Paula Gama

Paula Gama

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemCarros

'Assaltante da Mercedes' usa carro de luxo para roubar celular de pedestres

Um caso inusitado chamou atenção na capital baiana: Flávio Lima Portela, de 39 anos, foi preso por realizar uma série de roubos de celulares em bairro nobre de Salvador (BA) utilizando um Mercedes-Benz C200 azul, avaliado em cerca de R$ 150 mil. O veículo, pertencente ao próprio suspeito, era usado para surpreender as vítimas, todas pedestres, que não imaginavam ser abordadas por assaltantes em um carro de luxo.

Os crimes ocorreram entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025 e foram realizados por Flávio e quatro comparsas. Enquanto ele dirigia o Mercedes-Benz, um dos cúmplices descia armado para abordar as vítimas e retornava ao carro com os objetos roubados. De acordo com a Polícia Civil, as vítimas relataram surpresa ao serem assaltadas por alguém em um carro de luxo, por isso, se tornavam ainda mais vulneráveis.

Após monitoramento do veículo, Flávio foi localizado e teve o mandado de prisão temporária cumprido. Ele confessou que cometia os roubos para sustentar seu vício em drogas, embora sua condição financeira não justificasse tal prática.

"As investigações seguem para identificar e localizar todos os envolvidos. Estamos trabalhando para recuperar os celulares subtraídos e apreender a arma utilizada nos assaltos", ressaltou a delegada Maritta Souza.

Histórico criminal

Flávio já era conhecido pela polícia e possui uma extensa ficha criminal. Ele acumula passagens por tráfico de drogas, violência doméstica e descumprimento de medida protetiva. Em 2013, foi preso quando transportava maconha prensada e cerca de R$ 4.000 em dinheiro. Em 2023, ele foi acusado de roubo e de bater em sua ex-companheira.

Além disso, há registros de um caso semelhante em que Flávio teria oferecido carona a uma vítima conhecida, levando-a para outro local e cometido um roubo sob ameaça. A suspeita da Polícia é que todos os crimes tenham sido cometidos para financiar o vício em drogas.

Viciado em cocaína e crack

UOL Carros tentou contato com a defesa de Flávio, mas não teve sucesso até o fechamento desta reportagem. Em uma audiência de custódia, realizada na última sexta-feira, o juiz negou o pedido de substituição da prisão preventiva por monitoramento eletrônico, sob a alegação de que o suspeito seria "portador de síndrome de dependência ao uso de cocaína, transtorno mental e comportamental devido ao uso de substância psicoativa, não especificado e transtorno de ansiedade generalizada e transtorno de hiperatividade e déficit de atenção".

Continua após a publicidade

Ao Correio da Bahia, o advogado David Mendez afirmou que, de fato, o principal argumento é que o cliente é " viciado em cocaína e crack".

"Ele possui transtornos de saúde mental, psiquiátricos, comprovados e histórico de internações pregressas (por toxicomania). Pegar uma Mercedes, um modelo único aqui, para roubar e trocar por crack? É lamentável. A família dele vive um drama", declarou ao jornal.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.