 98.990
Preço em Abr/25: R$ 113.990
Range Rover SV 3.0 turbodiesel MHEV (+15,01%)

Preço em Out/24: R$ 1.672.984
Preço em Abr/25: R$ 1.924.170
Toyota Yaris XL Sedan 1.5 flex (+13,87%)

Preço em Out/24: R$ 99.490
Preço em Abr/25: R$ 113.290
Peugeot 2008 Allure 1.0 turbo flex (+13,70%)

Preço em Out/24: R$ 134.990
Preço em Abr/25: R$ 153.490
Preço de tabela nem sempre é o cobrado
Mesmo com esses aumentos expressivos, vale lembrar: os valores acima são os preços de tabela, ou seja, os divulgados oficialmente pelas montadoras.
Na prática, a maior parte dos carros não é vendida por esse valor. Por isso, não acredite que você é um "bom negociador" só porque você conseguiu um bom desconto em uma concessionária, isso é previsível.
Concessionárias seguem cartas comerciais, que mudam a cada mês e estabelecem descontos, bonificações e condições especiais. Além disso, os preços podem variar conforme a região, estoque e até a presença de carro usado na troca.
Por isso, o valor final pago pelo consumidor costuma ser inferior ao anunciado oficialmente - e muda bastante entre cidades e concessionárias.
* Fotos podem não corresponder às versões citadas
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